Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Livia Carvalho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7284
Resumo: This dissertation takes the integrative synthesis of research as an object of study that use the Sociology of the Childhood and/or the Studies with the Daily Life as an epistemological and theoretical-methodological reference for the intervention of the Physical Education with Early Childhood Education. These referential systems, in the analyzed inquiries, seek to understand the children as “subject of law”, followers of the daily life, producers of culture and protagonists in the processes of teachinglearning undertaken by the school. The main objective is to analyze these inquiries in a broader interpretative framework, formulating integrative synthesis that enable building a pedagogic perspective for intervention of the Physical Education with the Early Childhood Education. For this, it adopts the Metasynthesis Qualitative (MQ) as methodological assumption.
id UFES_a96ea0c8632bc121522e952cb18b02c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7284
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Mello, André da SilvaAssis, Livia Carvalho deFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dosNoffs, Neide de Aquino2018-08-01T21:36:33Z2018-08-012018-08-01T21:36:33Z2015-05-29This dissertation takes the integrative synthesis of research as an object of study that use the Sociology of the Childhood and/or the Studies with the Daily Life as an epistemological and theoretical-methodological reference for the intervention of the Physical Education with Early Childhood Education. These referential systems, in the analyzed inquiries, seek to understand the children as “subject of law”, followers of the daily life, producers of culture and protagonists in the processes of teachinglearning undertaken by the school. The main objective is to analyze these inquiries in a broader interpretative framework, formulating integrative synthesis that enable building a pedagogic perspective for intervention of the Physical Education with the Early Childhood Education. For this, it adopts the Metasynthesis Qualitative (MQ) as methodological assumption.Esta dissertação tem por objeto de estudo a síntese integradora de pesquisas que utilizam a Sociologia da Infância e/ou os Estudos com o Cotidiano como referenciais epistemológico e teórico-metodológico para a intervenção da Educação Física com a educação infantil. Esses referenciais, nas pesquisas analisadas, buscam compreender as crianças como sujeito de direitos, praticantes do cotidiano, produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela escola. O objetivo central é analisar essas pesquisas em um quadro interpretativo mais amplo, formulando sínteses integradoras que possibilitem construir uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a educação infantil. Para tanto, adota a Metassíntese Qualitativa (MQ) como pressuposto metodológico. A MQ busca fortalecer o papel dos estudos qualitativos, ampliando as traduções interpretativas dos textos analisados. Utiliza como fonte treze estudos publicados em forma de tese, dissertação, artigo e capítulo de livro que dialogam com a Sociologia da Infância e/ou com os Estudos com o Cotidiano. Adota a Análise de Conteúdo no processo de interpretação dos dados abordados nas dimensões contextual e temática. Em relação à dimensão contextual, realiza análises bibliométricas dos textos. Quanto à dimensão temática, estabelece quatro eixos de reflexão: concepção de criança, conteúdo de ensino, metodologia e avaliação. Com base na interpretação desses eixos, propõe uma síntese integradora para a constituição de uma perspectiva pedagógica não sistematizada para a intervenção da Educação Física com a educação infantil, que considera a centralidade das crianças nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por essa área do conhecimento.TextASSIS, Livia Carvalho de. Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/7284porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosSociology of the ChildhoodStudies with the Daily LifeMetasynthesisPhysical EducationEarly Childhood EducationSociologia da InfânciaEstudos com o CotidianoMetassínteseEducação InfantilInfância - Aspectos sociológicosEducação físicaEducação de criançasEducação Física796Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_8909_Dissertação Livia Carvalho de Assis (1).pdfapplication/pdf1604065http://repositorio.ufes.br/bitstreams/69bfd67b-2af0-4d11-bac8-5de2d537f6aa/download108a6bc4d0e32ef63a1efcd213947346MD5110/72842024-07-16 19:11:21.53oai:repositorio.ufes.br:10/7284http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:59:37.919863Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
title Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
spellingShingle Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
Assis, Livia Carvalho de
Sociology of the Childhood
Studies with the Daily Life
Metasynthesis
Physical Education
Early Childhood Education
Sociologia da Infância
Estudos com o Cotidiano
Metassíntese
Educação Infantil
Educação Física
Infância - Aspectos sociológicos
Educação física
Educação de crianças
796
title_short Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
title_full Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
title_fullStr Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
title_full_unstemmed Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
title_sort Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil
author Assis, Livia Carvalho de
author_facet Assis, Livia Carvalho de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, André da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Livia Carvalho de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira Neto, Amarílio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Wagner dos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Noffs, Neide de Aquino
contributor_str_mv Mello, André da Silva
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
Noffs, Neide de Aquino
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology of the Childhood
Studies with the Daily Life
Metasynthesis
Physical Education
Early Childhood Education
topic Sociology of the Childhood
Studies with the Daily Life
Metasynthesis
Physical Education
Early Childhood Education
Sociologia da Infância
Estudos com o Cotidiano
Metassíntese
Educação Infantil
Educação Física
Infância - Aspectos sociológicos
Educação física
Educação de crianças
796
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da Infância
Estudos com o Cotidiano
Metassíntese
Educação Infantil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Infância - Aspectos sociológicos
Educação física
Educação de crianças
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 796
description This dissertation takes the integrative synthesis of research as an object of study that use the Sociology of the Childhood and/or the Studies with the Daily Life as an epistemological and theoretical-methodological reference for the intervention of the Physical Education with Early Childhood Education. These referential systems, in the analyzed inquiries, seek to understand the children as “subject of law”, followers of the daily life, producers of culture and protagonists in the processes of teachinglearning undertaken by the school. The main objective is to analyze these inquiries in a broader interpretative framework, formulating integrative synthesis that enable building a pedagogic perspective for intervention of the Physical Education with the Early Childhood Education. For this, it adopts the Metasynthesis Qualitative (MQ) as methodological assumption.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T21:36:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T21:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSIS, Livia Carvalho de. Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7284
identifier_str_mv ASSIS, Livia Carvalho de. Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/69bfd67b-2af0-4d11-bac8-5de2d537f6aa/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 108a6bc4d0e32ef63a1efcd213947346
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022557906927616