Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114 |
Resumo: | Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals |
id |
UFES_ab8945a906031af7d777b167b2105045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/6114 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Chicon, José FranciscoMendes, Katiuscia Aparecida Moreira de OliveiraFonte, Sandra Soares DellaVictor, Sonia Lopes2016-12-23T14:02:13Z2011-03-172016-12-23T14:02:13Z2010-08-20Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposalsConsiderando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTextMendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosInclusionPhysical EducationDaily life and not school daily lifeInclusãoEducação FísicaCotidiano e não cotidiano escolarInclusão em educaçãoEducação Física796Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorORIGINALpretextuais - katiuscia.pdfapplication/pdf309391http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e210501d-ffef-46bf-8b36-e09b9e53e790/downloadcd0977489cad0b916ac6491ab33c71b2MD51Texto.pdfTexto.pdfapplication/pdf1129919http://repositorio.ufes.br/bitstreams/8f58d094-7b11-4133-ae7c-05059f2c2cba/downloadbf309849afdb6c07be292ef947fd249cMD5310/61142024-07-16 19:11:30.68oai:repositorio.ufes.br:10/6114http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:56:49.267227Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
title |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
spellingShingle |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira Inclusion Physical Education Daily life and not school daily life Inclusão Educação Física Cotidiano e não cotidiano escolar Educação Física Inclusão em educação 796 |
title_short |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
title_full |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
title_fullStr |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
title_full_unstemmed |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
title_sort |
Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos |
author |
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira |
author_facet |
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chicon, José Francisco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fonte, Sandra Soares Della |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Victor, Sonia Lopes |
contributor_str_mv |
Chicon, José Francisco Fonte, Sandra Soares Della Victor, Sonia Lopes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Physical Education Daily life and not school daily life |
topic |
Inclusion Physical Education Daily life and not school daily life Inclusão Educação Física Cotidiano e não cotidiano escolar Educação Física Inclusão em educação 796 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação Física Cotidiano e não cotidiano escolar |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação Física |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Inclusão em educação |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
796 |
description |
Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-17 2016-12-23T14:02:13Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-23T14:02:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114 |
identifier_str_mv |
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e210501d-ffef-46bf-8b36-e09b9e53e790/download http://repositorio.ufes.br/bitstreams/8f58d094-7b11-4133-ae7c-05059f2c2cba/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd0977489cad0b916ac6491ab33c71b2 bf309849afdb6c07be292ef947fd249c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022537928409088 |