Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
Resumo: Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals
id UFES_ab8945a906031af7d777b167b2105045
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/6114
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Chicon, José FranciscoMendes, Katiuscia Aparecida Moreira de OliveiraFonte, Sandra Soares DellaVictor, Sonia Lopes2016-12-23T14:02:13Z2011-03-172016-12-23T14:02:13Z2010-08-20Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposalsConsiderando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTextMendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosInclusionPhysical EducationDaily life and not school daily lifeInclusãoEducação FísicaCotidiano e não cotidiano escolarInclusão em educaçãoEducação Física796Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorORIGINALpretextuais - katiuscia.pdfapplication/pdf309391http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e210501d-ffef-46bf-8b36-e09b9e53e790/downloadcd0977489cad0b916ac6491ab33c71b2MD51Texto.pdfTexto.pdfapplication/pdf1129919http://repositorio.ufes.br/bitstreams/8f58d094-7b11-4133-ae7c-05059f2c2cba/downloadbf309849afdb6c07be292ef947fd249cMD5310/61142024-07-16 19:11:30.68oai:repositorio.ufes.br:10/6114http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:56:49.267227Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
title Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
spellingShingle Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
Inclusion
Physical Education
Daily life and not school daily life
Inclusão
Educação Física
Cotidiano e não cotidiano escolar
Educação Física
Inclusão em educação
796
title_short Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
title_full Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
title_fullStr Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
title_full_unstemmed Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
title_sort Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos
author Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
author_facet Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chicon, José Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fonte, Sandra Soares Della
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Victor, Sonia Lopes
contributor_str_mv Chicon, José Francisco
Fonte, Sandra Soares Della
Victor, Sonia Lopes
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Physical Education
Daily life and not school daily life
topic Inclusion
Physical Education
Daily life and not school daily life
Inclusão
Educação Física
Cotidiano e não cotidiano escolar
Educação Física
Inclusão em educação
796
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação Física
Cotidiano e não cotidiano escolar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Inclusão em educação
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 796
description Taking into consideration the lack of specific studies in the area of scholastic Physical Education and the inclusion of students with special educational needs at regular schools, the research aims at analyzing the process of inclusion of students with special educational needs in different space-time of the school, emphasizing Physical Education. It was chosen a research in the historical-cultural perspective, with a qualitative approach, characterized with a study case with ethnographical inspiration. There were observations, totalizing 112 hours, in a sixth grade group of a municipal elementary school in the district of Vitória, state of Espírito Santo. The empirical data permitted to analyze two distinct cases: a) a boy with low sight who had some access to knowledge (scientific, art, among others) through school and the school experience enabled him to pass through barriers; b) a boy with Down syndrome who occupied his time with school activities only, and his academic success was endangered by the lack of pedagogical proposals
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-20
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-17
2016-12-23T14:02:13Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-23T14:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
identifier_str_mv Mendes, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola : aspectos cotidianos e não cotidianos. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/6114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/e210501d-ffef-46bf-8b36-e09b9e53e790/download
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/8f58d094-7b11-4133-ae7c-05059f2c2cba/download
bitstream.checksum.fl_str_mv cd0977489cad0b916ac6491ab33c71b2
bf309849afdb6c07be292ef947fd249c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022537928409088