Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/8381 |
Resumo: | A questão ambiental é fundamental para a sociedade, pois o planeta e seus habitantes dependem da relação estabelecida com a natureza. A origem da Educação Ambiental está nos movimentos Ecológicos que contestavam a sociedade capitalista industrial de consumo na década de 1960. Assim como a Educação Ambiental, a Educação do Campo surge dos movimentos sociais, da mobilização da sociedade civil contra um modelo econômico excludente e degradador. No bojo da Educação do Campo nasce a Escola do Campo que vem em defesa de uma educação que assuma seu papel social contemplando os ideais e necessidades do povo camponês. Seguindo essas vertentes, a pesquisa teve o objetivo de avaliar as contribuições que a Escola Família Agrícola de Jaguaré oferece para a concretização da Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Emancipatória especificando (1) as dimensões pedagógica, institucional e socioambiental na qual está inserida; (2) quais são as propostas curriculares para a Educação Ambiental na EFA; (3) e as contribuições históricas e atuais do ensino em alternância para a formação socioambiental das comunidades do campo. Adotou-se o método de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, investigando as ações realizadas na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Participaram da pesquisa estudantes, professores/monitores, diretor e ex-alunos da escola respondendo as entrevistas semiestruturadas. Os resultados da investigação apontam que grande parte dos produtores rurais utiliza técnicas convencionais de produção, incluindo o agrotóxico, o que acarreta em prejuízos ao ambiente. Em contrapartida, a Escola Família Agrícola de Jaguaré tem investido na conscientização socioambiental desde seus primórdios na escola e comunidade para que sejam minimizados os impactos acarretados por esse tipo de manejo. Além disso, almeja-se a formação integral de jovens agricultores que trabalhem com consciência e responsabilidade ambiental. Os desafios apontados são a falta da participação familiar nas lutas pelos interesses do campo, na valorização da educação de seus filhos, principalmente no reconhecimento técnico do trabalho na propriedade da família. Percebeu-se também o desinteresse de muitas comunidades e órgãos públicos em adotar medidas que valorizem a manutenção do meio socioambiental. Além disso, o pouco investimento que é feito por órgãos públicos na Escola Família Agrícola, por ser uma instituição filantrópica, também minimiza as potencialidades do ensino. Os resultados sinalizam a necessidade de maiores investimentos e reconhecimentos institucionais, além da realização de atividades que permitam a aproximação da escola às propriedades que ainda encontram resistência quanto ao uso de práticas sustentáveis. |
id |
UFES_abf1ffef61776f7244fde9bd6581d2e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/8381 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Teixeira, Marcos da CunhaSantos, Franklin Noel dosCoelho, Fernanda TeschPrado, Gustavo MachadoMancio, Daniel2018-08-01T23:28:20Z2018-08-012018-08-01T23:28:20Z2017-04-07A questão ambiental é fundamental para a sociedade, pois o planeta e seus habitantes dependem da relação estabelecida com a natureza. A origem da Educação Ambiental está nos movimentos Ecológicos que contestavam a sociedade capitalista industrial de consumo na década de 1960. Assim como a Educação Ambiental, a Educação do Campo surge dos movimentos sociais, da mobilização da sociedade civil contra um modelo econômico excludente e degradador. No bojo da Educação do Campo nasce a Escola do Campo que vem em defesa de uma educação que assuma seu papel social contemplando os ideais e necessidades do povo camponês. Seguindo essas vertentes, a pesquisa teve o objetivo de avaliar as contribuições que a Escola Família Agrícola de Jaguaré oferece para a concretização da Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Emancipatória especificando (1) as dimensões pedagógica, institucional e socioambiental na qual está inserida; (2) quais são as propostas curriculares para a Educação Ambiental na EFA; (3) e as contribuições históricas e atuais do ensino em alternância para a formação socioambiental das comunidades do campo. Adotou-se o método de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, investigando as ações realizadas na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Participaram da pesquisa estudantes, professores/monitores, diretor e ex-alunos da escola respondendo as entrevistas semiestruturadas. Os resultados da investigação apontam que grande parte dos produtores rurais utiliza técnicas convencionais de produção, incluindo o agrotóxico, o que acarreta em prejuízos ao ambiente. Em contrapartida, a Escola Família Agrícola de Jaguaré tem investido na conscientização socioambiental desde seus primórdios na escola e comunidade para que sejam minimizados os impactos acarretados por esse tipo de manejo. Além disso, almeja-se a formação integral de jovens agricultores que trabalhem com consciência e responsabilidade ambiental. Os desafios apontados são a falta da participação familiar nas lutas pelos interesses do campo, na valorização da educação de seus filhos, principalmente no reconhecimento técnico do trabalho na propriedade da família. Percebeu-se também o desinteresse de muitas comunidades e órgãos públicos em adotar medidas que valorizem a manutenção do meio socioambiental. Além disso, o pouco investimento que é feito por órgãos públicos na Escola Família Agrícola, por ser uma instituição filantrópica, também minimiza as potencialidades do ensino. Os resultados sinalizam a necessidade de maiores investimentos e reconhecimentos institucionais, além da realização de atividades que permitam a aproximação da escola às propriedades que ainda encontram resistência quanto ao uso de práticas sustentáveis.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/8381porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRPedagogia da alternânciaEducação do campoSocioambientalEducação ambiental - Jaguaré (ES)Educação rural - Jaguaré (ES)Movimentos sociais - Jaguaré (ES)Ensino37Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_11009_RESUMO.pdfapplication/pdf12518http://repositorio.ufes.br/bitstreams/eced8cc6-0af4-4826-a97e-387dcb9f56a4/download1d43f7e80ccdf7745a1b10b905c098a4MD5110/83812024-07-17 16:01:30.103oai:repositorio.ufes.br:10/8381http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:52:52.524651Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
title |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
spellingShingle |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES Coelho, Fernanda Tesch Pedagogia da alternância Educação do campo Socioambiental Ensino Educação ambiental - Jaguaré (ES) Educação rural - Jaguaré (ES) Movimentos sociais - Jaguaré (ES) 37 |
title_short |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
title_full |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
title_fullStr |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
title_sort |
Educação ambiental na escola do campo : contribuições da escola família agrícola para a construção do paradigma socioambiental no município de Jaguaré-ES |
author |
Coelho, Fernanda Tesch |
author_facet |
Coelho, Fernanda Tesch |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Teixeira, Marcos da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Franklin Noel dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Fernanda Tesch |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Prado, Gustavo Machado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mancio, Daniel |
contributor_str_mv |
Teixeira, Marcos da Cunha Santos, Franklin Noel dos Prado, Gustavo Machado Mancio, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da alternância Educação do campo Socioambiental |
topic |
Pedagogia da alternância Educação do campo Socioambiental Ensino Educação ambiental - Jaguaré (ES) Educação rural - Jaguaré (ES) Movimentos sociais - Jaguaré (ES) 37 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ensino |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Educação ambiental - Jaguaré (ES) Educação rural - Jaguaré (ES) Movimentos sociais - Jaguaré (ES) |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
37 |
description |
A questão ambiental é fundamental para a sociedade, pois o planeta e seus habitantes dependem da relação estabelecida com a natureza. A origem da Educação Ambiental está nos movimentos Ecológicos que contestavam a sociedade capitalista industrial de consumo na década de 1960. Assim como a Educação Ambiental, a Educação do Campo surge dos movimentos sociais, da mobilização da sociedade civil contra um modelo econômico excludente e degradador. No bojo da Educação do Campo nasce a Escola do Campo que vem em defesa de uma educação que assuma seu papel social contemplando os ideais e necessidades do povo camponês. Seguindo essas vertentes, a pesquisa teve o objetivo de avaliar as contribuições que a Escola Família Agrícola de Jaguaré oferece para a concretização da Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Emancipatória especificando (1) as dimensões pedagógica, institucional e socioambiental na qual está inserida; (2) quais são as propostas curriculares para a Educação Ambiental na EFA; (3) e as contribuições históricas e atuais do ensino em alternância para a formação socioambiental das comunidades do campo. Adotou-se o método de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, investigando as ações realizadas na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Participaram da pesquisa estudantes, professores/monitores, diretor e ex-alunos da escola respondendo as entrevistas semiestruturadas. Os resultados da investigação apontam que grande parte dos produtores rurais utiliza técnicas convencionais de produção, incluindo o agrotóxico, o que acarreta em prejuízos ao ambiente. Em contrapartida, a Escola Família Agrícola de Jaguaré tem investido na conscientização socioambiental desde seus primórdios na escola e comunidade para que sejam minimizados os impactos acarretados por esse tipo de manejo. Além disso, almeja-se a formação integral de jovens agricultores que trabalhem com consciência e responsabilidade ambiental. Os desafios apontados são a falta da participação familiar nas lutas pelos interesses do campo, na valorização da educação de seus filhos, principalmente no reconhecimento técnico do trabalho na propriedade da família. Percebeu-se também o desinteresse de muitas comunidades e órgãos públicos em adotar medidas que valorizem a manutenção do meio socioambiental. Além disso, o pouco investimento que é feito por órgãos públicos na Escola Família Agrícola, por ser uma instituição filantrópica, também minimiza as potencialidades do ensino. Os resultados sinalizam a necessidade de maiores investimentos e reconhecimentos institucionais, além da realização de atividades que permitam a aproximação da escola às propriedades que ainda encontram resistência quanto ao uso de práticas sustentáveis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T23:28:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-01T23:28:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/8381 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/8381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Ensino na Educação Básica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Ensino na Educação Básica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/eced8cc6-0af4-4826-a97e-387dcb9f56a4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d43f7e80ccdf7745a1b10b905c098a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022510338277376 |