Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosely Maria Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1703
Resumo: The present work is part of the debate on education and policy and is aimed at analyzing the relationship between education, school curriculum and the symbolic violence in the adolescent perspective of those who meet social-educational measures in the CREAS of Vitória (ES). It aims to analyze and reflect on the curriculum inadequacy in relation to the expectations of these adolescents. The supported hypothesis is that there is generally an inadequate school curriculum, mainly to meet the condition of those students who are under social-educational measures. The research shows that there is a large discrepancy between the regulation of measures and the practice in everyday school life of these adolescents. One of the major obstacles for this adjustment is the absence of leadership, that is, teachers who work with these young people, and the adolescents themselves have not been heard for the formulation of proposals. The result is a totally uninteresting school for them and also ineffective from a pedagogical point of view. In theory, the common theme in the analysis was based on the symbolic violence from Bourdieu and Passeron together with the discussions made by Apple and Candau.
id UFES_b4611639f9c649ce492d1b7ad0c2d91b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/1703
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Rodrigues, Márcia Barros FerreiraMachado, Rosely Maria AparecidaFranco, Sebastião PimentelSgarbi, Antonio Donizetti2016-02-25T11:42:44Z2016-06-24T06:00:08Z2015-01-012015-05-15The present work is part of the debate on education and policy and is aimed at analyzing the relationship between education, school curriculum and the symbolic violence in the adolescent perspective of those who meet social-educational measures in the CREAS of Vitória (ES). It aims to analyze and reflect on the curriculum inadequacy in relation to the expectations of these adolescents. The supported hypothesis is that there is generally an inadequate school curriculum, mainly to meet the condition of those students who are under social-educational measures. The research shows that there is a large discrepancy between the regulation of measures and the practice in everyday school life of these adolescents. One of the major obstacles for this adjustment is the absence of leadership, that is, teachers who work with these young people, and the adolescents themselves have not been heard for the formulation of proposals. The result is a totally uninteresting school for them and also ineffective from a pedagogical point of view. In theory, the common theme in the analysis was based on the symbolic violence from Bourdieu and Passeron together with the discussions made by Apple and Candau.Esta dissertação inscreve-se no debate sobre educação e política, voltado para análise da relação entre educação, currículo escolar e violência simbólica, na perspectiva do adolescente entre 12 e 17 anos que cumpre medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Vitória (ES). Tem por objetivo analisar e refletir sobre a inadequação curricular no que se refere às expectativas desses adolescentes. A hipótese sustentada é que há inadequação curricular de um modo geral e, em particular, para atender à condição dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa. A pesquisa demonstra que existe uma discrepância grande entre a regulamentação das medidas e a prática no cotidiano escolar desses adolescentes, e um dos grandes entraves para essa adequação é a ausência de protagonismo, ou seja, os professores que trabalham com esses adolescentes e o próprio adolescente não foram ouvidos para a formulação das propostas. Resultado disso é uma escola totalmente desinteressante para esses adolescentes e ineficaz do ponto de vista pedagógico. Teoricamente, o fio condutor desta análise teve como base a violência simbólica a partir de Bourdieu e Passeron e as discussões feitas por Apple e Candau.TextMACHADO, Rosely Maria Aparecida. Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/1703porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em HistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFESBRCurriculumSocial-educational measuresSymbolic ViolenceEducationPolicyViolência simbólicaPolíticaMedidas socioeducativasCurrículoEducaçãoCurrículosAdolescentes e violênciaEducaçãoCiência políticaHistória93/99Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALRosely-Maria-Aparecida-Machado-2015-trabalho.pdfRosely-Maria-Aparecida-Machado-2015-trabalho.pdfapplication/pdf10458047http://repositorio.ufes.br/bitstreams/c10aa572-cbb2-40cd-a03a-008af9911762/downloadb441fddd4842515368ef0845a7cd9ab5MD5110/17032024-07-02 14:49:28.954oai:repositorio.ufes.br:10/1703http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T14:49:28Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
title Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
spellingShingle Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
Machado, Rosely Maria Aparecida
Curriculum
Social-educational measures
Symbolic Violence
Education
Policy
Violência simbólica
Política
Medidas socioeducativas
Currículo
Educação
História
Currículos
Adolescentes e violência
Educação
Ciência política
93/99
title_short Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
title_full Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
title_fullStr Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
title_full_unstemmed Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
title_sort Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014)
author Machado, Rosely Maria Aparecida
author_facet Machado, Rosely Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosely Maria Aparecida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Franco, Sebastião Pimentel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sgarbi, Antonio Donizetti
contributor_str_mv Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
Franco, Sebastião Pimentel
Sgarbi, Antonio Donizetti
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Social-educational measures
Symbolic Violence
Education
Policy
topic Curriculum
Social-educational measures
Symbolic Violence
Education
Policy
Violência simbólica
Política
Medidas socioeducativas
Currículo
Educação
História
Currículos
Adolescentes e violência
Educação
Ciência política
93/99
dc.subject.por.fl_str_mv Violência simbólica
Política
Medidas socioeducativas
Currículo
Educação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Currículos
Adolescentes e violência
Educação
Ciência política
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 93/99
description The present work is part of the debate on education and policy and is aimed at analyzing the relationship between education, school curriculum and the symbolic violence in the adolescent perspective of those who meet social-educational measures in the CREAS of Vitória (ES). It aims to analyze and reflect on the curriculum inadequacy in relation to the expectations of these adolescents. The supported hypothesis is that there is generally an inadequate school curriculum, mainly to meet the condition of those students who are under social-educational measures. The research shows that there is a large discrepancy between the regulation of measures and the practice in everyday school life of these adolescents. One of the major obstacles for this adjustment is the absence of leadership, that is, teachers who work with these young people, and the adolescents themselves have not been heard for the formulation of proposals. The result is a totally uninteresting school for them and also ineffective from a pedagogical point of view. In theory, the common theme in the analysis was based on the symbolic violence from Bourdieu and Passeron together with the discussions made by Apple and Candau.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-05-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-25T11:42:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-24T06:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Rosely Maria Aparecida. Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/1703
identifier_str_mv MACHADO, Rosely Maria Aparecida. Educação, currículo escolar e violência simbólica : um estudo de caso sobre adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS/ES (2010-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2015.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em História
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/c10aa572-cbb2-40cd-a03a-008af9911762/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b441fddd4842515368ef0845a7cd9ab5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309143179231232