Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538 |
Resumo: | This dissertation deal with a didactic sequence that aims to contribute to the rescue of basic geometric concepts that have not been seen and / or learned by students from 4 to 7 years of elementary school. The motivation for this approach is due to the perception of lag content relating to this topic of mathematics with students from 6th to 9th grades of elementary school. Through this didactic sequence it is intended to promote the rescue of some basic geometric concepts such as primitive concepts (point, line and plane), line segment, midpoint, angles, parallel lines and perpendicular lines, polygons, triangles, quadrangles, sum of the internal angles of a triangle, perimeter and areas thereby helping the students to cover some conceptual gaps geometry and also tu help mathematics educators to face this problem. |
id |
UFES_b9091810b1b5ba235862b2b19aff75f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/7538 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Guimarães Filho, Florêncio FerreiraLucas, Viviana CarlaBayer, Valmecir Antonio dos SantosFantin, Silas2018-08-01T22:32:47Z2018-08-012018-08-01T22:32:47Z2016-12-06This dissertation deal with a didactic sequence that aims to contribute to the rescue of basic geometric concepts that have not been seen and / or learned by students from 4 to 7 years of elementary school. The motivation for this approach is due to the perception of lag content relating to this topic of mathematics with students from 6th to 9th grades of elementary school. Through this didactic sequence it is intended to promote the rescue of some basic geometric concepts such as primitive concepts (point, line and plane), line segment, midpoint, angles, parallel lines and perpendicular lines, polygons, triangles, quadrangles, sum of the internal angles of a triangle, perimeter and areas thereby helping the students to cover some conceptual gaps geometry and also tu help mathematics educators to face this problem.A presente dissertação trata de uma sequência didática que têm como objetivo contribuir para o resgate de conceitos geométricos básicos que não foram vistos e/ou aprendidos por alunos do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. A motivação para a sua elaboração se deu devido à percepção da defasagem de conteúdos relativos a essa área da Matemática com alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Por meio desta sequência didática, pretende-se promover o resgate de alguns conceitos geométricos básicos tais como: conceitos primitivos (ponto, reta e plano), segmento de reta, ponto médio, ângulos, retas paralelas e retas perpendiculares, polígonos, triângulos, quadriláteros, soma dos ângulos internos de um triângulo, perímetro e áreas ajudando dessa forma os educandos a cobrir algumas lacunas conceituais da geometria e ao mesmo tempo colaborar com os educadores da área de matemática para tentar resolver esse problema.TextLUCAS, Viviana Carla. Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental). 2016. 105 f. (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasDiscrepancyBasic geometric contentElementary schoolRescueGeometryFollowing teachingDefasagemConteúdos geométricos básicosEnsino fundamentalResgateGeometriaSequência didáticaMatemática51Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALdissertacao viviana - corrigida 1.pdfapplication/pdf3645907http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2fc6925d-fc7f-486b-a1b5-ec61372cf42f/download22dbc6c689ac33fce3f40e194f7dc0e8MD5110/75382024-06-30 16:50:55.806oai:repositorio.ufes.br:10/7538http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-30T16:50:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
title |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
spellingShingle |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) Lucas, Viviana Carla Discrepancy Basic geometric content Elementary school Rescue Geometry Following teaching Defasagem Conteúdos geométricos básicos Ensino fundamental Resgate Geometria Sequência didática Matemática 51 |
title_short |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
title_full |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
title_fullStr |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
title_full_unstemmed |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
title_sort |
Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental) |
author |
Lucas, Viviana Carla |
author_facet |
Lucas, Viviana Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães Filho, Florêncio Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Viviana Carla |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bayer, Valmecir Antonio dos Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fantin, Silas |
contributor_str_mv |
Guimarães Filho, Florêncio Ferreira Bayer, Valmecir Antonio dos Santos Fantin, Silas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discrepancy Basic geometric content Elementary school Rescue Geometry Following teaching |
topic |
Discrepancy Basic geometric content Elementary school Rescue Geometry Following teaching Defasagem Conteúdos geométricos básicos Ensino fundamental Resgate Geometria Sequência didática Matemática 51 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Defasagem Conteúdos geométricos básicos Ensino fundamental Resgate Geometria Sequência didática |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Matemática |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
51 |
description |
This dissertation deal with a didactic sequence that aims to contribute to the rescue of basic geometric concepts that have not been seen and / or learned by students from 4 to 7 years of elementary school. The motivation for this approach is due to the perception of lag content relating to this topic of mathematics with students from 6th to 9th grades of elementary school. Through this didactic sequence it is intended to promote the rescue of some basic geometric concepts such as primitive concepts (point, line and plane), line segment, midpoint, angles, parallel lines and perpendicular lines, polygons, triangles, quadrangles, sum of the internal angles of a triangle, perimeter and areas thereby helping the students to cover some conceptual gaps geometry and also tu help mathematics educators to face this problem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T22:32:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-01T22:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUCAS, Viviana Carla. Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental). 2016. 105 f. (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538 |
identifier_str_mv |
LUCAS, Viviana Carla. Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental). 2016. 105 f. (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2fc6925d-fc7f-486b-a1b5-ec61372cf42f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22dbc6c689ac33fce3f40e194f7dc0e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1804309137965711360 |