Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Viviana Carla
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538
Resumo: This dissertation deal with a didactic sequence that aims to contribute to the rescue of basic geometric concepts that have not been seen and / or learned by students from 4 to 7 years of elementary school. The motivation for this approach is due to the perception of lag content relating to this topic of mathematics with students from 6th to 9th grades of elementary school. Through this didactic sequence it is intended to promote the rescue of some basic geometric concepts such as primitive concepts (point, line and plane), line segment, midpoint, angles, parallel lines and perpendicular lines, polygons, triangles, quadrangles, sum of the internal angles of a triangle, perimeter and areas thereby helping the students to cover some conceptual gaps geometry and also tu help mathematics educators to face this problem.
id UFES_b9091810b1b5ba235862b2b19aff75f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7538
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Guimarães Filho, Florêncio FerreiraLucas, Viviana CarlaBayer, Valmecir Antonio dos SantosFantin, Silas2018-08-01T22:32:47Z2018-08-012018-08-01T22:32:47Z2016-12-06This dissertation deal with a didactic sequence that aims to contribute to the rescue of basic geometric concepts that have not been seen and / or learned by students from 4 to 7 years of elementary school. The motivation for this approach is due to the perception of lag content relating to this topic of mathematics with students from 6th to 9th grades of elementary school. Through this didactic sequence it is intended to promote the rescue of some basic geometric concepts such as primitive concepts (point, line and plane), line segment, midpoint, angles, parallel lines and perpendicular lines, polygons, triangles, quadrangles, sum of the internal angles of a triangle, perimeter and areas thereby helping the students to cover some conceptual gaps geometry and also tu help mathematics educators to face this problem.A presente dissertação trata de uma sequência didática que têm como objetivo contribuir para o resgate de conceitos geométricos básicos que não foram vistos e/ou aprendidos por alunos do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. A motivação para a sua elaboração se deu devido à percepção da defasagem de conteúdos relativos a essa área da Matemática com alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Por meio desta sequência didática, pretende-se promover o resgate de alguns conceitos geométricos básicos tais como: conceitos primitivos (ponto, reta e plano), segmento de reta, ponto médio, ângulos, retas paralelas e retas perpendiculares, polígonos, triângulos, quadriláteros, soma dos ângulos internos de um triângulo, perímetro e áreas ajudando dessa forma os educandos a cobrir algumas lacunas conceituais da geometria e ao mesmo tempo colaborar com os educadores da área de matemática para tentar resolver esse problema.TextLUCAS, Viviana Carla. Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental). 2016. 105 f. (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasDiscrepancyBasic geometric contentElementary schoolRescueGeometryFollowing teachingDefasagemConteúdos geométricos básicosEnsino fundamentalResgateGeometriaSequência didáticaMatemática51Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALdissertacao viviana - corrigida 1.pdfapplication/pdf3645907http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2fc6925d-fc7f-486b-a1b5-ec61372cf42f/download22dbc6c689ac33fce3f40e194f7dc0e8MD5110/75382024-06-30 16:50:55.806oai:repositorio.ufes.br:10/7538http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-30T16:50:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
title Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
spellingShingle Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
Lucas, Viviana Carla
Discrepancy
Basic geometric content
Elementary school
Rescue
Geometry
Following teaching
Defasagem
Conteúdos geométricos básicos
Ensino fundamental
Resgate
Geometria
Sequência didática
Matemática
51
title_short Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
title_full Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
title_fullStr Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
title_full_unstemmed Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
title_sort Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental)
author Lucas, Viviana Carla
author_facet Lucas, Viviana Carla
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães Filho, Florêncio Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Viviana Carla
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fantin, Silas
contributor_str_mv Guimarães Filho, Florêncio Ferreira
Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
Fantin, Silas
dc.subject.eng.fl_str_mv Discrepancy
Basic geometric content
Elementary school
Rescue
Geometry
Following teaching
topic Discrepancy
Basic geometric content
Elementary school
Rescue
Geometry
Following teaching
Defasagem
Conteúdos geométricos básicos
Ensino fundamental
Resgate
Geometria
Sequência didática
Matemática
51
dc.subject.por.fl_str_mv Defasagem
Conteúdos geométricos básicos
Ensino fundamental
Resgate
Geometria
Sequência didática
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 51
description This dissertation deal with a didactic sequence that aims to contribute to the rescue of basic geometric concepts that have not been seen and / or learned by students from 4 to 7 years of elementary school. The motivation for this approach is due to the perception of lag content relating to this topic of mathematics with students from 6th to 9th grades of elementary school. Through this didactic sequence it is intended to promote the rescue of some basic geometric concepts such as primitive concepts (point, line and plane), line segment, midpoint, angles, parallel lines and perpendicular lines, polygons, triangles, quadrangles, sum of the internal angles of a triangle, perimeter and areas thereby helping the students to cover some conceptual gaps geometry and also tu help mathematics educators to face this problem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T22:32:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T22:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCAS, Viviana Carla. Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental). 2016. 105 f. (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538
identifier_str_mv LUCAS, Viviana Carla. Resgate da geometria no ensino fundamental (uma proposta de sequência didática para o resgate de parte do conteúdo geométrico no 8º ano do ensino fundamental). 2016. 105 f. (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2fc6925d-fc7f-486b-a1b5-ec61372cf42f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 22dbc6c689ac33fce3f40e194f7dc0e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309137965711360