A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Manoelita Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/15162
Resumo: This research had as its goal to analyze the development of a discursive alphabetization praxis with children who live in poverty as well as to identify how they politicize the teaching-learning for reading and writing. It is assumed that this children, a
id UFES_baab2417ba46d1547a5968c613977052
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/15162
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Silva, Dulcinea Camposhttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/0081472286593661Alves, Manoelita Rodrigueshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Gontijo, Cláudia Maria Mendeshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/6585693734181022Simoes, Renata Duartehttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/1114035410099626Arroyo, Miguel Gonzaleshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/2024-05-30T00:50:03Z2024-05-30T00:50:03Z2021-09-24This research had as its goal to analyze the development of a discursive alphabetization praxis with children who live in poverty as well as to identify how they politicize the teaching-learning for reading and writing. It is assumed that this children, aEsta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma práxis discursiva de alfabetização com crianças que vivem em situação de pobreza e identificar como elas politizam o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Parte-se do pressuposto queTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15162porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em EducaçãoPrograma de Pós Graduação de Mestrado Profissional em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoPalavra-chaveA ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?title.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALManoelitaRodriguesAlvesPereira-2021-dissertacao-LIVRE.pdfapplication/pdf4430767http://repositorio.ufes.br/bitstreams/700404d2-6b40-4828-baa1-8ef4a62cd6db/downloadd9bd94c62bed44f345b6512d7417f88aMD51ManoelitaRodriguesAlvesPereira-2021-Produtoeducacional.pdfapplication/pdf933584http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d368c32d-30cf-4d91-b8c2-e0f197c8dd6b/downloadbe9bd10ed7877d8cc0fe7bf02cfcb436MD5210/151622024-07-18 05:59:51.984oai:repositorio.ufes.br:10/15162http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:45.322367Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
spellingShingle A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
Alves, Manoelita Rodrigues
Educação
Palavra-chave
subject.br-rjbn
title_short A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
title_full A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
title_fullStr A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
title_full_unstemmed A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
title_sort A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
author Alves, Manoelita Rodrigues
author_facet Alves, Manoelita Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Dulcinea Campos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0081472286593661
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Manoelita Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gontijo, Cláudia Maria Mendes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585693734181022
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simoes, Renata Duarte
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1114035410099626
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Arroyo, Miguel Gonzales
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
contributor_str_mv Silva, Dulcinea Campos
Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Simoes, Renata Duarte
Arroyo, Miguel Gonzales
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Palavra-chave
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra-chave
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description This research had as its goal to analyze the development of a discursive alphabetization praxis with children who live in poverty as well as to identify how they politicize the teaching-learning for reading and writing. It is assumed that this children, a
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:50:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/15162
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/15162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/700404d2-6b40-4828-baa1-8ef4a62cd6db/download
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d368c32d-30cf-4d91-b8c2-e0f197c8dd6b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d9bd94c62bed44f345b6512d7417f88a
be9bd10ed7877d8cc0fe7bf02cfcb436
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022523693989888