A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/15162 |
Resumo: | This research had as its goal to analyze the development of a discursive alphabetization praxis with children who live in poverty as well as to identify how they politicize the teaching-learning for reading and writing. It is assumed that this children, a |
id |
UFES_baab2417ba46d1547a5968c613977052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/15162 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Silva, Dulcinea Camposhttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/0081472286593661Alves, Manoelita Rodrigueshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Gontijo, Cláudia Maria Mendeshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/6585693734181022Simoes, Renata Duartehttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/1114035410099626Arroyo, Miguel Gonzaleshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/2024-05-30T00:50:03Z2024-05-30T00:50:03Z2021-09-24This research had as its goal to analyze the development of a discursive alphabetization praxis with children who live in poverty as well as to identify how they politicize the teaching-learning for reading and writing. It is assumed that this children, aEsta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma práxis discursiva de alfabetização com crianças que vivem em situação de pobreza e identificar como elas politizam o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Parte-se do pressuposto queTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15162porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em EducaçãoPrograma de Pós Graduação de Mestrado Profissional em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoPalavra-chaveA ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA?title.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALManoelitaRodriguesAlvesPereira-2021-dissertacao-LIVRE.pdfapplication/pdf4430767http://repositorio.ufes.br/bitstreams/700404d2-6b40-4828-baa1-8ef4a62cd6db/downloadd9bd94c62bed44f345b6512d7417f88aMD51ManoelitaRodriguesAlvesPereira-2021-Produtoeducacional.pdfapplication/pdf933584http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d368c32d-30cf-4d91-b8c2-e0f197c8dd6b/downloadbe9bd10ed7877d8cc0fe7bf02cfcb436MD5210/151622024-07-18 05:59:51.984oai:repositorio.ufes.br:10/15162http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:45.322367Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
title.alternative |
title |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
spellingShingle |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? Alves, Manoelita Rodrigues Educação Palavra-chave subject.br-rjbn |
title_short |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
title_full |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
title_fullStr |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
title_full_unstemmed |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
title_sort |
A ALFABETIZAÇÃO COM OS COLETIVOS SOCIALMENTE DESIGUAIS: COMO OS POBRES POLITIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA QUANDO CHEGAM À ESCOLA? |
author |
Alves, Manoelita Rodrigues |
author_facet |
Alves, Manoelita Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Dulcinea Campos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0081472286593661 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Manoelita Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gontijo, Cláudia Maria Mendes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6585693734181022 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Simoes, Renata Duarte |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1114035410099626 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Arroyo, Miguel Gonzales |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
contributor_str_mv |
Silva, Dulcinea Campos Gontijo, Cláudia Maria Mendes Simoes, Renata Duarte Arroyo, Miguel Gonzales |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação Palavra-chave subject.br-rjbn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavra-chave |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
subject.br-rjbn |
description |
This research had as its goal to analyze the development of a discursive alphabetization praxis with children who live in poverty as well as to identify how they politicize the teaching-learning for reading and writing. It is assumed that this children, a |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-30T00:50:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-30T00:50:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15162 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/700404d2-6b40-4828-baa1-8ef4a62cd6db/download http://repositorio.ufes.br/bitstreams/d368c32d-30cf-4d91-b8c2-e0f197c8dd6b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9bd94c62bed44f345b6512d7417f88a be9bd10ed7877d8cc0fe7bf02cfcb436 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022523693989888 |