Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/15673 |
Resumo: | Racism is one of the structural phenomena of Brazilian society, whose effects are felt, mainly, by black individuals, who are constantly submitted to processes of exclusion and marginalization in different areas of their lives, including academically and professionally. Therefore, this study aimed to analyze the influence of racism in the career construction of black college students from a Public Higher Education Institution. For this, adopting the Career Construction Theory as a reference, six studies were developed from interviews, narrative and semi-structured, with 27 self-declared black undergraduates. |
id |
UFES_bdac015640b3ce53984665f29f098462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/15673 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
273Silva, Priscilla de Oliveira Martins dahttps://orcid.org/0000000229226607http://lattes.cnpq.br/7158091678487373Ancillotti, Caio Gracco Limahttps://orcid.org/0000-0002-4820-7997http://lattes.cnpq.br/6944894975289037Menandro, Maria Cristina Smithhttps://orcid.org/0000-0003-4339-2975http://lattes.cnpq.br/5351297661579846Teixeira, Juliana Cristinahttps://orcid.org/0000-0001-5186-3234http://lattes.cnpq.br/37050845650398962024-05-30T00:52:51Z2024-05-30T00:52:51Z2021-07-30Racism is one of the structural phenomena of Brazilian society, whose effects are felt, mainly, by black individuals, who are constantly submitted to processes of exclusion and marginalization in different areas of their lives, including academically and professionally. Therefore, this study aimed to analyze the influence of racism in the career construction of black college students from a Public Higher Education Institution. For this, adopting the Career Construction Theory as a reference, six studies were developed from interviews, narrative and semi-structured, with 27 self-declared black undergraduates.O racismo é um dos fenômenos estruturantes da sociedade brasileira, cujos efeitos são sentidos, sobretudo, pelos indivíduos negros, que são submetidos, constantemente, a processos de exclusão e marginalização em diferentes âmbitos de suas vidas, inclusive acadêmica e profissionalmente. Diante disso, esse estudo objetivou analisar a influência do racismo na construção da carreira de universitários negros de uma instituição pública de Ensino Superior. Para tanto, adotando como referencial a Teoria de Construção da Carreira, seis estudos foram desenvolvidos a partir de entrevistas, narrativa e semiestruturada, com 27 graduandos autodeclarados negros. O primeiro estudo, baseado nos resultados obtidos por meio da entrevista narrativa, dedicou-se a analisar os temas de vida relacionados ao racismo presentes ao longo das trajetórias dos estudantes. O segundo, assim como os demais, concentrou-se nos dados das entrevistas semiestruturadas e analisou a influência do contexto familiar na adaptabilidade de carreira dos universitários negros. O terceiro identificou o processo de adaptação dos discentes, durante a escolha do curso de graduação e após a inserção no Ensino Superior, e os impactos do racismo sobre ele. O quarto buscou compreender como se constitui a adaptabilidade de carreira dos graduandos negros frente a suas expectativas profissionais e aos efeitos do racismo. O quinto identificou como ocorre o processo de adaptação dos estudantes negros diante dos impactos impostos pelo racismo. O sexto estudo analisou as ações de enfrentamento ao racismo adotadas por universitários negros ao longo do processo de construção de suas carreiras. O resultado das investigações permitiu constatar que o racismo impacta a vida de todos os universitários negros desde a infância, direta ou indiretamente, independentemente de seus contextos socioeconômicos, exigindo deles o desenvolvimento de modos específicos de constituir a adaptabilidade e o desenvolvimento de ações, durante o processo de adaptação, voltadas especialmente ao enfrentamento de seus efeitos. Tais impactos, cabe destacar, são anteriores ao início da construção da carreira dos sujeitos, estando presentes também na trajetória de seus familiares, representando, sobretudo, limitações à escolarização e ao acesso a oportunidades de trabalho socialmente valorizadas. Em relação aos efeitos do racismo durante o processo de construção da carreira dos graduandos negros, foram relatadas experiências de: inferiorização, restrição do acesso aos cursos de alta concorrência, sensação de não pertencimento ao espaço acadêmico e limitações nas possibilidades profissionais. Em resposta a tais prejuízos, os discentes relataram adotar diferentes ações de manejo ou enfrentamento, sendo as principais delas: recorrer ao suporte junto a indivíduos próximos, como familiares, amigos e professores; buscar apoio nos grupos de pertença, formados, principalmente, na universidade; denunciar os impactos do racismo; e delinear meios de contribuir para a transformação da realidade social. Esses achados sinalizam a necessidade das instituições públicas de Ensino Superior adotarem medidas que minimizem os impactos do racismo na construção da carreira dos estudantes negros, tanto na dimensão acadêmica quanto na profissional, e entre elas, destaca-se o fomento às organizações coletivas e aos projetos de extensão vinculados à comunidade universitária de pertença desse grupo populacional.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15673porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFESBRCentro de Ciências Humanas e Naturaissubject.br-rjbnPsicologiaRacismodesenvolvimento profissionalcarreiraestudantesPeles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negrostitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALEMBARGADO-RESTRITO.pdfapplication/pdf275372http://repositorio.ufes.br/bitstreams/dbf1bc25-a055-4213-9fea-c60206cf9506/downloadf19515a01cb1c30076d7f7ba8c48dd73MD52ORIGINAL10/156732024-09-23 08:25:05.108oai:repositorio.ufes.br:10/15673http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:13.146931Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
title.alternative |
title |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
spellingShingle |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros Ancillotti, Caio Gracco Lima Psicologia Racismo desenvolvimento profissional carreira estudantes subject.br-rjbn |
title_short |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
title_full |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
title_fullStr |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
title_full_unstemmed |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
title_sort |
Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros |
author |
Ancillotti, Caio Gracco Lima |
author_facet |
Ancillotti, Caio Gracco Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4820-7997 |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6944894975289037 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Priscilla de Oliveira Martins da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000229226607 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7158091678487373 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ancillotti, Caio Gracco Lima |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Menandro, Maria Cristina Smith |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4339-2975 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5351297661579846 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Teixeira, Juliana Cristina |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5186-3234 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3705084565039896 |
contributor_str_mv |
Silva, Priscilla de Oliveira Martins da Menandro, Maria Cristina Smith Teixeira, Juliana Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Psicologia |
topic |
Psicologia Racismo desenvolvimento profissional carreira estudantes subject.br-rjbn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo desenvolvimento profissional carreira estudantes |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
subject.br-rjbn |
description |
Racism is one of the structural phenomena of Brazilian society, whose effects are felt, mainly, by black individuals, who are constantly submitted to processes of exclusion and marginalization in different areas of their lives, including academically and professionally. Therefore, this study aimed to analyze the influence of racism in the career construction of black college students from a Public Higher Education Institution. For this, adopting the Career Construction Theory as a reference, six studies were developed from interviews, narrative and semi-structured, with 27 self-declared black undergraduates. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-30T00:52:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-30T00:52:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15673 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Psicologia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Humanas e Naturais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/dbf1bc25-a055-4213-9fea-c60206cf9506/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f19515a01cb1c30076d7f7ba8c48dd73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022547480936448 |