Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ancillotti, Caio Gracco Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/15673
Resumo: Racism is one of the structural phenomena of Brazilian society, whose effects are felt, mainly, by black individuals, who are constantly submitted to processes of exclusion and marginalization in different areas of their lives, including academically and professionally. Therefore, this study aimed to analyze the influence of racism in the career construction of black college students from a Public Higher Education Institution. For this, adopting the Career Construction Theory as a reference, six studies were developed from interviews, narrative and semi-structured, with 27 self-declared black undergraduates.
id UFES_bdac015640b3ce53984665f29f098462
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/15673
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling 273Silva, Priscilla de Oliveira Martins dahttps://orcid.org/0000000229226607http://lattes.cnpq.br/7158091678487373Ancillotti, Caio Gracco Limahttps://orcid.org/0000-0002-4820-7997http://lattes.cnpq.br/6944894975289037Menandro, Maria Cristina Smithhttps://orcid.org/0000-0003-4339-2975http://lattes.cnpq.br/5351297661579846Teixeira, Juliana Cristinahttps://orcid.org/0000-0001-5186-3234http://lattes.cnpq.br/37050845650398962024-05-30T00:52:51Z2024-05-30T00:52:51Z2021-07-30Racism is one of the structural phenomena of Brazilian society, whose effects are felt, mainly, by black individuals, who are constantly submitted to processes of exclusion and marginalization in different areas of their lives, including academically and professionally. Therefore, this study aimed to analyze the influence of racism in the career construction of black college students from a Public Higher Education Institution. For this, adopting the Career Construction Theory as a reference, six studies were developed from interviews, narrative and semi-structured, with 27 self-declared black undergraduates.O racismo é um dos fenômenos estruturantes da sociedade brasileira, cujos efeitos são sentidos, sobretudo, pelos indivíduos negros, que são submetidos, constantemente, a processos de exclusão e marginalização em diferentes âmbitos de suas vidas, inclusive acadêmica e profissionalmente. Diante disso, esse estudo objetivou analisar a influência do racismo na construção da carreira de universitários negros de uma instituição pública de Ensino Superior. Para tanto, adotando como referencial a Teoria de Construção da Carreira, seis estudos foram desenvolvidos a partir de entrevistas, narrativa e semiestruturada, com 27 graduandos autodeclarados negros. O primeiro estudo, baseado nos resultados obtidos por meio da entrevista narrativa, dedicou-se a analisar os temas de vida relacionados ao racismo presentes ao longo das trajetórias dos estudantes. O segundo, assim como os demais, concentrou-se nos dados das entrevistas semiestruturadas e analisou a influência do contexto familiar na adaptabilidade de carreira dos universitários negros. O terceiro identificou o processo de adaptação dos discentes, durante a escolha do curso de graduação e após a inserção no Ensino Superior, e os impactos do racismo sobre ele. O quarto buscou compreender como se constitui a adaptabilidade de carreira dos graduandos negros frente a suas expectativas profissionais e aos efeitos do racismo. O quinto identificou como ocorre o processo de adaptação dos estudantes negros diante dos impactos impostos pelo racismo. O sexto estudo analisou as ações de enfrentamento ao racismo adotadas por universitários negros ao longo do processo de construção de suas carreiras. O resultado das investigações permitiu constatar que o racismo impacta a vida de todos os universitários negros desde a infância, direta ou indiretamente, independentemente de seus contextos socioeconômicos, exigindo deles o desenvolvimento de modos específicos de constituir a adaptabilidade e o desenvolvimento de ações, durante o processo de adaptação, voltadas especialmente ao enfrentamento de seus efeitos. Tais impactos, cabe destacar, são anteriores ao início da construção da carreira dos sujeitos, estando presentes também na trajetória de seus familiares, representando, sobretudo, limitações à escolarização e ao acesso a oportunidades de trabalho socialmente valorizadas. Em relação aos efeitos do racismo durante o processo de construção da carreira dos graduandos negros, foram relatadas experiências de: inferiorização, restrição do acesso aos cursos de alta concorrência, sensação de não pertencimento ao espaço acadêmico e limitações nas possibilidades profissionais. Em resposta a tais prejuízos, os discentes relataram adotar diferentes ações de manejo ou enfrentamento, sendo as principais delas: recorrer ao suporte junto a indivíduos próximos, como familiares, amigos e professores; buscar apoio nos grupos de pertença, formados, principalmente, na universidade; denunciar os impactos do racismo; e delinear meios de contribuir para a transformação da realidade social. Esses achados sinalizam a necessidade das instituições públicas de Ensino Superior adotarem medidas que minimizem os impactos do racismo na construção da carreira dos estudantes negros, tanto na dimensão acadêmica quanto na profissional, e entre elas, destaca-se o fomento às organizações coletivas e aos projetos de extensão vinculados à comunidade universitária de pertença desse grupo populacional.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15673porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFESBRCentro de Ciências Humanas e Naturaissubject.br-rjbnPsicologiaRacismodesenvolvimento profissionalcarreiraestudantesPeles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negrostitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALEMBARGADO-RESTRITO.pdfapplication/pdf275372http://repositorio.ufes.br/bitstreams/dbf1bc25-a055-4213-9fea-c60206cf9506/downloadf19515a01cb1c30076d7f7ba8c48dd73MD52ORIGINAL10/156732024-09-23 08:25:05.108oai:repositorio.ufes.br:10/15673http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:13.146931Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
spellingShingle Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
Ancillotti, Caio Gracco Lima
Psicologia
Racismo
desenvolvimento profissional
carreira
estudantes
subject.br-rjbn
title_short Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
title_full Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
title_fullStr Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
title_full_unstemmed Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
title_sort Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros
author Ancillotti, Caio Gracco Lima
author_facet Ancillotti, Caio Gracco Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4820-7997
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6944894975289037
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Priscilla de Oliveira Martins da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000229226607
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7158091678487373
dc.contributor.author.fl_str_mv Ancillotti, Caio Gracco Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Menandro, Maria Cristina Smith
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4339-2975
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5351297661579846
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Teixeira, Juliana Cristina
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5186-3234
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3705084565039896
contributor_str_mv Silva, Priscilla de Oliveira Martins da
Menandro, Maria Cristina Smith
Teixeira, Juliana Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Psicologia
topic Psicologia
Racismo
desenvolvimento profissional
carreira
estudantes
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
desenvolvimento profissional
carreira
estudantes
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description Racism is one of the structural phenomena of Brazilian society, whose effects are felt, mainly, by black individuals, who are constantly submitted to processes of exclusion and marginalization in different areas of their lives, including academically and professionally. Therefore, this study aimed to analyze the influence of racism in the career construction of black college students from a Public Higher Education Institution. For this, adopting the Career Construction Theory as a reference, six studies were developed from interviews, narrative and semi-structured, with 27 self-declared black undergraduates.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:52:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/15673
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/15673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Humanas e Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/dbf1bc25-a055-4213-9fea-c60206cf9506/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f19515a01cb1c30076d7f7ba8c48dd73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022547480936448