O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Elezeare Lima de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9250
Resumo: Public elementary education, arranged in the format of grupo escolar, whose model was the generator of the first public elementary school in Vitória, Public School Gomes Cardin, is the object of this research. Our attention goes to the object in search of meanings which will allow us to understand the paths and difficulties of school, as well as the place this kind of school took in the actions of the government and in the context of the city during the period of time from Cardin Reform (1908) including the inauguration of the school in the same year and the moving of the school to another building in 1926. Period which was taken as a time cut, and as basis for the assessment of the sources. For the proceedings of the documentary analysis, we were guided by presuppositions of cultural history, in the perspectives, among others, of the concepts of strategy and tactic, the conceptions of reality in history from Michel de Certeau’s reflections. As we work with relations of power, and, consequently, of force, the propositions of Ginzburg matter to us, from history in fragments, in the composition of the whole, impregnated and expressed in signs, left where power “silences” and produces silences, which, when focused, reveal fragile voices, but producers of possibilities of news approaches, new readings of history.
id UFES_bf7e08f18e181fc03964bf9a9f18445b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/9250
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Franco, Sebastião PimentelAssis, Elezeare Lima deSimões, Regina HelenaSchwartz, Cleonara MariaFaria Filho, Luciano Mendes de2018-08-01T23:44:37Z2018-08-012018-08-01T23:44:37Z2014-07-08Public elementary education, arranged in the format of grupo escolar, whose model was the generator of the first public elementary school in Vitória, Public School Gomes Cardin, is the object of this research. Our attention goes to the object in search of meanings which will allow us to understand the paths and difficulties of school, as well as the place this kind of school took in the actions of the government and in the context of the city during the period of time from Cardin Reform (1908) including the inauguration of the school in the same year and the moving of the school to another building in 1926. Period which was taken as a time cut, and as basis for the assessment of the sources. For the proceedings of the documentary analysis, we were guided by presuppositions of cultural history, in the perspectives, among others, of the concepts of strategy and tactic, the conceptions of reality in history from Michel de Certeau’s reflections. As we work with relations of power, and, consequently, of force, the propositions of Ginzburg matter to us, from history in fragments, in the composition of the whole, impregnated and expressed in signs, left where power “silences” and produces silences, which, when focused, reveal fragile voices, but producers of possibilities of news approaches, new readings of history.A educação pública primária, ordenada dentro do formato de escola graduada cujo modelo foi gerador do primeiro grupo escolar de Vitória, o Gomes Cardim, é o objeto dessa pesquisa. O olhar se levanta para o objeto em busca de sentidos que nos permitam entender os percursos e percalços da educação pública, assim como o lugar que a escola graduada ocupou nas ações de governo e no contexto da cidade no tempo decorrido entre a Reforma Cardim (1908), incluindo a inauguração do grupo escolar, nesse mesmo ano, e, a mudança da escola para o prédio construído para abrigá-lo em 1926. Tempo que tomamos para o recorte temporal, e tomamos como base para o levantamento das fontes. Para os procedimentos da análise documental guiou-nos os pressupostos da história cultural, nas perspectivas, dentre outras, dos conceitos de estratégia e tática, das concepções do real em história a partir das reflexões encaminhadas por Michel de Certeau. E, por trabalhar com as relações de poder, e, portanto, de força, importa-nos as proposições de Ginzburg, a partir da história em fragmentos, na composição do todo, impressa e expressa em sinais, em indícios, deixados onde o poder “silencia”, e, produz silêncios, que quando focalizados, revelam vozes fragilizadas, mas, produtoras de possibilidades de novas abordagens, de novas releituras da história.TextASSIS, Elezeare Lima de. O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926). 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2014.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9250porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em HistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFESBRSchoolEducationHistoryEscolaGrupo Escolar Gomes Cardim - Espírito Santo - HistóriaEducação - História - Período republicanoEducação - Espírito Santo (Estado)História - Espírito Santo (Estado)História93/99O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_7857_Dissertação - Elezeare Lima de Assis.pdftese_7857_Dissertação - Elezeare Lima de Assis.pdfapplication/pdf3039702http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f5e7b244-0c38-4679-98f6-25769d9db2cc/downloadfe347236025e9f76881ee9f481f516f4MD5110/92502024-07-02 14:49:20.268oai:repositorio.ufes.br:10/9250http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-02T14:49:20Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
title O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
spellingShingle O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
Assis, Elezeare Lima de
School
Education
History
Escola
Grupo Escolar Gomes Cardim - Espírito Santo - História
Educação - História - Período republicano
História
Educação - Espírito Santo (Estado)
História - Espírito Santo (Estado)
93/99
title_short O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
title_full O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
title_fullStr O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
title_full_unstemmed O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
title_sort O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926)
author Assis, Elezeare Lima de
author_facet Assis, Elezeare Lima de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sebastião Pimentel
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Elezeare Lima de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Simões, Regina Helena
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schwartz, Cleonara Maria
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Faria Filho, Luciano Mendes de
contributor_str_mv Franco, Sebastião Pimentel
Simões, Regina Helena
Schwartz, Cleonara Maria
Faria Filho, Luciano Mendes de
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Education
History
topic School
Education
History
Escola
Grupo Escolar Gomes Cardim - Espírito Santo - História
Educação - História - Período republicano
História
Educação - Espírito Santo (Estado)
História - Espírito Santo (Estado)
93/99
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Grupo Escolar Gomes Cardim - Espírito Santo - História
Educação - História - Período republicano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Educação - Espírito Santo (Estado)
História - Espírito Santo (Estado)
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 93/99
description Public elementary education, arranged in the format of grupo escolar, whose model was the generator of the first public elementary school in Vitória, Public School Gomes Cardin, is the object of this research. Our attention goes to the object in search of meanings which will allow us to understand the paths and difficulties of school, as well as the place this kind of school took in the actions of the government and in the context of the city during the period of time from Cardin Reform (1908) including the inauguration of the school in the same year and the moving of the school to another building in 1926. Period which was taken as a time cut, and as basis for the assessment of the sources. For the proceedings of the documentary analysis, we were guided by presuppositions of cultural history, in the perspectives, among others, of the concepts of strategy and tactic, the conceptions of reality in history from Michel de Certeau’s reflections. As we work with relations of power, and, consequently, of force, the propositions of Ginzburg matter to us, from history in fragments, in the composition of the whole, impregnated and expressed in signs, left where power “silences” and produces silences, which, when focused, reveal fragile voices, but producers of possibilities of news approaches, new readings of history.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T23:44:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T23:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSIS, Elezeare Lima de. O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926). 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/9250
identifier_str_mv ASSIS, Elezeare Lima de. O grupo escolar Gomes Cardim na perspectiva histórica do Espírito Santo nos anos iniciais da República: uma instituição escolar entre edificações (1908-1926). 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2014.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/9250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em História
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f5e7b244-0c38-4679-98f6-25769d9db2cc/download
bitstream.checksum.fl_str_mv fe347236025e9f76881ee9f481f516f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309192405680128