Modos de encenação discursiva em peças publicitárias e promocionais do discurso tabagista e antitabagista no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/6790 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma análise comparada dos discursos publicitário e promocional a partir da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, com foco na teoria dos gêneros-contratos. Escolheram-se como corpus peças de campanhas publicitárias e promocionais relacionadas ao discurso tabagista e antitabagista, respectivamente, produzidas e divulgadas a partir da década de sessenta no Brasil. Essas peças estão relacionadas a dez reportagens publicadas na revista Veja, entre os anos de 1969 e 2002. Busca-se mais especificamente a descrição e comparação dos níveis de linguagem que compõem esses discursos: situacional, discursivo e formal. Investiga-se como o discurso promocional antitabagista reage à cultura publicitária do tabagismo, produzindo uma encenação discursiva, em que recursos de forte impacto contrapõem-se aos efeitos de sentido produzidos pelo discurso publicitário, de modo a obter uma maior adesão do público. |
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Almeida, Júlia Maria Costa deLordes, Antonio WallaceTomazi, Micheline MattediOlímpio, Hilda de Oliveira2017-05-08T14:22:49Z2017-05-10T06:00:04Z2012-11-082012-11-08Este trabalho propõe uma análise comparada dos discursos publicitário e promocional a partir da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, com foco na teoria dos gêneros-contratos. Escolheram-se como corpus peças de campanhas publicitárias e promocionais relacionadas ao discurso tabagista e antitabagista, respectivamente, produzidas e divulgadas a partir da década de sessenta no Brasil. Essas peças estão relacionadas a dez reportagens publicadas na revista Veja, entre os anos de 1969 e 2002. Busca-se mais especificamente a descrição e comparação dos níveis de linguagem que compõem esses discursos: situacional, discursivo e formal. Investiga-se como o discurso promocional antitabagista reage à cultura publicitária do tabagismo, produzindo uma encenação discursiva, em que recursos de forte impacto contrapõem-se aos efeitos de sentido produzidos pelo discurso publicitário, de modo a obter uma maior adesão do público.Ce travail propose une analyse comparée des discours publicitaires et promotionnels, en se basant sur la théorie Sémiolinguistique de Patrick Charaudeau, conjointement à celle des "genres-contrat". Pour les buts de ce travail, on a selectionné un corpus constitué des pièces de campagnes publicitaires et promotionnelles pro ou anti-tabagisme, respectivement, produites et diffusées à partir des années 1960 au Brésil. Ces pièces sont relationnées aux dix reportagens publiés a la révue Veja, entre les années de 1969 et 2002. Nous y recherchons plus spécifiquement la description et la comparaison des différents niveaux de langage qui composent ces discours: familier, discursif et soutenu. Nous enquêtons également sur la manière dont le discours promotionnel anti-tabagisme réagit à la culture publicitaire du tabagisme, produisant une mise-en-scène discursive, dans laquelle des ressources de fort impact s'opposent aux effets produits par le discours publicitaire afin d’en obtenir une plus grande adhésion du public.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/6790porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Estudos LinguísticosPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFESBRAnálise do discursoFumo - VícioCampanhas publicitáriasEstratégiaLinguística80Modos de encenação discursiva em peças publicitárias e promocionais do discurso tabagista e antitabagista no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertacao Antonio Walace Lordes.pdfDissertacao Antonio Walace Lordes.pdfapplication/pdf169694916http://repositorio.ufes.br/bitstreams/41add9b1-ab06-47c8-9903-7da9673c280b/download35afa9a90e3617049954f1528972d1ddMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufes.br/bitstreams/bda683dc-9509-4f08-ac8a-f7dba9335f73/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822064http://repositorio.ufes.br/bitstreams/91a253ae-ec55-43fc-aadb-955a70a81a71/downloadef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2fafMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://repositorio.ufes.br/bitstreams/32df380a-971b-498c-a059-5102b6d16002/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b0a4b895-ce6c-421a-b8ec-28a7476b69ef/download8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5510/67902024-07-01 20:21:01.603oai:repositorio.ufes.br:10/6790http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:29:33.800324Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)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 |
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