A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/12505 |
Resumo: | This historiographic research investigates the process of inclusion of African and AfroBrazilian historical narratives in History and Pedagogy degree courses at the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), from 1990 to 2010. Developed from the perspective of the evidentiary paradigm, in dialogue with theories and methods of Italian microhistory, particularly with the writing of history proposed by historians Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012A; 2012b) and Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), uses as sources institutional documents, curricula and teaching programs, textbooks and journalistic articles on the subject. In the context of the social, political, cultural and economic transformations that took place in the investigated period, it analyzes pressure exerted by social movements for the approval of laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and their consequences in the context of teacher training. |
id |
UFES_c72444d53b2fd2dc85d18ae125cd28bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/12505 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Simões, Regina Helena Silvahttp://lattes.cnpq.br/6496906753146666Pinto, Luiz Antonio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5234667484448713Carvalho, Janete Magalhaeshttp://lattes.cnpq.br/4780081698750924Oliveira, Osvaldo Martins dehttp://lattes.cnpq.br/3039095049409337Fonseca, Marcus ViniciusBarzano, Marco Antonio Leandro2024-05-29T20:55:21Z2024-05-29T20:55:21Z2023-10-13This historiographic research investigates the process of inclusion of African and AfroBrazilian historical narratives in History and Pedagogy degree courses at the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), from 1990 to 2010. Developed from the perspective of the evidentiary paradigm, in dialogue with theories and methods of Italian microhistory, particularly with the writing of history proposed by historians Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012A; 2012b) and Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), uses as sources institutional documents, curricula and teaching programs, textbooks and journalistic articles on the subject. In the context of the social, political, cultural and economic transformations that took place in the investigated period, it analyzes pressure exerted by social movements for the approval of laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and their consequences in the context of teacher training.Esta pesquisa historiográfica investiga o processo de inclusão de narrativas históricas africanas e afro-brasileiras nos cursos de licenciatura em História e Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 1990 a 2010. Desenvolvida na perspectiva do paradigma indiciário, em interlocução com teorias e métodos da micro-história italiana, particularmente com a escrita da história proposta pelos historiadores Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012ª; 2012b) e Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), utiliza como fontes documentos institucionais, currículos e programas de ensino, livros didáticos e matérias jornalísticas sobre o tema. No contexto das transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ocorridas no período investigado, analisa pressões exercidas pelos movimentos sociais para a aprovação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e os seus desdobramentos no âmbito da formação de professores/as.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12505porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoEducaçãoHistória AfricanaHistória Afro-brasileiraLicenciatura em PedagogiaLicenciatura em HistóriaHistória da Educação no Espírito SantoA inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALLuizAntonioGomesPinto-2023-tese.pdfapplication/pdf3208305http://repositorio.ufes.br/bitstreams/fb302398-2b10-40a7-8fb2-0401738e739b/download0e401c0270527ec9b0f18a50f32d70b2MD5110/125052024-09-26 10:27:56.697oai:repositorio.ufes.br:10/12505http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:01:07.391734Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
title |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
spellingShingle |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) Pinto, Luiz Antonio Gomes Educação História Africana História Afro-brasileira Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em História História da Educação no Espírito Santo |
title_short |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
title_full |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
title_fullStr |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
title_full_unstemmed |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
title_sort |
A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010) |
author |
Pinto, Luiz Antonio Gomes |
author_facet |
Pinto, Luiz Antonio Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5234667484448713 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Regina Helena Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6496906753146666 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Luiz Antonio Gomes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carvalho, Janete Magalhaes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4780081698750924 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Osvaldo Martins de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3039095049409337 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fonseca, Marcus Vinicius |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Barzano, Marco Antonio Leandro |
contributor_str_mv |
Simões, Regina Helena Silva Carvalho, Janete Magalhaes Oliveira, Osvaldo Martins de Fonseca, Marcus Vinicius Barzano, Marco Antonio Leandro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação História Africana História Afro-brasileira Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em História História da Educação no Espírito Santo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Africana História Afro-brasileira Licenciatura em Pedagogia Licenciatura em História História da Educação no Espírito Santo |
description |
This historiographic research investigates the process of inclusion of African and AfroBrazilian historical narratives in History and Pedagogy degree courses at the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), from 1990 to 2010. Developed from the perspective of the evidentiary paradigm, in dialogue with theories and methods of Italian microhistory, particularly with the writing of history proposed by historians Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012A; 2012b) and Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), uses as sources institutional documents, curricula and teaching programs, textbooks and journalistic articles on the subject. In the context of the social, political, cultural and economic transformations that took place in the investigated period, it analyzes pressure exerted by social movements for the approval of laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and their consequences in the context of teacher training. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-29T20:55:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-29T20:55:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/12505 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/12505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Doutorado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/fb302398-2b10-40a7-8fb2-0401738e739b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e401c0270527ec9b0f18a50f32d70b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022568769126400 |