A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luiz Antonio Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12505
Resumo: This historiographic research investigates the process of inclusion of African and AfroBrazilian historical narratives in History and Pedagogy degree courses at the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), from 1990 to 2010. Developed from the perspective of the evidentiary paradigm, in dialogue with theories and methods of Italian microhistory, particularly with the writing of history proposed by historians Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012A; 2012b) and Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), uses as sources institutional documents, curricula and teaching programs, textbooks and journalistic articles on the subject. In the context of the social, political, cultural and economic transformations that took place in the investigated period, it analyzes pressure exerted by social movements for the approval of laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and their consequences in the context of teacher training.
id UFES_c72444d53b2fd2dc85d18ae125cd28bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/12505
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Simões, Regina Helena Silvahttp://lattes.cnpq.br/6496906753146666Pinto, Luiz Antonio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5234667484448713Carvalho, Janete Magalhaeshttp://lattes.cnpq.br/4780081698750924Oliveira, Osvaldo Martins dehttp://lattes.cnpq.br/3039095049409337Fonseca, Marcus ViniciusBarzano, Marco Antonio Leandro2024-05-29T20:55:21Z2024-05-29T20:55:21Z2023-10-13This historiographic research investigates the process of inclusion of African and AfroBrazilian historical narratives in History and Pedagogy degree courses at the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), from 1990 to 2010. Developed from the perspective of the evidentiary paradigm, in dialogue with theories and methods of Italian microhistory, particularly with the writing of history proposed by historians Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012A; 2012b) and Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), uses as sources institutional documents, curricula and teaching programs, textbooks and journalistic articles on the subject. In the context of the social, political, cultural and economic transformations that took place in the investigated period, it analyzes pressure exerted by social movements for the approval of laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and their consequences in the context of teacher training.Esta pesquisa historiográfica investiga o processo de inclusão de narrativas históricas africanas e afro-brasileiras nos cursos de licenciatura em História e Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 1990 a 2010. Desenvolvida na perspectiva do paradigma indiciário, em interlocução com teorias e métodos da micro-história italiana, particularmente com a escrita da história proposta pelos historiadores Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012ª; 2012b) e Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), utiliza como fontes documentos institucionais, currículos e programas de ensino, livros didáticos e matérias jornalísticas sobre o tema. No contexto das transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ocorridas no período investigado, analisa pressões exercidas pelos movimentos sociais para a aprovação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e os seus desdobramentos no âmbito da formação de professores/as.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12505porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoEducaçãoHistória AfricanaHistória Afro-brasileiraLicenciatura em PedagogiaLicenciatura em HistóriaHistória da Educação no Espírito SantoA inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALLuizAntonioGomesPinto-2023-tese.pdfapplication/pdf3208305http://repositorio.ufes.br/bitstreams/fb302398-2b10-40a7-8fb2-0401738e739b/download0e401c0270527ec9b0f18a50f32d70b2MD5110/125052024-09-26 10:27:56.697oai:repositorio.ufes.br:10/12505http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:01:07.391734Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
title A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
spellingShingle A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
Pinto, Luiz Antonio Gomes
Educação
História Africana
História Afro-brasileira
Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em História
História da Educação no Espírito Santo
title_short A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
title_full A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
title_fullStr A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
title_full_unstemmed A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
title_sort A inserção de narrativas históricas africanas e afrobrasileiras em programas de ensino de cursos de licenciatura em história e pedagogia (1990-2010)
author Pinto, Luiz Antonio Gomes
author_facet Pinto, Luiz Antonio Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5234667484448713
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Regina Helena Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6496906753146666
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luiz Antonio Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhaes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4780081698750924
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Osvaldo Martins de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3039095049409337
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fonseca, Marcus Vinicius
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Barzano, Marco Antonio Leandro
contributor_str_mv Simões, Regina Helena Silva
Carvalho, Janete Magalhaes
Oliveira, Osvaldo Martins de
Fonseca, Marcus Vinicius
Barzano, Marco Antonio Leandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
História Africana
História Afro-brasileira
Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em História
História da Educação no Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv História Africana
História Afro-brasileira
Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em História
História da Educação no Espírito Santo
description This historiographic research investigates the process of inclusion of African and AfroBrazilian historical narratives in History and Pedagogy degree courses at the Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), from 1990 to 2010. Developed from the perspective of the evidentiary paradigm, in dialogue with theories and methods of Italian microhistory, particularly with the writing of history proposed by historians Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012A; 2012b) and Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), uses as sources institutional documents, curricula and teaching programs, textbooks and journalistic articles on the subject. In the context of the social, political, cultural and economic transformations that took place in the investigated period, it analyzes pressure exerted by social movements for the approval of laws 10.639/2003 and 11.645/2008 and their consequences in the context of teacher training.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-29T20:55:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-29T20:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/12505
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/12505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/fb302398-2b10-40a7-8fb2-0401738e739b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e401c0270527ec9b0f18a50f32d70b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022568769126400