Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Tania Cristina Gonçalves Baptista
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7535
Resumo: The present paper introduces an experience conducted with students from the first grade of a public high school, using the software “Tabulae” as an additional resource in plane geometry teaching. “Tabulae” is a free software of dynamic geometry. We present didactic sequences that make it possible to students take their own conclusions about the mathematical properties of concepts involved through its constructions and manipulations so that they become active participants in the teaching-learning process. The contents covered are Similarity of Triangles, Homothetic Transformation, Area and Perimeter of Plane Figures. We also propose a question relating concepts of Function and Area. The activities presented here can be applied to students from the ninth series of elementary school.
id UFES_cdd051f495a96734c1882808a19cc2ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7535
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Rosado Filho, MoacirStein, Tania Cristina Gonçalves BaptistaRosado Filho, Moacir2018-08-01T22:32:46Z2018-08-012018-08-01T22:32:46Z2016-07-05The present paper introduces an experience conducted with students from the first grade of a public high school, using the software “Tabulae” as an additional resource in plane geometry teaching. “Tabulae” is a free software of dynamic geometry. We present didactic sequences that make it possible to students take their own conclusions about the mathematical properties of concepts involved through its constructions and manipulations so that they become active participants in the teaching-learning process. The contents covered are Similarity of Triangles, Homothetic Transformation, Area and Perimeter of Plane Figures. We also propose a question relating concepts of Function and Area. The activities presented here can be applied to students from the ninth series of elementary school.O presente trabalho apresenta uma experiência com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, utilizando o software Tabulae como recurso auxiliar no ensino da Geometria Plana. O Tabulae é um software de Geometria Dinâmica gratuito. Apresentamos sequências didáticas que possibilitem fazer com o que os alunos tirem suas próprias conclusões sobre as propriedades matemáticas dos conceitos envolvidos, por meio de suas construções e manipulações, de maneira que se tornem participantes ativos no processo ensino-aprendizagem. Os conteúdos contemplados são Semelhança de Triângulos, Homotetia, Área e Perímetro de Figuras Planas. Também propomos uma questão que relaciona conceitos de Função e Área. As atividades apresentadas aqui podem ser aplicadas a alunos a partir da nona série do Ensino Fundamental.TextSTEIN, Tania Cristina Gonçalves Baptista. Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.http://repositorio.ufes.br/handle/10/7535porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasGeometryTeachingSequences (Math)Tabulae (Software)GeometriaSequências (Matemática)EnsinoSequências (Matemática)EnsinoMatemática51Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometriaAn experience with the software tabulae as an aid in teaching geometryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALTaniaCristinaGonçalvesBaptistaStein-2016-trabalho.pdfapplication/pdf1411500http://repositorio.ufes.br/bitstreams/119eb5da-7ebe-4d48-a9d9-448cc6325660/downloadda5233b8a7a0b773473fec3c5c1e4adbMD5110/75352024-06-30 16:50:56.228oai:repositorio.ufes.br:10/7535http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:29:58.184874Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
dc.title.alternative.none.fl_str_mv An experience with the software tabulae as an aid in teaching geometry
title Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
spellingShingle Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
Stein, Tania Cristina Gonçalves Baptista
Geometry
Teaching
Sequences (Math)
Tabulae (Software)
Geometria
Sequências (Matemática)
Ensino
Matemática
Sequências (Matemática)
Ensino
51
title_short Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
title_full Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
title_fullStr Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
title_full_unstemmed Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
title_sort Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria
author Stein, Tania Cristina Gonçalves Baptista
author_facet Stein, Tania Cristina Gonçalves Baptista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosado Filho, Moacir
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Tania Cristina Gonçalves Baptista
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosado Filho, Moacir
contributor_str_mv Rosado Filho, Moacir
Rosado Filho, Moacir
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometry
Teaching
Sequences (Math)
topic Geometry
Teaching
Sequences (Math)
Tabulae (Software)
Geometria
Sequências (Matemática)
Ensino
Matemática
Sequências (Matemática)
Ensino
51
dc.subject.por.fl_str_mv Tabulae (Software)
Geometria
Sequências (Matemática)
Ensino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Sequências (Matemática)
Ensino
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 51
description The present paper introduces an experience conducted with students from the first grade of a public high school, using the software “Tabulae” as an additional resource in plane geometry teaching. “Tabulae” is a free software of dynamic geometry. We present didactic sequences that make it possible to students take their own conclusions about the mathematical properties of concepts involved through its constructions and manipulations so that they become active participants in the teaching-learning process. The contents covered are Similarity of Triangles, Homothetic Transformation, Area and Perimeter of Plane Figures. We also propose a question relating concepts of Function and Area. The activities presented here can be applied to students from the ninth series of elementary school.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T22:32:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T22:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STEIN, Tania Cristina Gonçalves Baptista. Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7535
identifier_str_mv STEIN, Tania Cristina Gonçalves Baptista. Uma experiência com o software tabulae como auxílio no ensino de geometria. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2016.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/119eb5da-7ebe-4d48-a9d9-448cc6325660/download
bitstream.checksum.fl_str_mv da5233b8a7a0b773473fec3c5c1e4adb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022600712945664