Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/9508 |
Resumo: | abstract |
id |
UFES_ce6c3176ab4e2a9c6b62112e55ef3a05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/9508 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Rosa, Rodrigo de AlvarengaPimenta, Lucas de BarrosAlves, Elcio CassimiroResendo, Leandro ColombiSabino, Jodelson Aguilar2018-08-01T23:58:58Z2018-08-012018-08-01T23:58:58Z2018-03-22abstractO transporte ferroviário cresceu no Brasil nos últimos anos e, assim, é necessário aumentar a capacidade das ferrovias. Uma forma de aumentar a capacidade das ferrovias é tornar os terminais ferroviários mais eficientes reduzindo o tempo de operação dos lotes de vagões nesses terminais. Esses, por sua vez, vêm recebendo investimentos em novos recursos, o que acresce a complexidade de planejamento nestes terminais, o que pode acarretar que os lotes de vagões fiquem mais tempo parados aguardando para serem operados, gerando custos e diminuindo a capacidade de transporte das ferrovias. Assim, esta dissertação propõe um modelo matemático baseado no Multi-Mode Resource Constrained Project Scheduling Problem (MRCPSP) para realizar o planejamento das atividades no terminal em função dos lotes de vagões que serão recebidos visando minimizar estadia desses lotes, incluindo o conceito de retenção para planejamento das atividades, a variação da disponibilidade de recursos ao longo do tempo em função de manutenção e, ainda, a alternativa dessas atividades serem processadas por modos diferentes (operação por múltiplos modos), considerando, além disso, o tempo de preparação de recursos (denominado tempo de setup). Após a revisão da bibliografia, não foi encontrado nenhum modelo matemático baseado no MRCPSP que considera o conceito de retenção dos recursos após processamento da atividade para aguardar a atividade sucessora ser concluída e, somado a isso, não foi identificada a aplicação desse modelo matemático a pátios ou terminais ferroviários levando em consideração diversos recursos por atividade, múltiplos modos de operação, possibilidade de indisponibilidade de recursos ao longo do tempo e tempo de setup. O modelo matemático foi testado com dados reais de um terminal ferroviário utilizando o CPLEX 12.6 para executar o modelo matemático proposto, com resultados melhores do que o planejamento das atividades realizado no terminal.TextPIMENTA, Lucas de Barros. Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9508porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoTerminal ferroviárioMúltiplos recursosMúltiplos modosTempo de setupTerminais ferroviários - Programas de atividadesAlocação de recursosPlanejamentoModelos matemáticosEngenharia Civil624Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALLucas-de-Barros-Pimenta-2018-trabalho.pdfapplication/pdf14945611http://repositorio.ufes.br/bitstreams/5972516a-973b-455c-bd49-3e328082974d/downloadeb479ddede30cf7fbde0e1a02f7b1c65MD5110/95082024-07-17 16:55:40.753oai:repositorio.ufes.br:10/9508http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:59:30.844637Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
title |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
spellingShingle |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários Pimenta, Lucas de Barros Terminal ferroviário Múltiplos recursos Múltiplos modos Tempo de setup Engenharia Civil Terminais ferroviários - Programas de atividades Alocação de recursos Planejamento Modelos matemáticos 624 |
title_short |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
title_full |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
title_fullStr |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
title_full_unstemmed |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
title_sort |
Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários |
author |
Pimenta, Lucas de Barros |
author_facet |
Pimenta, Lucas de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Rodrigo de Alvarenga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Lucas de Barros |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alves, Elcio Cassimiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Resendo, Leandro Colombi |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sabino, Jodelson Aguilar |
contributor_str_mv |
Rosa, Rodrigo de Alvarenga Alves, Elcio Cassimiro Resendo, Leandro Colombi Sabino, Jodelson Aguilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terminal ferroviário Múltiplos recursos Múltiplos modos Tempo de setup |
topic |
Terminal ferroviário Múltiplos recursos Múltiplos modos Tempo de setup Engenharia Civil Terminais ferroviários - Programas de atividades Alocação de recursos Planejamento Modelos matemáticos 624 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Terminais ferroviários - Programas de atividades Alocação de recursos Planejamento Modelos matemáticos |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
624 |
description |
abstract |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-01T23:58:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-01T23:58:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIMENTA, Lucas de Barros. Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/9508 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Lucas de Barros. Planejamento das atividades e da utilização dos recursos na operação de vagões em terminais ferroviários. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/9508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Engenharia Civil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/5972516a-973b-455c-bd49-3e328082974d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb479ddede30cf7fbde0e1a02f7b1c65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022556999909376 |