Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/18228 |
Resumo: | This dissertation presents a didactic sequence for teaching the area and volume of prisms and pyramids, using the Geogebra application with augmented reality as a support tool. The aim of the study is to explore the pedagogical potential of technology in the teaching of spatial geometry, seeking to provide more dynamic and meaningful learning for high school students. The work begins with a review of the fundamental concepts of spatial geometry, including definitions of prisms, pyramids and calculations of their areas and volumes. It then goes on to detail the didactic sequence developed, which was applied to secondary school students. The sequence includes activities for constructing and manipulating geometric solids using Geogebra, allowing students to visualize and interact with three-dimensional objects in an innovative way, facilitating understanding of the overarching concepts. |
id |
UFES_ee16cbee2ce7f354e902333134ef240a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/18228 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentadaGeometria espacialRealidade aumentadaEnsino de matemáticaMatemáticaThis dissertation presents a didactic sequence for teaching the area and volume of prisms and pyramids, using the Geogebra application with augmented reality as a support tool. The aim of the study is to explore the pedagogical potential of technology in the teaching of spatial geometry, seeking to provide more dynamic and meaningful learning for high school students. The work begins with a review of the fundamental concepts of spatial geometry, including definitions of prisms, pyramids and calculations of their areas and volumes. It then goes on to detail the didactic sequence developed, which was applied to secondary school students. The sequence includes activities for constructing and manipulating geometric solids using Geogebra, allowing students to visualize and interact with three-dimensional objects in an innovative way, facilitating understanding of the overarching concepts.Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de área e volume de prismas e pirâmides, utilizando o aplicativo Geogebra com realidade aumentada como ferramenta de apoio. O objetivo do estudo é explorar o potencial pedagógico da tecnologia no ensino de geometria espacial, buscando proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e significativa para estudantes do ensino médio. O trabalho inicia-se com uma revisão dos conceitos fundamentais de geometria espacial, incluindo definições de prismas, pirâmides e os cálculos de suas áreas e volumes. Em seguida, é detalhada a sequência didática desenvolvida, que foi aplicada aos alunos da segunda série do ensino médio. A sequência inclui atividades de construção e manipulação de sólidos geométricos utilizando o Geogebra, permitindo que os alunos visualizem e interajam com os objetos tridimensionais de maneira inovadora, facilitando a compreensão dos conceitos abrangentes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAraujo, Alancardek Pereirahttps://orcid.org/0000-0001-5183-8805Valentim, Fábio Júlio da SilvaMagela, Mateus MendesMacedo, Fabrício Alves2024-12-13T22:39:17Z2024-12-13T22:39:17Z2024-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/18228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-12-13T19:45:39Zoai:repositorio.ufes.br:10/18228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-12-13T19:45:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
title |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
spellingShingle |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada Macedo, Fabrício Alves Geometria espacial Realidade aumentada Ensino de matemática Matemática |
title_short |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
title_full |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
title_fullStr |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
title_sort |
Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada |
author |
Macedo, Fabrício Alves |
author_facet |
Macedo, Fabrício Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Alancardek Pereira https://orcid.org/0000-0001-5183-8805 Valentim, Fábio Júlio da Silva Magela, Mateus Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Fabrício Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria espacial Realidade aumentada Ensino de matemática Matemática |
topic |
Geometria espacial Realidade aumentada Ensino de matemática Matemática |
description |
This dissertation presents a didactic sequence for teaching the area and volume of prisms and pyramids, using the Geogebra application with augmented reality as a support tool. The aim of the study is to explore the pedagogical potential of technology in the teaching of spatial geometry, seeking to provide more dynamic and meaningful learning for high school students. The work begins with a review of the fundamental concepts of spatial geometry, including definitions of prisms, pyramids and calculations of their areas and volumes. It then goes on to detail the didactic sequence developed, which was applied to secondary school students. The sequence includes activities for constructing and manipulating geometric solids using Geogebra, allowing students to visualize and interact with three-dimensional objects in an innovative way, facilitating understanding of the overarching concepts. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-12-13T22:39:17Z 2024-12-13T22:39:17Z 2024-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/18228 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/18228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1825904484345184256 |