Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Fabrício Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/18228
Resumo: This dissertation presents a didactic sequence for teaching the area and volume of prisms and pyramids, using the Geogebra application with augmented reality as a support tool. The aim of the study is to explore the pedagogical potential of technology in the teaching of spatial geometry, seeking to provide more dynamic and meaningful learning for high school students. The work begins with a review of the fundamental concepts of spatial geometry, including definitions of prisms, pyramids and calculations of their areas and volumes. It then goes on to detail the didactic sequence developed, which was applied to secondary school students. The sequence includes activities for constructing and manipulating geometric solids using Geogebra, allowing students to visualize and interact with three-dimensional objects in an innovative way, facilitating understanding of the overarching concepts.
id UFES_ee16cbee2ce7f354e902333134ef240a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/18228
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentadaGeometria espacialRealidade aumentadaEnsino de matemáticaMatemáticaThis dissertation presents a didactic sequence for teaching the area and volume of prisms and pyramids, using the Geogebra application with augmented reality as a support tool. The aim of the study is to explore the pedagogical potential of technology in the teaching of spatial geometry, seeking to provide more dynamic and meaningful learning for high school students. The work begins with a review of the fundamental concepts of spatial geometry, including definitions of prisms, pyramids and calculations of their areas and volumes. It then goes on to detail the didactic sequence developed, which was applied to secondary school students. The sequence includes activities for constructing and manipulating geometric solids using Geogebra, allowing students to visualize and interact with three-dimensional objects in an innovative way, facilitating understanding of the overarching concepts.Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de área e volume de prismas e pirâmides, utilizando o aplicativo Geogebra com realidade aumentada como ferramenta de apoio. O objetivo do estudo é explorar o potencial pedagógico da tecnologia no ensino de geometria espacial, buscando proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e significativa para estudantes do ensino médio. O trabalho inicia-se com uma revisão dos conceitos fundamentais de geometria espacial, incluindo definições de prismas, pirâmides e os cálculos de suas áreas e volumes. Em seguida, é detalhada a sequência didática desenvolvida, que foi aplicada aos alunos da segunda série do ensino médio. A sequência inclui atividades de construção e manipulação de sólidos geométricos utilizando o Geogebra, permitindo que os alunos visualizem e interajam com os objetos tridimensionais de maneira inovadora, facilitando a compreensão dos conceitos abrangentes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAraujo, Alancardek Pereirahttps://orcid.org/0000-0001-5183-8805Valentim, Fábio Júlio da SilvaMagela, Mateus MendesMacedo, Fabrício Alves2024-12-13T22:39:17Z2024-12-13T22:39:17Z2024-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/18228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-12-13T19:45:39Zoai:repositorio.ufes.br:10/18228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-12-13T19:45:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
title Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
spellingShingle Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
Macedo, Fabrício Alves
Geometria espacial
Realidade aumentada
Ensino de matemática
Matemática
title_short Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
title_full Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
title_fullStr Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
title_full_unstemmed Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
title_sort Contribuições para o ensino de geometria espacial com uso do GeoGebra em articulação com realidade aumentada
author Macedo, Fabrício Alves
author_facet Macedo, Fabrício Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Alancardek Pereira
https://orcid.org/0000-0001-5183-8805
Valentim, Fábio Júlio da Silva
Magela, Mateus Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Fabrício Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria espacial
Realidade aumentada
Ensino de matemática
Matemática
topic Geometria espacial
Realidade aumentada
Ensino de matemática
Matemática
description This dissertation presents a didactic sequence for teaching the area and volume of prisms and pyramids, using the Geogebra application with augmented reality as a support tool. The aim of the study is to explore the pedagogical potential of technology in the teaching of spatial geometry, seeking to provide more dynamic and meaningful learning for high school students. The work begins with a review of the fundamental concepts of spatial geometry, including definitions of prisms, pyramids and calculations of their areas and volumes. It then goes on to detail the didactic sequence developed, which was applied to secondary school students. The sequence includes activities for constructing and manipulating geometric solids using Geogebra, allowing students to visualize and interact with three-dimensional objects in an innovative way, facilitating understanding of the overarching concepts.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-12-13T22:39:17Z
2024-12-13T22:39:17Z
2024-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/18228
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/18228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Exatas
UFES
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Exatas
UFES
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1825904484345184256