Pomerisch Språk Urer Portugijsisch? Interação comunicativa em crianças pomeranas bilingues com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/14159 |
Resumo: | It is a study carried out with pomeranian children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) living in a city in Espírito Santo, known as the most pomeranian in Brazil, where a large part of the population has simultaneous bilingualism – Portuguese-Pomeranian. In this population some questions have been presented in a challenging way, such as the high failure rate, teachers who do not speak Pomeranian and present difficulties in communication and interaction with the Pomeranian children in the initial grades, followed by the increasing number of children diagnosed with ASD in the last 10 years. Given the context and considering the importance of quality in the interaction and communication with children with ASD, the objective of this research was to evaluate the frequency and variance of the behaviors leading in to communication, based on interactions in Pomeranian (L1) and Portuguese Language (L2), identifying differences in the quality of interactions observed in both languages. Three boys participated, two with 9 and one at 10 years old, Pomeranian-Portuguese bilinguals, diagnosed with ASD and assisted by health professionals. The results point to a higher frequency of nonverbal communication behaviors in activities mediated in the Pomeranian language (L1), which this study relates to the affective variable involved in the child's parental relationships, important for strengthening affective connections and maintaining engagement in the social interaction. |
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In this population some questions have been presented in a challenging way, such as the high failure rate, teachers who do not speak Pomeranian and present difficulties in communication and interaction with the Pomeranian children in the initial grades, followed by the increasing number of children diagnosed with ASD in the last 10 years. Given the context and considering the importance of quality in the interaction and communication with children with ASD, the objective of this research was to evaluate the frequency and variance of the behaviors leading in to communication, based on interactions in Pomeranian (L1) and Portuguese Language (L2), identifying differences in the quality of interactions observed in both languages. Three boys participated, two with 9 and one at 10 years old, Pomeranian-Portuguese bilinguals, diagnosed with ASD and assisted by health professionals. The results point to a higher frequency of nonverbal communication behaviors in activities mediated in the Pomeranian language (L1), which this study relates to the affective variable involved in the child's parental relationships, important for strengthening affective connections and maintaining engagement in the social interaction.Trata-se de um estudo realizado com crianças pomeranas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), residentes na cidade de Santa Maria de Jetibá-ES, conhecida como a cidade mais pomerana do Brasil, onde grande parte da população apresenta característica de bilinguismo simultâneo: português-pomerano. Nessa população, especialmente no contexto educacional, houve apresentação de algumas questões de maneira desafiadora, como o alto índice de reprovação, professores que não falam o pomerano e demonstram dificuldades na comunicação e interação com as crianças pomeranas das séries iniciais, além do aumento de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista nos últimos dez anos. Dado o contexto e considerada a importância da qualidade na interação e comunicação com a criança autista, o objetivo desta pesquisa foi avaliar mediante interações estruturadas em Língua Pomerana e Língua Portuguesa, possibilitando a identificação das diferenças na qualidade das interações observadas em ambas as línguas. Assim, objetivo desta pesquisa foi de descrever comportamentos indicadores de comunicação, a partir de interações estruturadas em Língua Pomerana e Língua Portuguesa, possibilitando a identificação das diferenças nas interações observadas em L1 – Língua Portuguesa e L2 – Língua Pomerana. Para atingir os objetivos propostos, foram selecionadas 3 crianças do sexo masculino, sendo duas com 09 anos de idade e uma com 10 anos de idade, bilingues pomerano-português, diagnosticadas com TEA há pelo menos um ano antes desta pesquisa e acompanhadas por profissionais de saúde e educação inclusiva. Esta pesquisa adota uma metodologia descritiva, do tipo estudo de caso múltiplo, cujo método de análise de dados adotado foi de caráter qualitativo, a fim de compreender as variáveis subjetivas envolvidas no processo de comunicação e interação de cada caso. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a apresentação de Pranchas de História Continuada, que tiveram como objetivo servir de estímulo visual para que a criança pudesse elaborar uma história. Os resultados indicam que nas interações realizadas em Língua Pomerana, os sorrisos, gesticulações, o compartilhamento da atenção e as demonstrações afetivas eram mais frequentes se comparados as interações realizadas em Língua Portuguesa, o que indica que a criança apresenta mais comportamentos não verbais nas interações realizadas em língua materna. Assim, este dado indica que as interações na língua materna (Pomerano), atuam no fortalecimento das habilidades de Atenção Compartilhada, competência central para que as interações sociais aconteçam.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14159porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFESBRCentro de Ciências Humanas e Naturaissubject.br-rjbnPsicologiaTranstorno do espectro autistaComunicaçãoBilinguismoLíngua pomeranaPomeranian languageBilingualismCommunicationAutism Spectrum DisorderPomerisch Språk Urer Portugijsisch? Interação comunicativa em crianças pomeranas bilingues com transtorno do espectro autistatitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação.Final.pdfapplication/pdf1433737http://repositorio.ufes.br/bitstreams/4375e99f-107d-4886-9913-530d62954680/download98e30bddb67779f941758024ac451766MD5110/141592024-09-04 22:18:26.216oai:repositorio.ufes.br:10/14159http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:22.113377Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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