Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7218
Resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender como uma professora de Educação Física constrói suas identidades docentes, considerando as experiências relacionais vivenciadas por ela com a organização/estrutura da instituição em que trabalha, com os sujeitos adultos e com os sujeitos crianças no contexto da educação infantil. A professora colaboradora atua na mesma instituição educativa infantil há, aproximadamente, seis anos, refletindo a participação em processos de socialização profissional, caracterizando as identidades como construções processuais e localizadas. A pesquisa referencia-se numa abordagem sociológica das identidades profissionais e opta pela perspectiva qualitativa, apoiando-se na etnometodologia, e utiliza a abordagem interpretativa, exprimindo um caminho metodológico que exige uma postura investigativa que coloca as subjetividades e análise das relações dos sujeitos em centralidade no processo. Utiliza, como instrumentos de coleta a observação de caráter participante, destacando o diário de campo, a entrevista e a análise de documentos. Diante dos dados coletados, apresenta quatro aspectos de análise: Reflexões sobre si, que exprime a relação entre as experiências socioprofissionais e a construção das identidades docentes, a partir da atuação como professora de Educação Física em diferentes contextos profissionais; Relações estabelecidas entre Vitória e a estrutura/organização da Escola J, que enfatizam as suas ações diante do contexto profissional, tendo as rotinas como elementos centrais de discussão, explicitando construção de representações sobre a Educação Física, além de evidenciar uma dupla identidade docente: ser professora de Educação Física e ser professora de educação infantil; Relações estabelecidas entre Vitória e outros sujeitos adultos da Escola J, que destacam os encontros e desencontros com sujeitos adultos que influenciam a construção do ser docente nas instituições educativas, apontando que as formas relacionais se associam ao processo de construção das identidades docentes ao abrir espaço para a escolha do sujeito; e Relações estabelecidas entre Vitória e as crianças da Escola J, caracterizando-se como uma relação-base para a construção das identidades docentes da professora, já que as ações e necessidades das crianças são evidenciadas como elementos centrais para o desenvolvimento de reflexões e (trans)formações da atuação docente.
id UFES_f779bc81768634dce2c52f72f528dc08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7218
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Andrade Filho, Nelson Figueiredo deFigueiredo, Zenólia Christina CamposRodrigues, Renata MarquesMolina, Rosane Maria Kreusburg2018-08-01T21:36:21Z2018-08-012018-08-01T21:36:21Z2012-04-13O objetivo da pesquisa foi compreender como uma professora de Educação Física constrói suas identidades docentes, considerando as experiências relacionais vivenciadas por ela com a organização/estrutura da instituição em que trabalha, com os sujeitos adultos e com os sujeitos crianças no contexto da educação infantil. A professora colaboradora atua na mesma instituição educativa infantil há, aproximadamente, seis anos, refletindo a participação em processos de socialização profissional, caracterizando as identidades como construções processuais e localizadas. A pesquisa referencia-se numa abordagem sociológica das identidades profissionais e opta pela perspectiva qualitativa, apoiando-se na etnometodologia, e utiliza a abordagem interpretativa, exprimindo um caminho metodológico que exige uma postura investigativa que coloca as subjetividades e análise das relações dos sujeitos em centralidade no processo. Utiliza, como instrumentos de coleta a observação de caráter participante, destacando o diário de campo, a entrevista e a análise de documentos. Diante dos dados coletados, apresenta quatro aspectos de análise: Reflexões sobre si, que exprime a relação entre as experiências socioprofissionais e a construção das identidades docentes, a partir da atuação como professora de Educação Física em diferentes contextos profissionais; Relações estabelecidas entre Vitória e a estrutura/organização da Escola J, que enfatizam as suas ações diante do contexto profissional, tendo as rotinas como elementos centrais de discussão, explicitando construção de representações sobre a Educação Física, além de evidenciar uma dupla identidade docente: ser professora de Educação Física e ser professora de educação infantil; Relações estabelecidas entre Vitória e outros sujeitos adultos da Escola J, que destacam os encontros e desencontros com sujeitos adultos que influenciam a construção do ser docente nas instituições educativas, apontando que as formas relacionais se associam ao processo de construção das identidades docentes ao abrir espaço para a escolha do sujeito; e Relações estabelecidas entre Vitória e as crianças da Escola J, caracterizando-se como uma relação-base para a construção das identidades docentes da professora, já que as ações e necessidades das crianças são evidenciadas como elementos centrais para o desenvolvimento de reflexões e (trans)formações da atuação docente.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7218porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosEducação FísicaEducação infantilIdentidades docentesProfessores - FormaçãoIdentidade de gênero na educaçãoEducação de criançasEducação Física796Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_5586_DISSERT. RENATA (1).pdfapplication/pdf794889http://repositorio.ufes.br/bitstreams/96978d9e-e4ba-46e9-8b4c-26f24c16f72a/downloada30d1721707237e2b38c04bbc9fec219MD5110/72182024-07-16 19:11:14.1oai:repositorio.ufes.br:10/7218http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:57:52.565176Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
title Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
spellingShingle Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
Rodrigues, Renata Marques
Educação Física
Educação infantil
Identidades docentes
Educação Física
Professores - Formação
Identidade de gênero na educação
Educação de crianças
796
title_short Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
title_full Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
title_fullStr Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
title_full_unstemmed Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
title_sort Construção identitária e processos relacionais de uma professora de Educação Física em uma instituição de educação infantil
author Rodrigues, Renata Marques
author_facet Rodrigues, Renata Marques
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Andrade Filho, Nelson Figueiredo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Zenólia Christina Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Marques
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Molina, Rosane Maria Kreusburg
contributor_str_mv Andrade Filho, Nelson Figueiredo de
Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Molina, Rosane Maria Kreusburg
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação infantil
Identidades docentes
topic Educação Física
Educação infantil
Identidades docentes
Educação Física
Professores - Formação
Identidade de gênero na educação
Educação de crianças
796
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Professores - Formação
Identidade de gênero na educação
Educação de crianças
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 796
description O objetivo da pesquisa foi compreender como uma professora de Educação Física constrói suas identidades docentes, considerando as experiências relacionais vivenciadas por ela com a organização/estrutura da instituição em que trabalha, com os sujeitos adultos e com os sujeitos crianças no contexto da educação infantil. A professora colaboradora atua na mesma instituição educativa infantil há, aproximadamente, seis anos, refletindo a participação em processos de socialização profissional, caracterizando as identidades como construções processuais e localizadas. A pesquisa referencia-se numa abordagem sociológica das identidades profissionais e opta pela perspectiva qualitativa, apoiando-se na etnometodologia, e utiliza a abordagem interpretativa, exprimindo um caminho metodológico que exige uma postura investigativa que coloca as subjetividades e análise das relações dos sujeitos em centralidade no processo. Utiliza, como instrumentos de coleta a observação de caráter participante, destacando o diário de campo, a entrevista e a análise de documentos. Diante dos dados coletados, apresenta quatro aspectos de análise: Reflexões sobre si, que exprime a relação entre as experiências socioprofissionais e a construção das identidades docentes, a partir da atuação como professora de Educação Física em diferentes contextos profissionais; Relações estabelecidas entre Vitória e a estrutura/organização da Escola J, que enfatizam as suas ações diante do contexto profissional, tendo as rotinas como elementos centrais de discussão, explicitando construção de representações sobre a Educação Física, além de evidenciar uma dupla identidade docente: ser professora de Educação Física e ser professora de educação infantil; Relações estabelecidas entre Vitória e outros sujeitos adultos da Escola J, que destacam os encontros e desencontros com sujeitos adultos que influenciam a construção do ser docente nas instituições educativas, apontando que as formas relacionais se associam ao processo de construção das identidades docentes ao abrir espaço para a escolha do sujeito; e Relações estabelecidas entre Vitória e as crianças da Escola J, caracterizando-se como uma relação-base para a construção das identidades docentes da professora, já que as ações e necessidades das crianças são evidenciadas como elementos centrais para o desenvolvimento de reflexões e (trans)formações da atuação docente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T21:36:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T21:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7218
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/96978d9e-e4ba-46e9-8b4c-26f24c16f72a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a30d1721707237e2b38c04bbc9fec219
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022545514856448