Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ricardo Luiz de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153
Resumo: The growth of cities has made urban freight transport a major challenge. It is possible to see that the growth rate of urban road infrastructure is lower than the growth of the number of vehicles and people, so that the negative impacts such as traffic congestion, pollution and accidents are increasingly impacting. One of the fastest growing transportation services in the cities is the delivery service, mainly food delivery, and it is very common to see motorcycles being used to make deliveries. An important concept that has emerged to address the interaction between people and the urban environment is City Logistics, which suggests the use of environmentally friendly urban transport. In this sense, the use of bicycles for the delivery service appears as an option to reduce the negative impacts. In this work, a mathematical model for the vehicle routing and programming was modified and applied to the delivery service considering the use of bicycles to make deliveries. The software Cplex was used to run 48 scenarios, where it was possible to demonstrate that the model can be solved in an optimal way for small instances, so that it can be used to optimize delivery routes with bikes.
id UFES_fcb77870598d42e3ea1a915b0cf95578
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/11153
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Cardoso, Patrícia AlcântaraVieira, Ricardo Luiz de SouzaCruz, Marta Monteiro da CostaLeiras, Adriana2019-05-17T02:12:36Z2019-05-162019-05-17T02:12:36Z2019-04-01The growth of cities has made urban freight transport a major challenge. It is possible to see that the growth rate of urban road infrastructure is lower than the growth of the number of vehicles and people, so that the negative impacts such as traffic congestion, pollution and accidents are increasingly impacting. One of the fastest growing transportation services in the cities is the delivery service, mainly food delivery, and it is very common to see motorcycles being used to make deliveries. An important concept that has emerged to address the interaction between people and the urban environment is City Logistics, which suggests the use of environmentally friendly urban transport. In this sense, the use of bicycles for the delivery service appears as an option to reduce the negative impacts. In this work, a mathematical model for the vehicle routing and programming was modified and applied to the delivery service considering the use of bicycles to make deliveries. The software Cplex was used to run 48 scenarios, where it was possible to demonstrate that the model can be solved in an optimal way for small instances, so that it can be used to optimize delivery routes with bikes.crescimento das cidades tem tornado o transporte urbano de carga um grande desafio. É possível perceber que o ritmo de crescimento da infraestrutura viária urbana é menor do que o crescimento do número de veículos e de pessoas, de forma que os impactos negativos como congestionamento do trânsito, poluição e acidentes são cada vez mais impactantes. Um dos serviços de transporte que mais cresce nas cidades é o serviço de delivery, principalmente o de alimentos, sendo muito comum vermos motocicletas sendo utilizadas para fazer as entregas. Um importante conceito que surgiu para tratar da interação entre as pessoas e o meio ambiente urbano é o conceito de City Logistics, que sugere o uso de transporte urbano ambientalmente amigável. Neste sentido, o uso de bicicletas para o serviço de delivery surge como uma opção para reduzir os impactos negativos. Neste trabalho foi adaptado e implementado um modelo matemático de programação e roteirização de veículos aplicado ao serviço de delivery considerando o uso de bicicletas para fazer as entregas. Foi utilizado o software Cplex para rodar 48 cenários, onde foi possível demonstrar que o modelo pode ser resolvido de forma ótima para pequenas instâncias.TextVIEIRA, Ricardo Luiz de Souza. Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFESBRCentro TecnológicoCity logisticsDeliveryPick-up and delivery problemsVehicle routing problemsCargo bikeProblemas de coleta e entregaProblemas de roteirização de veículosEntrega de mercadoriasTransporte de mercadoriasBicicletasTransporte urbanoEngenharia Civil624Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALRICARDO LUIZ DE SOUZA VIEIRA.pdfapplication/pdf1806965http://repositorio.ufes.br/bitstreams/36004fcc-b0e6-43a3-b657-96f1add4db8a/downloadb67888367d0ef4569192a955dab95e66MD5110/111532024-06-28 16:10:27.52oai:repositorio.ufes.br:10/11153http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T16:10:27Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
title Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
spellingShingle Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
Vieira, Ricardo Luiz de Souza
City logistics
Delivery
Pick-up and delivery problems
Vehicle routing problems
Cargo bike
Problemas de coleta e entrega
Problemas de roteirização de veículos
Engenharia Civil
Entrega de mercadorias
Transporte de mercadorias
Bicicletas
Transporte urbano
624
title_short Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
title_full Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
title_fullStr Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
title_full_unstemmed Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
title_sort Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas
author Vieira, Ricardo Luiz de Souza
author_facet Vieira, Ricardo Luiz de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Patrícia Alcântara
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ricardo Luiz de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cruz, Marta Monteiro da Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leiras, Adriana
contributor_str_mv Cardoso, Patrícia Alcântara
Cruz, Marta Monteiro da Costa
Leiras, Adriana
dc.subject.eng.fl_str_mv City logistics
Delivery
Pick-up and delivery problems
Vehicle routing problems
Cargo bike
topic City logistics
Delivery
Pick-up and delivery problems
Vehicle routing problems
Cargo bike
Problemas de coleta e entrega
Problemas de roteirização de veículos
Engenharia Civil
Entrega de mercadorias
Transporte de mercadorias
Bicicletas
Transporte urbano
624
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de coleta e entrega
Problemas de roteirização de veículos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Entrega de mercadorias
Transporte de mercadorias
Bicicletas
Transporte urbano
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 624
description The growth of cities has made urban freight transport a major challenge. It is possible to see that the growth rate of urban road infrastructure is lower than the growth of the number of vehicles and people, so that the negative impacts such as traffic congestion, pollution and accidents are increasingly impacting. One of the fastest growing transportation services in the cities is the delivery service, mainly food delivery, and it is very common to see motorcycles being used to make deliveries. An important concept that has emerged to address the interaction between people and the urban environment is City Logistics, which suggests the use of environmentally friendly urban transport. In this sense, the use of bicycles for the delivery service appears as an option to reduce the negative impacts. In this work, a mathematical model for the vehicle routing and programming was modified and applied to the delivery service considering the use of bicycles to make deliveries. The software Cplex was used to run 48 scenarios, where it was possible to demonstrate that the model can be solved in an optimal way for small instances, so that it can be used to optimize delivery routes with bikes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-17T02:12:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-16
2019-05-17T02:12:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Ricardo Luiz de Souza. Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153
identifier_str_mv VIEIRA, Ricardo Luiz de Souza. Roteirização de veículos em centros urbanos: uma proposta de modelo matemático aplicado ao serviço de delivery com bicicletas. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2019.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Tecnológico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Engenharia Civil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/36004fcc-b0e6-43a3-b657-96f1add4db8a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b67888367d0ef4569192a955dab95e66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309195429773312