Escola atual e a contextualização da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Eduardo Cosme
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827
Resumo: Esta pesquisa aborda o momento atual da educação brasileira onde as palavras como contextualização e interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes na forma de transmitir o conhecimento para os alunos, para comprovar essa nova vertente da educação, foram analisados registros de documentos oficiais como a Constituição Federal, LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCNEF (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) e o currículo básico da SEDU (Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo). Por fim, foram analisadas algumas atividades com questões contextualizadas de matemática envolvendo turmas de diferentes segmentos da educação básica.
id UFES_fe3f48227d00c04bddebab1422e6b1c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/4827
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Bayer, Valmecir Antonio dos SantosBorges, Eduardo CosmeGuimarães, Andréa GomesSilva, Domingos Sávio Valério2016-08-29T15:36:15Z2016-07-112016-08-29T15:36:15Z2015-06-25Esta pesquisa aborda o momento atual da educação brasileira onde as palavras como contextualização e interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes na forma de transmitir o conhecimento para os alunos, para comprovar essa nova vertente da educação, foram analisados registros de documentos oficiais como a Constituição Federal, LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCNEF (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) e o currículo básico da SEDU (Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo). Por fim, foram analisadas algumas atividades com questões contextualizadas de matemática envolvendo turmas de diferentes segmentos da educação básica.TextBORGES, Eduardo Cosme. Escola atual e a contextualização da matemática. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasContextualizaçãoFederalCurrículoEducaçãoTurmasEspírito SantoMatemática51Escola atual e a contextualização da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALEduardoCosmeBorges-2015-trabalho.pdfapplication/pdf1733900http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a37dfb96-b1d3-4b4d-b98a-0d4ad341f10d/downloadd807e104dc4586590750502bb0915c68MD5110/48272024-06-30 16:50:57.089oai:repositorio.ufes.br:10/4827http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:39:30.361330Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola atual e a contextualização da matemática
title Escola atual e a contextualização da matemática
spellingShingle Escola atual e a contextualização da matemática
Borges, Eduardo Cosme
Contextualização
Federal
Currículo
Educação
Turmas
Espírito Santo
Matemática
51
title_short Escola atual e a contextualização da matemática
title_full Escola atual e a contextualização da matemática
title_fullStr Escola atual e a contextualização da matemática
title_full_unstemmed Escola atual e a contextualização da matemática
title_sort Escola atual e a contextualização da matemática
author Borges, Eduardo Cosme
author_facet Borges, Eduardo Cosme
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Eduardo Cosme
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guimarães, Andréa Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Domingos Sávio Valério
contributor_str_mv Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
Guimarães, Andréa Gomes
Silva, Domingos Sávio Valério
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Federal
Currículo
Educação
Turmas
Espírito Santo
topic Contextualização
Federal
Currículo
Educação
Turmas
Espírito Santo
Matemática
51
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 51
description Esta pesquisa aborda o momento atual da educação brasileira onde as palavras como contextualização e interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes na forma de transmitir o conhecimento para os alunos, para comprovar essa nova vertente da educação, foram analisados registros de documentos oficiais como a Constituição Federal, LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCNEF (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) e o currículo básico da SEDU (Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo). Por fim, foram analisadas algumas atividades com questões contextualizadas de matemática envolvendo turmas de diferentes segmentos da educação básica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T15:36:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T15:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Eduardo Cosme. Escola atual e a contextualização da matemática. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827
identifier_str_mv BORGES, Eduardo Cosme. Escola atual e a contextualização da matemática. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a37dfb96-b1d3-4b4d-b98a-0d4ad341f10d/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d807e104dc4586590750502bb0915c68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022626933637120