Escola atual e a contextualização da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o momento atual da educação brasileira onde as palavras como contextualização e interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes na forma de transmitir o conhecimento para os alunos, para comprovar essa nova vertente da educação, foram analisados registros de documentos oficiais como a Constituição Federal, LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCNEF (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) e o currículo básico da SEDU (Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo). Por fim, foram analisadas algumas atividades com questões contextualizadas de matemática envolvendo turmas de diferentes segmentos da educação básica. |
id |
UFES_fe3f48227d00c04bddebab1422e6b1c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/4827 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Bayer, Valmecir Antonio dos SantosBorges, Eduardo CosmeGuimarães, Andréa GomesSilva, Domingos Sávio Valério2016-08-29T15:36:15Z2016-07-112016-08-29T15:36:15Z2015-06-25Esta pesquisa aborda o momento atual da educação brasileira onde as palavras como contextualização e interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes na forma de transmitir o conhecimento para os alunos, para comprovar essa nova vertente da educação, foram analisados registros de documentos oficiais como a Constituição Federal, LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCNEF (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) e o currículo básico da SEDU (Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo). Por fim, foram analisadas algumas atividades com questões contextualizadas de matemática envolvendo turmas de diferentes segmentos da educação básica.TextBORGES, Eduardo Cosme. Escola atual e a contextualização da matemática. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasContextualizaçãoFederalCurrículoEducaçãoTurmasEspírito SantoMatemática51Escola atual e a contextualização da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALEduardoCosmeBorges-2015-trabalho.pdfapplication/pdf1733900http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a37dfb96-b1d3-4b4d-b98a-0d4ad341f10d/downloadd807e104dc4586590750502bb0915c68MD5110/48272024-06-30 16:50:57.089oai:repositorio.ufes.br:10/4827http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:39:30.361330Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola atual e a contextualização da matemática |
title |
Escola atual e a contextualização da matemática |
spellingShingle |
Escola atual e a contextualização da matemática Borges, Eduardo Cosme Contextualização Federal Currículo Educação Turmas Espírito Santo Matemática 51 |
title_short |
Escola atual e a contextualização da matemática |
title_full |
Escola atual e a contextualização da matemática |
title_fullStr |
Escola atual e a contextualização da matemática |
title_full_unstemmed |
Escola atual e a contextualização da matemática |
title_sort |
Escola atual e a contextualização da matemática |
author |
Borges, Eduardo Cosme |
author_facet |
Borges, Eduardo Cosme |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bayer, Valmecir Antonio dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Eduardo Cosme |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guimarães, Andréa Gomes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Domingos Sávio Valério |
contributor_str_mv |
Bayer, Valmecir Antonio dos Santos Guimarães, Andréa Gomes Silva, Domingos Sávio Valério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Federal Currículo Educação Turmas Espírito Santo |
topic |
Contextualização Federal Currículo Educação Turmas Espírito Santo Matemática 51 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Matemática |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
51 |
description |
Esta pesquisa aborda o momento atual da educação brasileira onde as palavras como contextualização e interdisciplinaridade estão cada vez mais presentes na forma de transmitir o conhecimento para os alunos, para comprovar essa nova vertente da educação, foram analisados registros de documentos oficiais como a Constituição Federal, LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCNEF (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental), PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) e o currículo básico da SEDU (Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo). Por fim, foram analisadas algumas atividades com questões contextualizadas de matemática envolvendo turmas de diferentes segmentos da educação básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-29T15:36:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-11 2016-08-29T15:36:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORGES, Eduardo Cosme. Escola atual e a contextualização da matemática. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827 |
identifier_str_mv |
BORGES, Eduardo Cosme. Escola atual e a contextualização da matemática. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2015. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a37dfb96-b1d3-4b4d-b98a-0d4ad341f10d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d807e104dc4586590750502bb0915c68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022626933637120 |