De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ismahel Carvalho de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12624
Resumo: This dissertation analyzes the musical poetics of Ricardo Herz, focusing on his interpretation and arrangement of the piece "Odeon" for solo violin. The study is anchored in the Theory of Audiotactile Music, providing insights into Herz's distinctive approach to bowing techniques and groove elements in his music. Utilizing specialized audio analysis software, the research examines Herz's stylistic and interpretive choices, particularly in phrasing, dynamics, articulation, and expressive resources. The interplay between violin language and the essence of Ernesto Nazareth's original composition is also explored. This work expands the understanding of rhythmic and pulsive elements in performance, contributing to a broader comprehension of Herz's musical poetics and the role of audiotactile principles in contemporary musical practices.
id UFES_ff679dc71a9ad901709c2445c1105319
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/12624
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”Ricardo HerzPoéticasGrooveMúsicas áudiotáteisArtesThis dissertation analyzes the musical poetics of Ricardo Herz, focusing on his interpretation and arrangement of the piece "Odeon" for solo violin. The study is anchored in the Theory of Audiotactile Music, providing insights into Herz's distinctive approach to bowing techniques and groove elements in his music. Utilizing specialized audio analysis software, the research examines Herz's stylistic and interpretive choices, particularly in phrasing, dynamics, articulation, and expressive resources. The interplay between violin language and the essence of Ernesto Nazareth's original composition is also explored. This work expands the understanding of rhythmic and pulsive elements in performance, contributing to a broader comprehension of Herz's musical poetics and the role of audiotactile principles in contemporary musical practices.Esta dissertação explora a poética musical de Ricardo Herz, enfocando sua interpretação do "Odeon" de Ernesto Nazareth para violino solo. Utiliza a Teoria das Músicas Audiotáteis como alicerce teórico, examinando a fusão de técnicas clássicas e contemporâneas no violino. Análises realizadas com softwares de áudio detalham as nuances groovêmicas e a abordagem improvisatória de Herz, ilustrando a simbiose entre os gêneros erudito e popular na música brasileira. O estudo destaca a relevância da musicologia audiotátil no entendimento das práticas interpretativas atuais, proporcionando um entendimento aprofundado da expressão artística no contexto contemporâneo.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em ArtesCentro de ArtesUFESPrograma de Pós-Graduação em ArtesCosta, Fabiano Araujohttp://lattes.cnpq.br/7101979822731454https://orcid.org/0009-0000-4007-3966http://lattes.cnpq.br/8361894523221059Isidoro, Eliezer Anderson BatistaFreitas, Alexandre Siqueira dehttp://lattes.cnpq.br/4616788871589192Souza, Ismahel Carvalho de2024-05-29T20:55:33Z2024-05-29T20:55:33Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-08-21T10:56:59Zoai:repositorio.ufes.br:10/12624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-08-21T10:56:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
title De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
spellingShingle De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
Souza, Ismahel Carvalho de
Ricardo Herz
Poéticas
Groove
Músicas áudiotáteis
Artes
title_short De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
title_full De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
title_fullStr De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
title_full_unstemmed De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
title_sort De arcadas e de grooves: uma análise sobre a poética do violinista Ricardo Herz em “Odeon”
author Souza, Ismahel Carvalho de
author_facet Souza, Ismahel Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fabiano Araujo
http://lattes.cnpq.br/7101979822731454
https://orcid.org/0009-0000-4007-3966
http://lattes.cnpq.br/8361894523221059
Isidoro, Eliezer Anderson Batista
Freitas, Alexandre Siqueira de
http://lattes.cnpq.br/4616788871589192
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ismahel Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ricardo Herz
Poéticas
Groove
Músicas áudiotáteis
Artes
topic Ricardo Herz
Poéticas
Groove
Músicas áudiotáteis
Artes
description This dissertation analyzes the musical poetics of Ricardo Herz, focusing on his interpretation and arrangement of the piece "Odeon" for solo violin. The study is anchored in the Theory of Audiotactile Music, providing insights into Herz's distinctive approach to bowing techniques and groove elements in his music. Utilizing specialized audio analysis software, the research examines Herz's stylistic and interpretive choices, particularly in phrasing, dynamics, articulation, and expressive resources. The interplay between violin language and the essence of Ernesto Nazareth's original composition is also explored. This work expands the understanding of rhythmic and pulsive elements in performance, contributing to a broader comprehension of Herz's musical poetics and the role of audiotactile principles in contemporary musical practices.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-05-29T20:55:33Z
2024-05-29T20:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/12624
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/12624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Artes
Centro de Artes
UFES
Programa de Pós-Graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Artes
Centro de Artes
UFES
Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818367984395091968