Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairral, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Islene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534
Resumo: A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância. Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.
id UFF-11_0ef712da52e064f41f1343fbfeeb1187
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32534
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemáticaA implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância. Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3253410.22409/mov.v0i14.175Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemáticaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemáticamovimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemáticaMovimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática2359-329610.22409/mov.v0i14reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534/18669Copyright (c) 2020 Marcelo Bairral, Islene Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, MarceloFreitas, Islene2019-08-20T13:13:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32534Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:13:49Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
title Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
Bairral, Marcelo
title_short Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
title_full Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
title_sort Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
author Bairral, Marcelo
author_facet Bairral, Marcelo
Freitas, Islene
author_role author
author2 Freitas, Islene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairral, Marcelo
Freitas, Islene
description A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância. Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534
10.22409/mov.v0i14.175
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i14.175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534/18669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marcelo Bairral, Islene Freitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marcelo Bairral, Islene Freitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemática
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemática
movimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemática
Movimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática
2359-3296
10.22409/mov.v0i14
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355400642560