Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534 |
Resumo: | A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância. Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão. |
id |
UFF-11_0ef712da52e064f41f1343fbfeeb1187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32534 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemáticaA implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância. Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3253410.22409/mov.v0i14.175Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemáticaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemáticamovimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemáticaMovimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática2359-329610.22409/mov.v0i14reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534/18669Copyright (c) 2020 Marcelo Bairral, Islene Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, MarceloFreitas, Islene2019-08-20T13:13:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32534Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:13:49Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
title |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática Bairral, Marcelo |
title_short |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
title_full |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática |
author |
Bairral, Marcelo |
author_facet |
Bairral, Marcelo Freitas, Islene |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Islene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairral, Marcelo Freitas, Islene |
description |
A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância. Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534 10.22409/mov.v0i14.175 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i14.175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32534/18669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marcelo Bairral, Islene Freitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marcelo Bairral, Islene Freitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 14 (2006): Educação matemática REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 14 (2006): Educação matemática movimento - rivista di educazione; N. 14 (2006): Educação matemática Movimento-revista de educação ; n. 14 (2006): Educação matemática 2359-3296 10.22409/mov.v0i14 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355400642560 |