PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
DOI: | 10.22409/mov.v0i7.395 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635 |
Resumo: | Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores. |
id |
UFF-11_1a1e03fbd605e1de7944d7cc369ce1b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32635 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
spelling |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores.ABEC2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3263510.22409/mov.v0i7.395Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-3022359-329610.22409/mov.v0i7reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635/18770Copyright (c) 2020 Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes de Oliveira, Maria Lucia CunhaMarques de Oliveira, Olga Azevedo2019-08-20T13:24:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32635Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:24:01Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
title |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
spellingShingle |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha |
title_short |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
title_full |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
title_fullStr |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
title_full_unstemmed |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
title_sort |
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica? |
author |
Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha |
author_facet |
Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha Marques de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira, Olga Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Marques de Oliveira, Olga Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha Marques de Oliveira, Olga Azevedo |
description |
Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635 10.22409/mov.v0i7.395 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i7.395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635/18770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302 movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302 Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302 2359-3296 10.22409/mov.v0i7 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1822181110938861568 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22409/mov.v0i7.395 |