PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques de Oliveira, Olga Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
DOI: 10.22409/mov.v0i7.395
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635
Resumo: Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores.
id UFF-11_1a1e03fbd605e1de7944d7cc369ce1b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32635
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
spelling PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores.ABEC2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3263510.22409/mov.v0i7.395Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-3022359-329610.22409/mov.v0i7reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635/18770Copyright (c) 2020 Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes de Oliveira, Maria Lucia CunhaMarques de Oliveira, Olga Azevedo2019-08-20T13:24:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32635Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:24:01Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
title PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
spellingShingle PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
title_short PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
title_full PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
title_fullStr PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
title_full_unstemmed PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
title_sort PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?
author Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
author_facet Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
Marques de Oliveira, Olga Azevedo
Marques de Oliveira, Olga Azevedo
author_role author
author2 Marques de Oliveira, Olga Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes de Oliveira, Maria Lucia Cunha
Marques de Oliveira, Olga Azevedo
description Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635
10.22409/mov.v0i7.395
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i7.395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32635/18770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302
movimento - rivista di educazione; N. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302
Movimento-revista de educação ; n. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras; 281-302
2359-3296
10.22409/mov.v0i7
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1822181110938861568
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22409/mov.v0i7.395