POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
DOI: | 10.22409/mov.v0i9.493 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32682 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o impacto das recentes políticas de acesso e de permanência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa é um estudo de caso e foi desenvolvida por meio da análise de dados do ensino superior brasileiro através do Censo do Ensino Superior e do Sistema de Acesso à Informação do Governo Federal. Os resultados mostram que, apesar de a UFRJ e do governo federal terem conseguido romper algumas barreiras elitistas com a promoção de políticas educacionais, o momento atual demonstra fragilidade na continuidade desses investimentos.Palavras-chave: Ensino superior; Acesso; Permanência. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJO artigo tem como objetivo analisar o impacto das recentes políticas de acesso e de permanência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa é um estudo de caso e foi desenvolvida por meio da análise de dados do ensino superior brasileiro através do Censo do Ensino Superior e do Sistema de Acesso à Informação do Governo Federal. Os resultados mostram que, apesar de a UFRJ e do governo federal terem conseguido romper algumas barreiras elitistas com a promoção de políticas educacionais, o momento atual demonstra fragilidade na continuidade desses investimentos.Palavras-chave: Ensino superior; Acesso; Permanência. ABEC2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3268210.22409/mov.v0i9.493Movement - Education Journal; No. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 220-244REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 220-244movimento - rivista di educazione; N. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 220-244Movimento-revista de educação ; n. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise; 220-2442359-329610.22409/mov.v0i9reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32682/18830Copyright (c) 2020 Amanda Gonçalves da Silva, Joyce Soares Pessanha, Mariane Brito da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Amanda Gonçalves daPessanha, Joyce SoaresCosta, Mariane Brito da2019-08-20T13:31:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32682Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:31:10Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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