Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32491 |
Resumo: | Esta pesquisa toma como objeto de estudo a atividade de brincar em crianças de orfanato. Esse interesse se vincula, mais diretamente, à busca de conhecimento sobre essa esfera de atividade simbólica; entretanto, ele deriva também de preocupações sobre o atendimento à infância, especialmente em relação aos debates sobre as condições de vida oferecidas às crianças órfãs e abandonadas que se encontram em instituições. A proposta do estudo é identificar temas lúdicos e caracterizar modos de funcionamento que crianças de orfanato apresentam no jogo de faz-de-conta. A partir daí, pretende-se averiguar aspectos relativos ao brincar, enfatizando as condições concretas de vida das crianças. O recorte de problema de investigação e as análises realizadas fundamentam-se na abordagem sócio-histórica, tendo como base as contribuições de L. S. Vygotsky, sobretudo no que se refere às suas teses gerais sobre o desenvolvimento psicológico e, mais especificamente, às suas interpretações sobre o brincar. Palavras-chave: imaginação; brincar; L. S. Vygotsky. |
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