Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32491
Resumo: Esta pesquisa toma como objeto de estudo a atividade de brincar em crianças de orfanato. Esse interesse se vincula, mais diretamente, à busca de conhecimento sobre essa esfera de atividade simbólica; entretanto, ele deriva também de preocupações sobre o atendimento à infância, especialmente em relação aos debates sobre as condições de vida oferecidas às crianças órfãs e abandonadas que se encontram em instituições. A proposta do estudo é identificar temas lúdicos e caracterizar modos de funcionamento que crianças de orfanato apresentam no jogo de faz-de-conta. A partir daí, pretende-se averiguar aspectos relativos ao brincar, enfatizando as condições concretas de vida das crianças. O recorte de problema de investigação e as análises realizadas fundamentam-se na abordagem sócio-histórica, tendo como base as contribuições de L. S. Vygotsky, sobretudo no que se refere às suas teses gerais sobre o desenvolvimento psicológico e, mais especificamente, às suas interpretações sobre o brincar. Palavras-chave: imaginação; brincar; L. S. Vygotsky.  
id UFF-11_359b1c64646e84da4049d160cc0e288d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32491
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatosEsta pesquisa toma como objeto de estudo a atividade de brincar em crianças de orfanato. Esse interesse se vincula, mais diretamente, à busca de conhecimento sobre essa esfera de atividade simbólica; entretanto, ele deriva também de preocupações sobre o atendimento à infância, especialmente em relação aos debates sobre as condições de vida oferecidas às crianças órfãs e abandonadas que se encontram em instituições. A proposta do estudo é identificar temas lúdicos e caracterizar modos de funcionamento que crianças de orfanato apresentam no jogo de faz-de-conta. A partir daí, pretende-se averiguar aspectos relativos ao brincar, enfatizando as condições concretas de vida das crianças. O recorte de problema de investigação e as análises realizadas fundamentam-se na abordagem sócio-histórica, tendo como base as contribuições de L. S. Vygotsky, sobretudo no que se refere às suas teses gerais sobre o desenvolvimento psicológico e, mais especificamente, às suas interpretações sobre o brincar. Palavras-chave: imaginação; brincar; L. S. Vygotsky.  ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3249110.22409/mov.v0i09.134Movement - Education Journal; No. 09 (2004): Imaginário e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 09 (2004): Imaginário e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 09 (2004): Imaginário e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 09 (2004): Imaginário e Educação2359-329610.22409/mov.v0i09reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32491/18626Copyright (c) 2020 Daniele Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniele2019-08-20T13:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32491Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:10:18Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
title Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
spellingShingle Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
Silva, Daniele
title_short Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
title_full Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
title_fullStr Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
title_full_unstemmed Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
title_sort Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos
author Silva, Daniele
author_facet Silva, Daniele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele
description Esta pesquisa toma como objeto de estudo a atividade de brincar em crianças de orfanato. Esse interesse se vincula, mais diretamente, à busca de conhecimento sobre essa esfera de atividade simbólica; entretanto, ele deriva também de preocupações sobre o atendimento à infância, especialmente em relação aos debates sobre as condições de vida oferecidas às crianças órfãs e abandonadas que se encontram em instituições. A proposta do estudo é identificar temas lúdicos e caracterizar modos de funcionamento que crianças de orfanato apresentam no jogo de faz-de-conta. A partir daí, pretende-se averiguar aspectos relativos ao brincar, enfatizando as condições concretas de vida das crianças. O recorte de problema de investigação e as análises realizadas fundamentam-se na abordagem sócio-histórica, tendo como base as contribuições de L. S. Vygotsky, sobretudo no que se refere às suas teses gerais sobre o desenvolvimento psicológico e, mais especificamente, às suas interpretações sobre o brincar. Palavras-chave: imaginação; brincar; L. S. Vygotsky.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32491
10.22409/mov.v0i09.134
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32491
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i09.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32491/18626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Daniele Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Daniele Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 09 (2004): Imaginário e Educação
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 09 (2004): Imaginário e Educação
movimento - rivista di educazione; N. 09 (2004): Imaginário e Educação
Movimento-revista de educação ; n. 09 (2004): Imaginário e Educação
2359-3296
10.22409/mov.v0i09
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355081875456