MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Livian Lino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barreiro, Cristhianny Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581
Resumo: O artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro.
id UFF-11_50c88fe2cfd6fe758e43d02f4f410be0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32581
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográficoO artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro.ABEC2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3258110.22409/mov.v0i4.247Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesmovimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesMovimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades2359-329610.22409/mov.v0i4reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581/18716Copyright (c) 2020 Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessNetto, Livian LinoBarreiro, Cristhianny Bento2019-11-07T06:17:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32581Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:17:09Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
title MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
spellingShingle MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
Netto, Livian Lino
title_short MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
title_full MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
title_fullStr MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
title_full_unstemmed MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
title_sort MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
author Netto, Livian Lino
author_facet Netto, Livian Lino
Barreiro, Cristhianny Bento
author_role author
author2 Barreiro, Cristhianny Bento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Livian Lino
Barreiro, Cristhianny Bento
description O artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581
10.22409/mov.v0i4.247
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i4.247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581/18716
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
movimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
Movimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
2359-3296
10.22409/mov.v0i4
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355472994304