MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581 |
Resumo: | O artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro. |
id |
UFF-11_50c88fe2cfd6fe758e43d02f4f410be0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32581 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográficoO artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro.ABEC2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3258110.22409/mov.v0i4.247Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesmovimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesMovimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades2359-329610.22409/mov.v0i4reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581/18716Copyright (c) 2020 Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessNetto, Livian LinoBarreiro, Cristhianny Bento2019-11-07T06:17:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32581Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:17:09Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
title |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
spellingShingle |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico Netto, Livian Lino |
title_short |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
title_full |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
title_fullStr |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
title_full_unstemmed |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
title_sort |
MODOS DE SER JOVEM NA ESCOLA: um estudo de caso etnográfico |
author |
Netto, Livian Lino |
author_facet |
Netto, Livian Lino Barreiro, Cristhianny Bento |
author_role |
author |
author2 |
Barreiro, Cristhianny Bento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Netto, Livian Lino Barreiro, Cristhianny Bento |
description |
O artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, que teve por objetivo descrever imagens da juventude com foco na percepção que os jovens têm sobre si mesmos na escola. A partir de princípios qualitativos, o estudo caracterizou-se como estudo de caso de inspiração etnográfica. A coleta foi realizada através da filmagem de documentários pelos estudantes sobre o que é ser jovem na escola e qual o sentido da mesma em suas vidas. Como resultado, afirma-se que o principal sentido atribuído pelos jovens à escola é o estar junto com o outro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581 10.22409/mov.v0i4.247 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i4.247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32581/18716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Livian Lino Netto, Cristhianny Bento Barreiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades movimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades Movimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades 2359-3296 10.22409/mov.v0i4 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355472994304 |