EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo refletir sobre o processo de práticas de educação popular e de mapeamento social no Acampamento Padre Josimo, Tocantins, na luta pelo território. A metodologia utilizada consistiu na realização de duas oficinas de mapas no acampamento em 2018, no qual os acampados /as produziram, através de desenhos, suas trajetórias de luta pela terra. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa indicou que a luta é árdua e criminalizada pela sociedade, que tem, nas narrativas burguesas, instrumentos para tal criminalização. Entretanto, o mapeamento como instrumento pedagógico de educação popular contribuiu para elaboração de ação cultural para outras narrativas contra-hegemônicas. |
id |
UFF-11_74ab60a8c6e7d960a54cfab56c285990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36047 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TOMovimento Social. Cartografia social. Luta pela terra.O presente texto tem por objetivo refletir sobre o processo de práticas de educação popular e de mapeamento social no Acampamento Padre Josimo, Tocantins, na luta pelo território. A metodologia utilizada consistiu na realização de duas oficinas de mapas no acampamento em 2018, no qual os acampados /as produziram, através de desenhos, suas trajetórias de luta pela terra. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa indicou que a luta é árdua e criminalizada pela sociedade, que tem, nas narrativas burguesas, instrumentos para tal criminalização. Entretanto, o mapeamento como instrumento pedagógico de educação popular contribuiu para elaboração de ação cultural para outras narrativas contra-hegemônicas.ABEC2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3604710.22409/mov.v7i12.36047Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182REVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182movimento - rivista di educazione; V. 7 N. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182Movimento-revista de educação ; v. 7 n. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-1822359-329610.22409/mov.v0i12reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporspahttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/Portugu%C3%AAshttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/Espanholhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/html_1Copyright (c) 2020 Rejane Cleide Medeiros de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros de Almeida, Rejane Cleide2020-07-26T23:01:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36047Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2020-07-26T23:01:37Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
title |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO Medeiros de Almeida, Rejane Cleide Movimento Social. Cartografia social. Luta pela terra. |
title_short |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
title_full |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
title_sort |
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO-MST, TO |
author |
Medeiros de Almeida, Rejane Cleide |
author_facet |
Medeiros de Almeida, Rejane Cleide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros de Almeida, Rejane Cleide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento Social. Cartografia social. Luta pela terra. |
topic |
Movimento Social. Cartografia social. Luta pela terra. |
description |
O presente texto tem por objetivo refletir sobre o processo de práticas de educação popular e de mapeamento social no Acampamento Padre Josimo, Tocantins, na luta pelo território. A metodologia utilizada consistiu na realização de duas oficinas de mapas no acampamento em 2018, no qual os acampados /as produziram, através de desenhos, suas trajetórias de luta pela terra. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa indicou que a luta é árdua e criminalizada pela sociedade, que tem, nas narrativas burguesas, instrumentos para tal criminalização. Entretanto, o mapeamento como instrumento pedagógico de educação popular contribuiu para elaboração de ação cultural para outras narrativas contra-hegemônicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047 10.22409/mov.v7i12.36047 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v7i12.36047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/Portugu%C3%AAs https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/Espanhol https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/html https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/36047/html_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rejane Cleide Medeiros de Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rejane Cleide Medeiros de Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/html text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182 REVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182 movimento - rivista di educazione; V. 7 N. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182 Movimento-revista de educação ; v. 7 n. 12 (2020): Marxismo(s) e Educação Popular; 156-182 2359-3296 10.22409/mov.v0i12 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355958484992 |