O IESAE/FGV: resgate de uma história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fávero, Osmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32456
Resumo: O artigo objetiva oferecer subsídios sobre as origens e a construção do IESAE/FGV – Instituto de Estudos Avançados em Educação, da Fundação Getúlio Vargas, desde sua criação em 1971 até sua extinção em 1990. Analisa as ideias e propostas de criação, sua estruturação e seu funcionamento, a partir de três projetos fundamentais: a) implantação de um Centro de Análise e Prospecção da Conjuntura Educacional Brasileira; b) criação de um curso de Mestrado em Educação; c) realização de cursos de especialização sobre planejamento e administração educacionais. Anota que, embora o primeiro projeto não tenha chagado a ser instituído formalmente, o IESAE não deixou de dar sua contribuição neste sentido. Quanto ao segundo grande projeto teve início em 1972, com o Mestrado começando a funcionar com três grandes áreas de concentração: Filosofia da Educação, Administração dos Sistemas Educacionais e Psicologia da Educação. Em 1974, o Mestrado é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, investindo para tornar a pesquisa uma atividade permanente e impondo-se como um centro de pesquisa. Quanto ao terceiro projeto, além de cursos de especialização, em planejamento e administração educacional para os quadros técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação, assim como para professores universitários, o IESAE desenvolveu ampla cooperaçãp técnica junto a essas secretarias, através de cursos e assessorias até o ano de 1990, quando é extinto. O texto contém, também, comentários sobre a produção desse Instituto, mostra que o IESAE teve uma produção bastante significativa, decorrente das pesquisas e dissertações. Apesar de todo o trabalho desenvolvido e de ter recebido o conceito A nas sucessivas avaliações da CAPES e ser classificado por essa agência e o CNPq entre os cinco melhores mestrados em Educação no país, foi extinto juntamente com outros sete órgãos da FGV. Conclui observando que, como aconteceu com outras experiências similares no país, esta experiência foi interrompida, ficando no meio do caminho. Palavras-chave: IESAE/FGV; Mestrado em Educação; Pesquisa e Ensino.
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