Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos: a) analisar as diretrizes gerais do projeto nacional de desenvolvimento implementado pelo Governo Lula, demonstrando a possibilidade de que a imposição de uma lógica empresarial para a educação sofre um aprofundamento, na medida em que essas diretrizes apresentam uma grande afinidade política com os projetos dos organismos internacionais do capital para a periferia do capitalismo e b) demonstrar que esta lógica empresarial também está presente, resguardando as correlações de forças políticas de cada esfera, no âmbito estadual, mais especificamente nos eixos centrais articuladores do Programa Nova Escola implementado pela Secretaria Estadual de Educação – RJ. Palavras-chave: política educacional; privatização da educação; certificação e avaliação de professores. |
id |
UFF-11_818ee9ae3ca2a1a36946d35b8dd318a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32487 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafiosEste artigo tem como objetivos: a) analisar as diretrizes gerais do projeto nacional de desenvolvimento implementado pelo Governo Lula, demonstrando a possibilidade de que a imposição de uma lógica empresarial para a educação sofre um aprofundamento, na medida em que essas diretrizes apresentam uma grande afinidade política com os projetos dos organismos internacionais do capital para a periferia do capitalismo e b) demonstrar que esta lógica empresarial também está presente, resguardando as correlações de forças políticas de cada esfera, no âmbito estadual, mais especificamente nos eixos centrais articuladores do Programa Nova Escola implementado pela Secretaria Estadual de Educação – RJ. Palavras-chave: política educacional; privatização da educação; certificação e avaliação de professores.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3248710.22409/mov.v0i09.129Movement - Education Journal; No. 09 (2004): Imaginário e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 09 (2004): Imaginário e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 09 (2004): Imaginário e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 09 (2004): Imaginário e Educação2359-329610.22409/mov.v0i09reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487/18622Copyright (c) 2020 Kátia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Kátia2019-08-20T13:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32487Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:10:18Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
title |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
spellingShingle |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios Lima, Kátia |
title_short |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
title_full |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
title_fullStr |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
title_full_unstemmed |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
title_sort |
Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios |
author |
Lima, Kátia |
author_facet |
Lima, Kátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Kátia |
description |
Este artigo tem como objetivos: a) analisar as diretrizes gerais do projeto nacional de desenvolvimento implementado pelo Governo Lula, demonstrando a possibilidade de que a imposição de uma lógica empresarial para a educação sofre um aprofundamento, na medida em que essas diretrizes apresentam uma grande afinidade política com os projetos dos organismos internacionais do capital para a periferia do capitalismo e b) demonstrar que esta lógica empresarial também está presente, resguardando as correlações de forças políticas de cada esfera, no âmbito estadual, mais especificamente nos eixos centrais articuladores do Programa Nova Escola implementado pela Secretaria Estadual de Educação – RJ. Palavras-chave: política educacional; privatização da educação; certificação e avaliação de professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado. Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487 10.22409/mov.v0i09.129 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i09.129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487/18622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Kátia Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Kátia Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 09 (2004): Imaginário e Educação REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 09 (2004): Imaginário e Educação movimento - rivista di educazione; N. 09 (2004): Imaginário e Educação Movimento-revista de educação ; n. 09 (2004): Imaginário e Educação 2359-3296 10.22409/mov.v0i09 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355076632576 |