Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Kátia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487
Resumo: Este artigo tem como objetivos: a) analisar as diretrizes gerais do projeto nacional de desenvolvimento implementado pelo Governo Lula, demonstrando a possibilidade de que a imposição de uma lógica empresarial para a educação sofre um aprofundamento, na medida em que essas diretrizes apresentam uma grande afinidade política com os projetos dos organismos internacionais do capital para a periferia do capitalismo e b) demonstrar que esta lógica empresarial também está presente, resguardando as correlações de forças políticas de cada esfera, no âmbito estadual, mais especificamente nos eixos centrais articuladores do Programa Nova Escola implementado pela Secretaria Estadual de Educação – RJ. Palavras-chave: política educacional; privatização da educação; certificação e avaliação de professores.
id UFF-11_818ee9ae3ca2a1a36946d35b8dd318a1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32487
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafiosEste artigo tem como objetivos: a) analisar as diretrizes gerais do projeto nacional de desenvolvimento implementado pelo Governo Lula, demonstrando a possibilidade de que a imposição de uma lógica empresarial para a educação sofre um aprofundamento, na medida em que essas diretrizes apresentam uma grande afinidade política com os projetos dos organismos internacionais do capital para a periferia do capitalismo e b) demonstrar que esta lógica empresarial também está presente, resguardando as correlações de forças políticas de cada esfera, no âmbito estadual, mais especificamente nos eixos centrais articuladores do Programa Nova Escola implementado pela Secretaria Estadual de Educação – RJ. Palavras-chave: política educacional; privatização da educação; certificação e avaliação de professores.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3248710.22409/mov.v0i09.129Movement - Education Journal; No. 09 (2004): Imaginário e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 09 (2004): Imaginário e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 09 (2004): Imaginário e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 09 (2004): Imaginário e Educação2359-329610.22409/mov.v0i09reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487/18622Copyright (c) 2020 Kátia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Kátia2019-08-20T13:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32487Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:10:18Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
title Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
spellingShingle Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
Lima, Kátia
title_short Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
title_full Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
title_fullStr Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
title_full_unstemmed Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
title_sort Política de formação, avaliação e certificação dos trabalhadores em educação: novos dilemas, velhos desafios
author Lima, Kátia
author_facet Lima, Kátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Kátia
description Este artigo tem como objetivos: a) analisar as diretrizes gerais do projeto nacional de desenvolvimento implementado pelo Governo Lula, demonstrando a possibilidade de que a imposição de uma lógica empresarial para a educação sofre um aprofundamento, na medida em que essas diretrizes apresentam uma grande afinidade política com os projetos dos organismos internacionais do capital para a periferia do capitalismo e b) demonstrar que esta lógica empresarial também está presente, resguardando as correlações de forças políticas de cada esfera, no âmbito estadual, mais especificamente nos eixos centrais articuladores do Programa Nova Escola implementado pela Secretaria Estadual de Educação – RJ. Palavras-chave: política educacional; privatização da educação; certificação e avaliação de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado. Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487
10.22409/mov.v0i09.129
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i09.129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32487/18622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Kátia Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Kátia Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 09 (2004): Imaginário e Educação
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 09 (2004): Imaginário e Educação
movimento - rivista di educazione; N. 09 (2004): Imaginário e Educação
Movimento-revista de educação ; n. 09 (2004): Imaginário e Educação
2359-3296
10.22409/mov.v0i09
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355076632576