Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroyo, Miguel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32543
Resumo: O texto propõe que as formas de equacionar a formação dos profissionais daeducação básica exigem novos parâmetros. A 1ª. parte sugere a necessidade deanálises críticas dos perfis, protótipos de profissional e de formação que veminspirando as políticas, as diretrizes curriculares, os programas de sua formação. A2ª. parte traz as análises sobre as mudanças no trabalho e na condição docente e asexigências de outra formação. Sugere que o processo mais adequado de formulardiretrizes, políticas, currículos de formação será partir das experiências reais dadocência ou do trabalho e da condição docente. A 3ª. parte focaliza a tensaafirmação de Outras identidades docentes que vem dos Outros educandos eeducadores/as. Os educandos/as e os profissionais de sua educação são outros emclasse, raça, etnia, gênero, orientação sexual, afirmando a diferença de valores, deculturas, de experiências sociais. Diversidade que exige outros docentes e outraspolíticas de formação.Palavras-chave: Políticas de formação; Formação docente; Trabalho docente.The article proposes that ways of addressing the education of the professionals whowork in the school education require new parameters. The 1st part of the articlesuggests the need for critical analysis of the profiles, profesional and teachereducation prototypes that have inspired the policies, the curriculum guidelines andthe teacher education programmes. The 2nd part presents an analysis of the changesin the teaching labor and in the teacher condition as well as the requirements ofanother teacher education. The article suggests that the most appropriate process offormulating guidelines, policies and teacher education curricula rests upon realteaching experiences of teaching or work and teaching condition. The 3rd part of thearticle focuses on the tense affirmation of Others teachers’ identities that come fromOther learners and educators. Learners and educational professionals are the othersin class, race, ethinicity, gender, sexual orientation, who state the difference invalues, cultures and social experience. Thus, diversity requires other teachers andother teacher education policies.Keywords: Training policies; Teacher’s Training; Teaching Profession.
id UFF-11_8a55cb8c0f45a282474dd585988ffdf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32543
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formaçãoO texto propõe que as formas de equacionar a formação dos profissionais daeducação básica exigem novos parâmetros. A 1ª. parte sugere a necessidade deanálises críticas dos perfis, protótipos de profissional e de formação que veminspirando as políticas, as diretrizes curriculares, os programas de sua formação. A2ª. parte traz as análises sobre as mudanças no trabalho e na condição docente e asexigências de outra formação. Sugere que o processo mais adequado de formulardiretrizes, políticas, currículos de formação será partir das experiências reais dadocência ou do trabalho e da condição docente. A 3ª. parte focaliza a tensaafirmação de Outras identidades docentes que vem dos Outros educandos eeducadores/as. Os educandos/as e os profissionais de sua educação são outros emclasse, raça, etnia, gênero, orientação sexual, afirmando a diferença de valores, deculturas, de experiências sociais. Diversidade que exige outros docentes e outraspolíticas de formação.Palavras-chave: Políticas de formação; Formação docente; Trabalho docente.The article proposes that ways of addressing the education of the professionals whowork in the school education require new parameters. The 1st part of the articlesuggests the need for critical analysis of the profiles, profesional and teachereducation prototypes that have inspired the policies, the curriculum guidelines andthe teacher education programmes. The 2nd part presents an analysis of the changesin the teaching labor and in the teacher condition as well as the requirements ofanother teacher education. The article suggests that the most appropriate process offormulating guidelines, policies and teacher education curricula rests upon realteaching experiences of teaching or work and teaching condition. The 3rd part of thearticle focuses on the tense affirmation of Others teachers’ identities that come fromOther learners and educators. Learners and educational professionals are the othersin class, race, ethinicity, gender, sexual orientation, who state the difference invalues, cultures and social experience. Thus, diversity requires other teachers andother teacher education policies.Keywords: Training policies; Teacher’s Training; Teaching Profession.ABEC2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3254310.22409/mov.v0i2.251Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32543/18678Copyright (c) 2020 Miguel Arroyoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArroyo, Miguel2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32543Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
title Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
spellingShingle Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
Arroyo, Miguel
title_short Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
title_full Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
title_fullStr Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
title_full_unstemmed Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
title_sort Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação
author Arroyo, Miguel
author_facet Arroyo, Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arroyo, Miguel
description O texto propõe que as formas de equacionar a formação dos profissionais daeducação básica exigem novos parâmetros. A 1ª. parte sugere a necessidade deanálises críticas dos perfis, protótipos de profissional e de formação que veminspirando as políticas, as diretrizes curriculares, os programas de sua formação. A2ª. parte traz as análises sobre as mudanças no trabalho e na condição docente e asexigências de outra formação. Sugere que o processo mais adequado de formulardiretrizes, políticas, currículos de formação será partir das experiências reais dadocência ou do trabalho e da condição docente. A 3ª. parte focaliza a tensaafirmação de Outras identidades docentes que vem dos Outros educandos eeducadores/as. Os educandos/as e os profissionais de sua educação são outros emclasse, raça, etnia, gênero, orientação sexual, afirmando a diferença de valores, deculturas, de experiências sociais. Diversidade que exige outros docentes e outraspolíticas de formação.Palavras-chave: Políticas de formação; Formação docente; Trabalho docente.The article proposes that ways of addressing the education of the professionals whowork in the school education require new parameters. The 1st part of the articlesuggests the need for critical analysis of the profiles, profesional and teachereducation prototypes that have inspired the policies, the curriculum guidelines andthe teacher education programmes. The 2nd part presents an analysis of the changesin the teaching labor and in the teacher condition as well as the requirements ofanother teacher education. The article suggests that the most appropriate process offormulating guidelines, policies and teacher education curricula rests upon realteaching experiences of teaching or work and teaching condition. The 3rd part of thearticle focuses on the tense affirmation of Others teachers’ identities that come fromOther learners and educators. Learners and educational professionals are the othersin class, race, ethinicity, gender, sexual orientation, who state the difference invalues, cultures and social experience. Thus, diversity requires other teachers andother teacher education policies.Keywords: Training policies; Teacher’s Training; Teaching Profession.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32543
10.22409/mov.v0i2.251
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32543
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i2.251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32543/18678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Miguel Arroyo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Miguel Arroyo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
2359-3296
10.22409/mov.v0i2
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355412176896