Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32473 |
Resumo: | Esta pesquisa, entendida como práxis educacional e social em espaços públicos, fundamenta-se teoricamente no conceito de educação como processo reflexivo, crítico, inter-transdisciplinar, criador e interativo, e de saúde como resultado de condições socioeconômicas, políticas e culturais de vida. Integrando ensino, pesquisa e extensão universitária através de ações interdepartamentais e interinstitucionais, participa-se da articulação de redes colaborativas de sujeitos, saberes e práticas educativas, buscando-se contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva. Investiga-se a dimensão emancipatória do conhecimento prático-teórico construído e socializado nesse movimento, reconhecendo a complexidade do presente e desafiando a inexorabilidade do futuro. Em uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e dialógica, a avaliação realiza-se processualmente, identificando-se e discutindo-se avanços, dificuldades e desafios epistemológicos, éticos e políticos enfrentados. Palavras-chave: complexidade; transdiciplinaridade; movimentos instituintes. |
id |
UFF-11_91441fe30e65ce0891e6d147eddf5167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32473 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório?Esta pesquisa, entendida como práxis educacional e social em espaços públicos, fundamenta-se teoricamente no conceito de educação como processo reflexivo, crítico, inter-transdisciplinar, criador e interativo, e de saúde como resultado de condições socioeconômicas, políticas e culturais de vida. Integrando ensino, pesquisa e extensão universitária através de ações interdepartamentais e interinstitucionais, participa-se da articulação de redes colaborativas de sujeitos, saberes e práticas educativas, buscando-se contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva. Investiga-se a dimensão emancipatória do conhecimento prático-teórico construído e socializado nesse movimento, reconhecendo a complexidade do presente e desafiando a inexorabilidade do futuro. Em uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e dialógica, a avaliação realiza-se processualmente, identificando-se e discutindo-se avanços, dificuldades e desafios epistemológicos, éticos e políticos enfrentados. Palavras-chave: complexidade; transdiciplinaridade; movimentos instituintes.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3247310.22409/mov.v0i07.111Movement - Education Journal; No. 07 (2003): Educação: Especial e InclusivaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 07 (2003): Educação: Especial e Inclusivamovimento - rivista di educazione; N. 07 (2003): Educação: Especial e InclusivaMovimento-revista de educação ; n. 07 (2003): Educação: Especial e Inclusiva2359-329610.22409/mov.v0i07reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32473/18608Copyright (c) 2020 Maria Lucia Oliveira, Adriana Silva, Alexandre Barros, Carla Andréa Silva, Juliana Magalhães, Moisés Santos, Skell Beloinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria LuciaSilva, AdrianaBarros, AlexandreSilva, Carla AndréaMagalhães, JulianaSantos, MoisésBelo, Skell2019-08-20T13:09:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32473Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:09:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
title |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
spellingShingle |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? Oliveira, Maria Lucia |
title_short |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
title_full |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
title_fullStr |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
title_full_unstemmed |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
title_sort |
Educação, promoção da saúde e redes colaborativas em movimento no cotidiano dos espaços públicos: construindo-se conhecimento emancipatório? |
author |
Oliveira, Maria Lucia |
author_facet |
Oliveira, Maria Lucia Silva, Adriana Barros, Alexandre Silva, Carla Andréa Magalhães, Juliana Santos, Moisés Belo, Skell |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adriana Barros, Alexandre Silva, Carla Andréa Magalhães, Juliana Santos, Moisés Belo, Skell |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Lucia Silva, Adriana Barros, Alexandre Silva, Carla Andréa Magalhães, Juliana Santos, Moisés Belo, Skell |
description |
Esta pesquisa, entendida como práxis educacional e social em espaços públicos, fundamenta-se teoricamente no conceito de educação como processo reflexivo, crítico, inter-transdisciplinar, criador e interativo, e de saúde como resultado de condições socioeconômicas, políticas e culturais de vida. Integrando ensino, pesquisa e extensão universitária através de ações interdepartamentais e interinstitucionais, participa-se da articulação de redes colaborativas de sujeitos, saberes e práticas educativas, buscando-se contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva. Investiga-se a dimensão emancipatória do conhecimento prático-teórico construído e socializado nesse movimento, reconhecendo a complexidade do presente e desafiando a inexorabilidade do futuro. Em uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e dialógica, a avaliação realiza-se processualmente, identificando-se e discutindo-se avanços, dificuldades e desafios epistemológicos, éticos e políticos enfrentados. Palavras-chave: complexidade; transdiciplinaridade; movimentos instituintes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32473 10.22409/mov.v0i07.111 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32473 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i07.111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32473/18608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 07 (2003): Educação: Especial e Inclusiva REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 07 (2003): Educação: Especial e Inclusiva movimento - rivista di educazione; N. 07 (2003): Educação: Especial e Inclusiva Movimento-revista de educação ; n. 07 (2003): Educação: Especial e Inclusiva 2359-3296 10.22409/mov.v0i07 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355057758208 |