CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
DOI: | 10.22409/mov.v0i5.32614 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614 |
Resumo: | Este artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, ParanáThis paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná. |
id |
UFF-11_95d32854a106123cfebdf18b873fbe34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32614 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
spelling |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadorasEste artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, ParanáThis paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná.ABEC2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3261410.22409/mov.v0i5.32614Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputamovimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaMovimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa2359-329610.22409/mov.v0i5reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614/18749Copyright (c) 2020 Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo Ignaciode Souza, Donaldo Bello2019-08-20T13:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32614Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:21:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
title |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
spellingShingle |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras Calderón, Adolfo Ignacio Calderón, Adolfo Ignacio |
title_short |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
title_full |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
title_fullStr |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
title_full_unstemmed |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
title_sort |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras |
author |
Calderón, Adolfo Ignacio |
author_facet |
Calderón, Adolfo Ignacio Calderón, Adolfo Ignacio de Souza, Donaldo Bello de Souza, Donaldo Bello |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Donaldo Bello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calderón, Adolfo Ignacio de Souza, Donaldo Bello |
description |
Este artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, ParanáThis paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614 10.22409/mov.v0i5.32614 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i5.32614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614/18749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa movimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa Movimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa 2359-3296 10.22409/mov.v0i5 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1822181110922084352 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22409/mov.v0i5.32614 |