CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderón, Adolfo Ignacio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Souza, Donaldo Bello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
DOI: 10.22409/mov.v0i5.32614
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614
Resumo: Este artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, ParanáThis paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná.
id UFF-11_95d32854a106123cfebdf18b873fbe34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32614
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
spelling CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadorasEste artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, ParanáThis paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná.ABEC2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3261410.22409/mov.v0i5.32614Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputamovimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaMovimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa2359-329610.22409/mov.v0i5reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614/18749Copyright (c) 2020 Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo Ignaciode Souza, Donaldo Bello2019-08-20T13:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32614Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:21:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
title CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
spellingShingle CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
Calderón, Adolfo Ignacio
Calderón, Adolfo Ignacio
title_short CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
title_full CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
title_fullStr CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
title_full_unstemmed CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
title_sort CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras
author Calderón, Adolfo Ignacio
author_facet Calderón, Adolfo Ignacio
Calderón, Adolfo Ignacio
de Souza, Donaldo Bello
de Souza, Donaldo Bello
author_role author
author2 de Souza, Donaldo Bello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calderón, Adolfo Ignacio
de Souza, Donaldo Bello
description Este artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, ParanáThis paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614
10.22409/mov.v0i5.32614
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i5.32614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32614/18749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
movimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
Movimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
2359-3296
10.22409/mov.v0i5
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1822181110922084352
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22409/mov.v0i5.32614