EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saviani, Dermeval
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575
Resumo: Este artigo trata das relações entre escola, currículo e sociedade com foco no conteúdo específico da educação escolar tendo como objetivo subsidiar a discussão sobre a base nacional comum curricular. Para tanto, parte do próprio conceito de currículo situandoo em suas determinações sociais para tratar, em seguida, dos saberes que, direta ou indiretamente, entram na composição dos currículos formativos destinados a preparar os educandos para se inserir de forma ativa e crítica na vida social. Sobre essa base aborda a questão da base nacional comum curricular apresentando um delineamento do conteúdo curricular da educação básica visando superar os limites da proposta apresentada oficialmente no atual contexto.Palavras-chave: Educação escolar brasileira; Currículo e sociedade; Base nacional comum curricular.El artículo se ocupa de las relaciones entre la escuela, el plan de estudios y la sociedad centrándose en el contenido específico de la educación escolar. Su objetivo es subsidiar los debates sobre la base nacional común del plan de estudios en Brasil. Por lo tanto analiza primeramente el concepto mismo de plan de estudios, sus determinaciones sociales para no que sigue analizar los saberes que directo o indirectamente compone los planes de estudios de capacitación con el propósito de preparar a los estudiantes para una vida activa y crítica en la sociedad. Con el fin de superar los límites de la propuesta presentada oficialmente en el contexto actual, el artículo presenta un esbozo del contenido del plan de estudios en la educación básicaPalabras-clave: Educación escolar brasileira; Plan de estudios y sociedad; Base nacional común de planes de estudios.
id UFF-11_9c73abb68a8fd02681b5f16430f76215
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32575
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum CurricularEste artigo trata das relações entre escola, currículo e sociedade com foco no conteúdo específico da educação escolar tendo como objetivo subsidiar a discussão sobre a base nacional comum curricular. Para tanto, parte do próprio conceito de currículo situandoo em suas determinações sociais para tratar, em seguida, dos saberes que, direta ou indiretamente, entram na composição dos currículos formativos destinados a preparar os educandos para se inserir de forma ativa e crítica na vida social. Sobre essa base aborda a questão da base nacional comum curricular apresentando um delineamento do conteúdo curricular da educação básica visando superar os limites da proposta apresentada oficialmente no atual contexto.Palavras-chave: Educação escolar brasileira; Currículo e sociedade; Base nacional comum curricular.El artículo se ocupa de las relaciones entre la escuela, el plan de estudios y la sociedad centrándose en el contenido específico de la educación escolar. Su objetivo es subsidiar los debates sobre la base nacional común del plan de estudios en Brasil. Por lo tanto analiza primeramente el concepto mismo de plan de estudios, sus determinaciones sociales para no que sigue analizar los saberes que directo o indirectamente compone los planes de estudios de capacitación con el propósito de preparar a los estudiantes para una vida activa y crítica en la sociedad. Con el fin de superar los límites de la propuesta presentada oficialmente en el contexto actual, el artículo presenta un esbozo del contenido del plan de estudios en la educación básicaPalabras-clave: Educación escolar brasileira; Plan de estudios y sociedad; Base nacional común de planes de estudios.ABEC2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3257510.22409/mov.v0i4.296Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesmovimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesMovimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades2359-329610.22409/mov.v0i4reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710Copyright (c) 2020 Dermeval Savianiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaviani, Dermeval2019-08-20T13:18:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32575Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:18:18Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
title EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
Saviani, Dermeval
title_short EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
title_full EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
title_sort EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular
author Saviani, Dermeval
author_facet Saviani, Dermeval
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saviani, Dermeval
description Este artigo trata das relações entre escola, currículo e sociedade com foco no conteúdo específico da educação escolar tendo como objetivo subsidiar a discussão sobre a base nacional comum curricular. Para tanto, parte do próprio conceito de currículo situandoo em suas determinações sociais para tratar, em seguida, dos saberes que, direta ou indiretamente, entram na composição dos currículos formativos destinados a preparar os educandos para se inserir de forma ativa e crítica na vida social. Sobre essa base aborda a questão da base nacional comum curricular apresentando um delineamento do conteúdo curricular da educação básica visando superar os limites da proposta apresentada oficialmente no atual contexto.Palavras-chave: Educação escolar brasileira; Currículo e sociedade; Base nacional comum curricular.El artículo se ocupa de las relaciones entre la escuela, el plan de estudios y la sociedad centrándose en el contenido específico de la educación escolar. Su objetivo es subsidiar los debates sobre la base nacional común del plan de estudios en Brasil. Por lo tanto analiza primeramente el concepto mismo de plan de estudios, sus determinaciones sociales para no que sigue analizar los saberes que directo o indirectamente compone los planes de estudios de capacitación con el propósito de preparar a los estudiantes para una vida activa y crítica en la sociedad. Con el fin de superar los límites de la propuesta presentada oficialmente en el contexto actual, el artículo presenta un esbozo del contenido del plan de estudios en la educación básicaPalabras-clave: Educación escolar brasileira; Plan de estudios y sociedad; Base nacional común de planes de estudios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575
10.22409/mov.v0i4.296
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i4.296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Dermeval Saviani
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Dermeval Saviani
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
movimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
Movimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
2359-3296
10.22409/mov.v0i4
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355462508544