Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422 |
Resumo: | O Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas. |
id |
UFF-11_9fa545e0eb821aff54603128445f75f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32422 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicasO Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3242210.22409/mov.v0i01.187Movement - Education Journal; No. 01 (2000): Juventude, Educação e SociedadeREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedademovimento - rivista di educazione; N. 01 (2000): Juventude, Educação e SociedadeMovimento-revista de educação ; n. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade2359-329610.22409/mov.v0i01reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422/18557Copyright (c) 2020 Cecília Goulartinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Cecília2019-08-20T13:07:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32422Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:13Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
title |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
spellingShingle |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas Goulart, Cecília |
title_short |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
title_full |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
title_fullStr |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
title_full_unstemmed |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
title_sort |
Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas |
author |
Goulart, Cecília |
author_facet |
Goulart, Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Cecília |
description |
O Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422 10.22409/mov.v0i01.187 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i01.187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422/18557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cecília Goulart info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cecília Goulart |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade movimento - rivista di educazione; N. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade Movimento-revista de educação ; n. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade 2359-3296 10.22409/mov.v0i01 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329354984357888 |