Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Cecília
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422
Resumo: O Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas.
id UFF-11_9fa545e0eb821aff54603128445f75f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32422
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicasO Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3242210.22409/mov.v0i01.187Movement - Education Journal; No. 01 (2000): Juventude, Educação e SociedadeREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedademovimento - rivista di educazione; N. 01 (2000): Juventude, Educação e SociedadeMovimento-revista de educação ; n. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade2359-329610.22409/mov.v0i01reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422/18557Copyright (c) 2020 Cecília Goulartinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Cecília2019-08-20T13:07:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32422Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:07:13Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
title Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
spellingShingle Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
Goulart, Cecília
title_short Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
title_full Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
title_fullStr Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
title_sort Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
author Goulart, Cecília
author_facet Goulart, Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Cecília
description O Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422
10.22409/mov.v0i01.187
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i01.187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32422/18557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cecília Goulart
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cecília Goulart
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade
movimento - rivista di educazione; N. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade
Movimento-revista de educação ; n. 01 (2000): Juventude, Educação e Sociedade
2359-3296
10.22409/mov.v0i01
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329354984357888