ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rodrigo Drumond
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32453
Resumo: Neste trabalho apresentamos e discutimos um método multi-nível para análise do discurso em salas de aula de ciências. A descrição do método é acompanhada com exemplos de análises apresentadas em trabalhos anteriores sobre um curso de Prática de Ensino de Física. Argumentamos que a abordagem em níveis contribui para análises articuladas e oferece critérios interpretativos que podem orientar a seleção de novos recortes analíticos. O referencial que informa a nossa proposta é o da teoria da atividade, do qual utilizamos os níveis da estrutura da atividade humana (atividade, ação, operação) para análise discursiva dos eventos de sala de aula. Nesta proposta apresentamos adicionalmente definição para o “episódio de ensino”. Finalmente, discutimos as possibilidades e implicações dessa proposta para o campo e para a formação de professores. Palavras-chave: teoria da atividade; níveis de análise; análise do discurso; educação em ciências; formação de professores.In this paper we present and discuss a multi-level method for discourse analysis in science classrooms. The method description is followed with examples of analyses presented in previous studies focused on a physics teacher methods course. We argue that the multi-level approach contributes for articulated analyses and offers interpretative criteria for selection of new data to be analyzed. The activity theory is the theoretical basis underlying our proposal, from which we used the levels of the structure of human activity (activity, action and operation) for discursive analysis of classroom events. Based on this theoretical background we define “the episode of teaching”. Finally, we discuss the possibilities and implications of this proposal for the field of discourse analysis and for the field of teacher education. Keywords: Activity theory; levels of analysis; discourse analysis; science education; teacher education.
id UFF-11_ab4cc9c3a3c1bb8f06ef26bc89b19c9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32453
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICANeste trabalho apresentamos e discutimos um método multi-nível para análise do discurso em salas de aula de ciências. A descrição do método é acompanhada com exemplos de análises apresentadas em trabalhos anteriores sobre um curso de Prática de Ensino de Física. Argumentamos que a abordagem em níveis contribui para análises articuladas e oferece critérios interpretativos que podem orientar a seleção de novos recortes analíticos. O referencial que informa a nossa proposta é o da teoria da atividade, do qual utilizamos os níveis da estrutura da atividade humana (atividade, ação, operação) para análise discursiva dos eventos de sala de aula. Nesta proposta apresentamos adicionalmente definição para o “episódio de ensino”. Finalmente, discutimos as possibilidades e implicações dessa proposta para o campo e para a formação de professores. Palavras-chave: teoria da atividade; níveis de análise; análise do discurso; educação em ciências; formação de professores.In this paper we present and discuss a multi-level method for discourse analysis in science classrooms. The method description is followed with examples of analyses presented in previous studies focused on a physics teacher methods course. We argue that the multi-level approach contributes for articulated analyses and offers interpretative criteria for selection of new data to be analyzed. The activity theory is the theoretical basis underlying our proposal, from which we used the levels of the structure of human activity (activity, action and operation) for discursive analysis of classroom events. Based on this theoretical background we define “the episode of teaching”. Finally, we discuss the possibilities and implications of this proposal for the field of discourse analysis and for the field of teacher education. Keywords: Activity theory; levels of analysis; discourse analysis; science education; teacher education.ABEC2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3245310.22409/mov.v0i1.199Movement - Education Journal; No. 1 (2014): Edição de lançamentoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 1 (2014): Edição de lançamentomovimento - rivista di educazione; N. 1 (2014): Edição de lançamentoMovimento-revista de educação ; n. 1 (2014): Edição de lançamento2359-329610.22409/mov.v0i1reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32453/18588Copyright (c) 2020 Rodrigo Drumond Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rodrigo Drumond2019-11-07T06:54:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32453Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-11-07T06:54Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
title ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
spellingShingle ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
Vieira, Rodrigo Drumond
title_short ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
title_full ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
title_fullStr ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
title_sort ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
author Vieira, Rodrigo Drumond
author_facet Vieira, Rodrigo Drumond
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rodrigo Drumond
description Neste trabalho apresentamos e discutimos um método multi-nível para análise do discurso em salas de aula de ciências. A descrição do método é acompanhada com exemplos de análises apresentadas em trabalhos anteriores sobre um curso de Prática de Ensino de Física. Argumentamos que a abordagem em níveis contribui para análises articuladas e oferece critérios interpretativos que podem orientar a seleção de novos recortes analíticos. O referencial que informa a nossa proposta é o da teoria da atividade, do qual utilizamos os níveis da estrutura da atividade humana (atividade, ação, operação) para análise discursiva dos eventos de sala de aula. Nesta proposta apresentamos adicionalmente definição para o “episódio de ensino”. Finalmente, discutimos as possibilidades e implicações dessa proposta para o campo e para a formação de professores. Palavras-chave: teoria da atividade; níveis de análise; análise do discurso; educação em ciências; formação de professores.In this paper we present and discuss a multi-level method for discourse analysis in science classrooms. The method description is followed with examples of analyses presented in previous studies focused on a physics teacher methods course. We argue that the multi-level approach contributes for articulated analyses and offers interpretative criteria for selection of new data to be analyzed. The activity theory is the theoretical basis underlying our proposal, from which we used the levels of the structure of human activity (activity, action and operation) for discursive analysis of classroom events. Based on this theoretical background we define “the episode of teaching”. Finally, we discuss the possibilities and implications of this proposal for the field of discourse analysis and for the field of teacher education. Keywords: Activity theory; levels of analysis; discourse analysis; science education; teacher education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32453
10.22409/mov.v0i1.199
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32453
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i1.199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32453/18588
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Drumond Vieira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Drumond Vieira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 1 (2014): Edição de lançamento
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 1 (2014): Edição de lançamento
movimento - rivista di educazione; N. 1 (2014): Edição de lançamento
Movimento-revista de educação ; n. 1 (2014): Edição de lançamento
2359-3296
10.22409/mov.v0i1
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355031543808