Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496 |
Resumo: | O presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas. Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética. |
id |
UFF-11_c82ee027c72475ffba6b0dd6b2eb4307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32496 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinarO presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas. Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3249610.22409/mov.v0i10.139Movement - Education Journal; No. 10 (2004): Filosofia Política e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2004): Filosofia Política e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 10 (2004): Filosofia Política e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 10 (2004): Filosofia Política e Educação2359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496/18631Copyright (c) 2020 Renato Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Renato2019-08-20T13:10:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32496Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:10:48Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
title |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
spellingShingle |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar Oliveira, Renato |
title_short |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
title_full |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
title_fullStr |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
title_full_unstemmed |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
title_sort |
Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar |
author |
Oliveira, Renato |
author_facet |
Oliveira, Renato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Renato |
description |
O presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas. Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496 10.22409/mov.v0i10.139 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i10.139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496/18631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renato Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renato Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 10 (2004): Filosofia Política e Educação REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2004): Filosofia Política e Educação movimento - rivista di educazione; N. 10 (2004): Filosofia Política e Educação Movimento-revista de educação ; n. 10 (2004): Filosofia Política e Educação 2359-3296 10.22409/mov.v0i10 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355088166912 |