Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496
Resumo: O presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas. Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética.
id UFF-11_c82ee027c72475ffba6b0dd6b2eb4307
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32496
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinarO presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas. Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3249610.22409/mov.v0i10.139Movement - Education Journal; No. 10 (2004): Filosofia Política e EducaçãoREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2004): Filosofia Política e Educaçãomovimento - rivista di educazione; N. 10 (2004): Filosofia Política e EducaçãoMovimento-revista de educação ; n. 10 (2004): Filosofia Política e Educação2359-329610.22409/mov.v0i10reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496/18631Copyright (c) 2020 Renato Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Renato2019-08-20T13:10:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32496Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:10:48Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
title Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
spellingShingle Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
Oliveira, Renato
title_short Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
title_full Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
title_fullStr Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
title_full_unstemmed Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
title_sort Educação e cidadania: refletindo sobre os compromissos ético-políticos do ato de ensinar
author Oliveira, Renato
author_facet Oliveira, Renato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renato
description O presente artigo está dividido em duas partes. A primeira aborda, em diferentes contextos históricos, a natureza dos compromissos ético-políticos firmados entre “quem educa” e “quem é educado”. Os autores e os momentos focalizados não esgotam, naturalmente, o debate, mas permitem traçar um escopo útil à reflexão do educador nos dias de hoje. A segunda analisa como o conceito de cidadania é tratado na “introdução aos Temas Transversais dos PCNs” (terceiro e quartos ciclos). Com base nas contribuições de Perelman e de Reboul, são feitas considerações sobre a técnica argumentativa do distinguo, empregada no documento, assim como sobre o próprio discurso pedagógico e as estratégias propostas aos professores para a abordagem das questões éticas. Palavras-chave: educação; cidadania; Parâmetros Curriculares Nacionais; ética.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496
10.22409/mov.v0i10.139
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i10.139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32496/18631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Renato Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Renato Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 10 (2004): Filosofia Política e Educação
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 10 (2004): Filosofia Política e Educação
movimento - rivista di educazione; N. 10 (2004): Filosofia Política e Educação
Movimento-revista de educação ; n. 10 (2004): Filosofia Política e Educação
2359-3296
10.22409/mov.v0i10
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355088166912