CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepulveda, José Antonio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sepulveda, Denize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32612
Resumo: Este texto é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Conservadorismo e Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFF, que procura entender a retórica argumentativa do pensamento conservador, principalmente o caráter relativamente fixo de seus pressupostos. Esses seguem padrões invariantes de argumentações teóricas. Assim, tal pensamento influencia os discursos, as posições, as práticas conservadoras na sociedade e no interior de muitas instituições escolares. A partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública da Rede FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), foi percebido que o pensamento conservador é um dos elementos que orienta o discurso e as práticas machistas e chauvinistas de um professor em relação a uma estudante com orientação homossexual. Partindo das observações, entrevistas e narrativas colhidas na escola, foram identificados os mecanismos de difusão e adesão utilizados pelo conservadorismo político nessa escola. A partir do depoimento de uma estudante e de um professor, entendemos que a aluna sofreu processos de exclusão que se materializaram em práticas homofóbicas que deram e dão legitimidade às desigualdades sociais, reproduzindo o medo através do uso de argumentos que possuem raízes profundas na tradição brasileira.Palavras-chave: Conservadorismo. Exclusão. Práticas homofóbicas.This text is the result of the work developed by the Research and Studies Group Conservadorism and Brasilian Education, of the Faculty of Education/UFF, which seeks to understand the argumentative rhetoric of conservative thinking, especially the relatively fixed nature of its assumptions. These follow invariant patterns of theoretical arguments. Thus, such thinking influences the discourses, positions, and conservative practices in society and within many school institutions. From a field research carried out in a public school of the FAETEC Network (Foundation of Technical School Support), it was realized that conservative thinking is one of the elements that guides the discourse and the chauvinistic practices of a teacher in relation to a student with homosexual orientation. From the observations, interviews and narratives collected at the school the mechanisms of diffusion and adhesion used by political conservatism in this school were identified. From the testimony of a student and a teacher, we understand that the student suffered exclusionary processes that materialized in homophobic practices that gave and legitimize social inequalities, reproducing fear through the use of arguments that have deep roots in the Brazilian tradition.Keywords: Conservatism. Exclusion. Homophobic practic entendemos
id UFF-11_d9909d92c06e86eaa2aeb7cc5743bcfa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32612
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusãoEste texto é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Conservadorismo e Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFF, que procura entender a retórica argumentativa do pensamento conservador, principalmente o caráter relativamente fixo de seus pressupostos. Esses seguem padrões invariantes de argumentações teóricas. Assim, tal pensamento influencia os discursos, as posições, as práticas conservadoras na sociedade e no interior de muitas instituições escolares. A partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública da Rede FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), foi percebido que o pensamento conservador é um dos elementos que orienta o discurso e as práticas machistas e chauvinistas de um professor em relação a uma estudante com orientação homossexual. Partindo das observações, entrevistas e narrativas colhidas na escola, foram identificados os mecanismos de difusão e adesão utilizados pelo conservadorismo político nessa escola. A partir do depoimento de uma estudante e de um professor, entendemos que a aluna sofreu processos de exclusão que se materializaram em práticas homofóbicas que deram e dão legitimidade às desigualdades sociais, reproduzindo o medo através do uso de argumentos que possuem raízes profundas na tradição brasileira.Palavras-chave: Conservadorismo. Exclusão. Práticas homofóbicas.This text is the result of the work developed by the Research and Studies Group Conservadorism and Brasilian Education, of the Faculty of Education/UFF, which seeks to understand the argumentative rhetoric of conservative thinking, especially the relatively fixed nature of its assumptions. These follow invariant patterns of theoretical arguments. Thus, such thinking influences the discourses, positions, and conservative practices in society and within many school institutions. From a field research carried out in a public school of the FAETEC Network (Foundation of Technical School Support), it was realized that conservative thinking is one of the elements that guides the discourse and the chauvinistic practices of a teacher in relation to a student with homosexual orientation. From the observations, interviews and narratives collected at the school the mechanisms of diffusion and adhesion used by political conservatism in this school were identified. From the testimony of a student and a teacher, we understand that the student suffered exclusionary processes that materialized in homophobic practices that gave and legitimize social inequalities, reproducing fear through the use of arguments that have deep roots in the Brazilian tradition.Keywords: Conservatism. Exclusion. Homophobic practic entendemosABEC2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3261210.22409/mov.v0i5.32612Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputamovimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaMovimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa2359-329610.22409/mov.v0i5reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32612/18747Copyright (c) 2020 José Antonio Sepulveda, Denize Sepulvedainfo:eu-repo/semantics/openAccessSepulveda, José AntonioSepulveda, Denize2019-08-20T13:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32612Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:21:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
title CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
spellingShingle CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
Sepulveda, José Antonio
title_short CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
title_full CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
title_fullStr CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
title_full_unstemmed CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
title_sort CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: um exemplo de exclusão
author Sepulveda, José Antonio
author_facet Sepulveda, José Antonio
Sepulveda, Denize
author_role author
author2 Sepulveda, Denize
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepulveda, José Antonio
Sepulveda, Denize
description Este texto é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Conservadorismo e Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFF, que procura entender a retórica argumentativa do pensamento conservador, principalmente o caráter relativamente fixo de seus pressupostos. Esses seguem padrões invariantes de argumentações teóricas. Assim, tal pensamento influencia os discursos, as posições, as práticas conservadoras na sociedade e no interior de muitas instituições escolares. A partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública da Rede FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), foi percebido que o pensamento conservador é um dos elementos que orienta o discurso e as práticas machistas e chauvinistas de um professor em relação a uma estudante com orientação homossexual. Partindo das observações, entrevistas e narrativas colhidas na escola, foram identificados os mecanismos de difusão e adesão utilizados pelo conservadorismo político nessa escola. A partir do depoimento de uma estudante e de um professor, entendemos que a aluna sofreu processos de exclusão que se materializaram em práticas homofóbicas que deram e dão legitimidade às desigualdades sociais, reproduzindo o medo através do uso de argumentos que possuem raízes profundas na tradição brasileira.Palavras-chave: Conservadorismo. Exclusão. Práticas homofóbicas.This text is the result of the work developed by the Research and Studies Group Conservadorism and Brasilian Education, of the Faculty of Education/UFF, which seeks to understand the argumentative rhetoric of conservative thinking, especially the relatively fixed nature of its assumptions. These follow invariant patterns of theoretical arguments. Thus, such thinking influences the discourses, positions, and conservative practices in society and within many school institutions. From a field research carried out in a public school of the FAETEC Network (Foundation of Technical School Support), it was realized that conservative thinking is one of the elements that guides the discourse and the chauvinistic practices of a teacher in relation to a student with homosexual orientation. From the observations, interviews and narratives collected at the school the mechanisms of diffusion and adhesion used by political conservatism in this school were identified. From the testimony of a student and a teacher, we understand that the student suffered exclusionary processes that materialized in homophobic practices that gave and legitimize social inequalities, reproducing fear through the use of arguments that have deep roots in the Brazilian tradition.Keywords: Conservatism. Exclusion. Homophobic practic entendemos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32612
10.22409/mov.v0i5.32612
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32612
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i5.32612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32612/18747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 José Antonio Sepulveda, Denize Sepulveda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 José Antonio Sepulveda, Denize Sepulveda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
movimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
Movimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
2359-3296
10.22409/mov.v0i5
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355800150016