POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418 |
Resumo: | No presente artigo, analisamos as propostas para o programa Future-se e suas possibilidades de mudanças políticas nas instituições federais de ensino superior do Brasil. Considerando o imediatismo na construção das propostas para um programa tão desejado pelo atual governo, desenvolvemos o estudo por meio de referenciais teóricos consolidados e análises de documentos, objetivando reflexões relevantes sobre os conceitos que operam por intermédio dessas propostas políticas para o Ensino Superior no Brasil. Nesse sentido, estabelecemos uma sucinta e relevante construção acadêmica para análise, mediante três dimensões: primeiramente, apresentamos uma breve relação entre as políticas educacionais e o neoliberalismo, considerando a relação entre público e privado na educação, por intermédio da proposta do programa estudado; no segundo momento, descrevemos a proposta de efetivação e estruturação do Future-se no Brasil, através de uma abordagem comparativa e diagnóstica; e, por fim, apresentamos os entraves e as possibilidades do Future-se, considerando uma visão analítica dos conceitos apresentados. Como resultados, verificamos que a proposta do Future-se está relacionada a uma política neoliberal que agride a autonomia das IFES e as submete à lógica de mercado. Dessa forma, concluímos que os conceitos operam sob uma lógica empresarial, com perspectiva de regulação das estruturas das IFES em todos os seus segmentos, produzindo sentidos que alteram as caraterísticas das universidades como espaços de conhecimento e de ações democráticas. EDUCATIONAL POLICIES IN A NEOLIBERAL PERSPECTIVE: a critical analysis of the proposal for the Future-se program ABSTRACTIn this paper, we analyze the proposals for the Future-se program and its possibilities of political changes in the federal institutions of higher education in brazil. Considering the immediacy in the construction of the proposals related to a longed-for program by the government, we carried the study by means of consolidated theoretical frameworks and document analyses, in order to gain insights on the concepts that operate through these political proposals for higher education in brazil. In this direction, we propose a brief and relevant academic discussion for analysis, by means of three dimensions: first, we present a brief relation between the educational policies and the neoliberalism, considering the relation between private and public in education, by means of the proposal of the studied program; secondly, we describe the proposal of implementation and design of the Future-se program in Brazil, through a comparative and diagnostic approach; and, finally, we present the barriers and the possibilities of the Future-se, considering an analytical perspective of the presented concepts. As results, we verify that Future-se proposal is related to a neoliberal policy that poses risks to the autonomy of the federal institutions and submits them to the market logic. Therefore, we conclude that the concepts operate under an entrepreneurial logic, with a perspective of regulation of the federal institutions' structures in all their areas; e that, in both proposals, producing meanings that modify the characteristics of the universities as spaces of knowledge and democratic actions.Keywords: Educational policies. Neoliberalism. Future-se program. Autonomy. Entrepreneurial logic. |
id |
UFF-11_dbbca0705250367c8c680bcf6688a811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41418 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-sePolíticas educacionais. Neoliberalismo. Future-se. Autonomia. Lógica empresarial.No presente artigo, analisamos as propostas para o programa Future-se e suas possibilidades de mudanças políticas nas instituições federais de ensino superior do Brasil. Considerando o imediatismo na construção das propostas para um programa tão desejado pelo atual governo, desenvolvemos o estudo por meio de referenciais teóricos consolidados e análises de documentos, objetivando reflexões relevantes sobre os conceitos que operam por intermédio dessas propostas políticas para o Ensino Superior no Brasil. Nesse sentido, estabelecemos uma sucinta e relevante construção acadêmica para análise, mediante três dimensões: primeiramente, apresentamos uma breve relação entre as políticas educacionais e o neoliberalismo, considerando a relação entre público e privado na educação, por intermédio da proposta do programa estudado; no segundo momento, descrevemos a proposta de efetivação e estruturação do Future-se no Brasil, através de uma abordagem comparativa e diagnóstica; e, por fim, apresentamos os entraves e as possibilidades do Future-se, considerando uma visão analítica dos conceitos apresentados. Como resultados, verificamos que a proposta do Future-se está relacionada a uma política neoliberal que agride a autonomia das IFES e as submete à lógica de mercado. Dessa forma, concluímos que os conceitos operam sob uma lógica empresarial, com perspectiva de regulação das estruturas das IFES em todos os seus segmentos, produzindo sentidos que alteram as caraterísticas das universidades como espaços de conhecimento e de ações democráticas. EDUCATIONAL POLICIES IN A NEOLIBERAL PERSPECTIVE: a critical analysis of the proposal for the Future-se program ABSTRACTIn this paper, we analyze the proposals for the Future-se program and its possibilities of political changes in the federal institutions of higher education in brazil. Considering the immediacy in the construction of the proposals related to a longed-for program by the government, we carried the study by means of consolidated theoretical frameworks and document analyses, in order to gain insights on the concepts that operate through these political proposals for higher education in brazil. In this direction, we propose a brief and relevant academic discussion for analysis, by means of three dimensions: first, we present a brief relation between the educational policies and the neoliberalism, considering the relation between private and public in education, by means of the proposal of the studied program; secondly, we describe the proposal of implementation and design of the Future-se program in Brazil, through a comparative and diagnostic approach; and, finally, we present the barriers and the possibilities of the Future-se, considering an analytical perspective of the presented concepts. As results, we verify that Future-se proposal is related to a neoliberal policy that poses risks to the autonomy of the federal institutions and submits them to the market logic. Therefore, we conclude that the concepts operate under an entrepreneurial logic, with a perspective of regulation of the federal institutions' structures in all their areas; e that, in both proposals, producing meanings that modify the characteristics of the universities as spaces of knowledge and democratic actions.Keywords: Educational policies. Neoliberalism. Future-se program. Autonomy. Entrepreneurial logic. ABEC2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-41810.22409/mov.v7i13.41418Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneoREVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneomovimento - rivista di educazione; V. 7 N. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneoMovimento-revista de educação ; v. 7 n. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo2359-329610.22409/mov.v7i13reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/pdf_1https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/html_1https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/htmlCopyright (c) 2020 Gilvania Queiroz Madeira de Aguiar, Christiano Roberto Lima de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz Madeira de Aguiar, GilvaniaLima de Aguiar, Christiano Roberto2020-08-07T19:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41418Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2020-08-07T19:51:40Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
title |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
spellingShingle |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se Queiroz Madeira de Aguiar, Gilvania Políticas educacionais. Neoliberalismo. Future-se. Autonomia. Lógica empresarial. |
title_short |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
title_full |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
title_fullStr |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
title_sort |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se |
author |
Queiroz Madeira de Aguiar, Gilvania |
author_facet |
Queiroz Madeira de Aguiar, Gilvania Lima de Aguiar, Christiano Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Lima de Aguiar, Christiano Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz Madeira de Aguiar, Gilvania Lima de Aguiar, Christiano Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais. Neoliberalismo. Future-se. Autonomia. Lógica empresarial. |
topic |
Políticas educacionais. Neoliberalismo. Future-se. Autonomia. Lógica empresarial. |
description |
No presente artigo, analisamos as propostas para o programa Future-se e suas possibilidades de mudanças políticas nas instituições federais de ensino superior do Brasil. Considerando o imediatismo na construção das propostas para um programa tão desejado pelo atual governo, desenvolvemos o estudo por meio de referenciais teóricos consolidados e análises de documentos, objetivando reflexões relevantes sobre os conceitos que operam por intermédio dessas propostas políticas para o Ensino Superior no Brasil. Nesse sentido, estabelecemos uma sucinta e relevante construção acadêmica para análise, mediante três dimensões: primeiramente, apresentamos uma breve relação entre as políticas educacionais e o neoliberalismo, considerando a relação entre público e privado na educação, por intermédio da proposta do programa estudado; no segundo momento, descrevemos a proposta de efetivação e estruturação do Future-se no Brasil, através de uma abordagem comparativa e diagnóstica; e, por fim, apresentamos os entraves e as possibilidades do Future-se, considerando uma visão analítica dos conceitos apresentados. Como resultados, verificamos que a proposta do Future-se está relacionada a uma política neoliberal que agride a autonomia das IFES e as submete à lógica de mercado. Dessa forma, concluímos que os conceitos operam sob uma lógica empresarial, com perspectiva de regulação das estruturas das IFES em todos os seus segmentos, produzindo sentidos que alteram as caraterísticas das universidades como espaços de conhecimento e de ações democráticas. EDUCATIONAL POLICIES IN A NEOLIBERAL PERSPECTIVE: a critical analysis of the proposal for the Future-se program ABSTRACTIn this paper, we analyze the proposals for the Future-se program and its possibilities of political changes in the federal institutions of higher education in brazil. Considering the immediacy in the construction of the proposals related to a longed-for program by the government, we carried the study by means of consolidated theoretical frameworks and document analyses, in order to gain insights on the concepts that operate through these political proposals for higher education in brazil. In this direction, we propose a brief and relevant academic discussion for analysis, by means of three dimensions: first, we present a brief relation between the educational policies and the neoliberalism, considering the relation between private and public in education, by means of the proposal of the studied program; secondly, we describe the proposal of implementation and design of the Future-se program in Brazil, through a comparative and diagnostic approach; and, finally, we present the barriers and the possibilities of the Future-se, considering an analytical perspective of the presented concepts. As results, we verify that Future-se proposal is related to a neoliberal policy that poses risks to the autonomy of the federal institutions and submits them to the market logic. Therefore, we conclude that the concepts operate under an entrepreneurial logic, with a perspective of regulation of the federal institutions' structures in all their areas; e that, in both proposals, producing meanings that modify the characteristics of the universities as spaces of knowledge and democratic actions.Keywords: Educational policies. Neoliberalism. Future-se program. Autonomy. Entrepreneurial logic. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418 10.22409/mov.v7i13.41418 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v7i13.41418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/pdf https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/pdf_1 https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/html_1 https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/394-418/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gilvania Queiroz Madeira de Aguiar, Christiano Roberto Lima de Aguiar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gilvania Queiroz Madeira de Aguiar, Christiano Roberto Lima de Aguiar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/html text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; Vol. 7 No. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo REVISTA MOVIMIENTO; Vol. 7 Núm. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo movimento - rivista di educazione; V. 7 N. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo Movimento-revista de educação ; v. 7 n. 13 (2020): Processos Educativos e povos indígenas: significados, práticas e disputas étnico-políticas no contexto contemporâneo 2359-3296 10.22409/mov.v7i13 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329356282494976 |