Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Percival
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32527
Resumo: Este artigo busca analisar o recente processo de provimento de diretores das escolas da rede pública municipal de Nova Iguaçu, Grande Rio de Janeiro, prefeito Lindberg Farias, PT, eleito em 2004. À luz de depoimentos de professores, de documentos da Secretaria Municipal de Educação e Atos Oficiais do Município procura caracterizar a práxis de gestão democrática da educação aí em curso. Analisa como tem se pautado a relação comunidade escolar e “novo” grupo político no poder municipal, os jogos de interesse e os embates estabelecidos no processo de implantação da Lei de Gestão Democrática da Educação, Política pública fortemente atravessada pela cultura política do clientelismo e do fisiologismo. Conclui apontando as perspectivas de uma efetiva gestão democrática da educação no município. Palavras-chave: educação; políticas públicas; gestão democrática; práxis política; clientelismo.
id UFF-11_e29318813da0c446e53db570c4128fe5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32527
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsaEste artigo busca analisar o recente processo de provimento de diretores das escolas da rede pública municipal de Nova Iguaçu, Grande Rio de Janeiro, prefeito Lindberg Farias, PT, eleito em 2004. À luz de depoimentos de professores, de documentos da Secretaria Municipal de Educação e Atos Oficiais do Município procura caracterizar a práxis de gestão democrática da educação aí em curso. Analisa como tem se pautado a relação comunidade escolar e “novo” grupo político no poder municipal, os jogos de interesse e os embates estabelecidos no processo de implantação da Lei de Gestão Democrática da Educação, Política pública fortemente atravessada pela cultura política do clientelismo e do fisiologismo. Conclui apontando as perspectivas de uma efetiva gestão democrática da educação no município. Palavras-chave: educação; políticas públicas; gestão democrática; práxis política; clientelismo.ABEC2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidado. Avaliado pelos paresapplication/mswordhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3252710.22409/mov.v0i13.167Movement - Education Journal; No. 13 (2006): Escola e construção da democracia popularREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 13 (2006): Escola e construção da democracia popularmovimento - rivista di educazione; N. 13 (2006): Escola e construção da democracia popularMovimento-revista de educação ; n. 13 (2006): Escola e construção da democracia popular2359-329610.22409/mov.v0i13reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32527/18662Copyright (c) 2020 Percival Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Percival2019-08-20T13:12:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32527Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:12:51Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
title Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
spellingShingle Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
Silva, Percival
title_short Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
title_full Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
title_fullStr Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
title_full_unstemmed Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
title_sort Nova Iguaçu – quando a eleição de diretor de escola é uma farsa
author Silva, Percival
author_facet Silva, Percival
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Percival
description Este artigo busca analisar o recente processo de provimento de diretores das escolas da rede pública municipal de Nova Iguaçu, Grande Rio de Janeiro, prefeito Lindberg Farias, PT, eleito em 2004. À luz de depoimentos de professores, de documentos da Secretaria Municipal de Educação e Atos Oficiais do Município procura caracterizar a práxis de gestão democrática da educação aí em curso. Analisa como tem se pautado a relação comunidade escolar e “novo” grupo político no poder municipal, os jogos de interesse e os embates estabelecidos no processo de implantação da Lei de Gestão Democrática da Educação, Política pública fortemente atravessada pela cultura política do clientelismo e do fisiologismo. Conclui apontando as perspectivas de uma efetiva gestão democrática da educação no município. Palavras-chave: educação; políticas públicas; gestão democrática; práxis política; clientelismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado. Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32527
10.22409/mov.v0i13.167
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32527
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i13.167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32527/18662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Percival Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Percival Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 13 (2006): Escola e construção da democracia popular
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 13 (2006): Escola e construção da democracia popular
movimento - rivista di educazione; N. 13 (2006): Escola e construção da democracia popular
Movimento-revista de educação ; n. 13 (2006): Escola e construção da democracia popular
2359-3296
10.22409/mov.v0i13
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355391205376