Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rodrigo Mendonça
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Selles, Sandra Lucia Escovedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32578
Resumo: Esse artigo examina algumas das relações entre as políticas curriculares e de avaliação externa do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo diálogos com experiências vividas por dois professores de Biologia da rede estadual de ensino. Utilizando referenciais do campo do currículo e da história da educação e mobilizando memórias destes professores, os quais produziram narrativas sobre suas experiências cotidianas com o Currículo Mínimo e as avaliações legisladas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), o artigo discute as tensões que envolvem o emprego dessas políticas e a autonomia docente no ambiente profissional.
id UFF-11_ee05d24d43fe4c5087e8e367fc72fe9d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32578
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia DocenteEsse artigo examina algumas das relações entre as políticas curriculares e de avaliação externa do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo diálogos com experiências vividas por dois professores de Biologia da rede estadual de ensino. Utilizando referenciais do campo do currículo e da história da educação e mobilizando memórias destes professores, os quais produziram narrativas sobre suas experiências cotidianas com o Currículo Mínimo e as avaliações legisladas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), o artigo discute as tensões que envolvem o emprego dessas políticas e a autonomia docente no ambiente profissional.ABEC2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3257810.22409/mov.v0i4.291Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesmovimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidadesMovimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades2359-329610.22409/mov.v0i4reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32578/18713Copyright (c) 2020 Rodrigo Mendonça dos Santos, Sandra Lucia Escovedo Sellesinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rodrigo MendonçaSelles, Sandra Lucia Escovedo2019-08-20T13:18:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32578Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:18:18Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
title Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
spellingShingle Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
dos Santos, Rodrigo Mendonça
title_short Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
title_full Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
title_fullStr Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
title_full_unstemmed Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
title_sort Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente
author dos Santos, Rodrigo Mendonça
author_facet dos Santos, Rodrigo Mendonça
Selles, Sandra Lucia Escovedo
author_role author
author2 Selles, Sandra Lucia Escovedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rodrigo Mendonça
Selles, Sandra Lucia Escovedo
description Esse artigo examina algumas das relações entre as políticas curriculares e de avaliação externa do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo diálogos com experiências vividas por dois professores de Biologia da rede estadual de ensino. Utilizando referenciais do campo do currículo e da história da educação e mobilizando memórias destes professores, os quais produziram narrativas sobre suas experiências cotidianas com o Currículo Mínimo e as avaliações legisladas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), o artigo discute as tensões que envolvem o emprego dessas políticas e a autonomia docente no ambiente profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32578
10.22409/mov.v0i4.291
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32578
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i4.291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32578/18713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Mendonça dos Santos, Sandra Lucia Escovedo Selles
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Mendonça dos Santos, Sandra Lucia Escovedo Selles
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
movimento - rivista di educazione; N. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
Movimento-revista de educação ; n. 4 (2016): Currículo, educação básica e sociedade: fundamentos, avaliação, políticas, continuidades e descontinuidades
2359-3296
10.22409/mov.v0i4
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355468800000