Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos Patrick Barboza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Sheila Serafim da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Texto Completo: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/127
Resumo: O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) constitui-se na força de intervenção tática da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e é formado por um corpo de colaboradores com alto preparo técnico, tático e psicológico. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores motivacionais dos policiais de operações especiais e os aspectos inerentes à identidade e cultura do BOPE. Revisaram-se as principais teorias de motivação (Herzberg; Maslow; McGregor; McClelland) com foco no campo da Administração Pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa, estudo de caso e pesquisa exploratória. Realizaram-se entrevistas em profundidade, conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado desenvolvido com base na revisão de literatura. Os resultados indicaram que a confiança e a força do vínculo estabelecido entre os policiais constituem-se no principal fator motivacional e permeiam os valores praticados. A partir dos resultados foi possível notar limitações nas teorias motivacionais para que fosse possível compreender o fenômeno motivacional no objeto estudado. Pôde-se notar a importância da identidade e da cultura organizacional atrelada à qualidade do vínculo entre os colaboradores e ao valor que o cumprimento das missões representa para eles. O estudo destacou limitações e sugeriu proposições para avanços.
id UFF-12_01caa868b6833f96fe4d6de7f2faf227
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.8.15:article/127
network_acronym_str UFF-12
network_name_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository_id_str
spelling Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPEMotivaçãoMotivação. BOPE. Identidade organizacional.Identidade organizacionalCulturaO Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) constitui-se na força de intervenção tática da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e é formado por um corpo de colaboradores com alto preparo técnico, tático e psicológico. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores motivacionais dos policiais de operações especiais e os aspectos inerentes à identidade e cultura do BOPE. Revisaram-se as principais teorias de motivação (Herzberg; Maslow; McGregor; McClelland) com foco no campo da Administração Pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa, estudo de caso e pesquisa exploratória. Realizaram-se entrevistas em profundidade, conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado desenvolvido com base na revisão de literatura. Os resultados indicaram que a confiança e a força do vínculo estabelecido entre os policiais constituem-se no principal fator motivacional e permeiam os valores praticados. A partir dos resultados foi possível notar limitações nas teorias motivacionais para que fosse possível compreender o fenômeno motivacional no objeto estudado. Pôde-se notar a importância da identidade e da cultura organizacional atrelada à qualidade do vínculo entre os colaboradores e ao valor que o cumprimento das missões representa para eles. O estudo destacou limitações e sugeriu proposições para avanços.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/12710.20401/rasi.3.1.127Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 3 No. 1 (2017): January-June; 24-33Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 3 n. 1 (2017): jan-jun; 24-332447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/127/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação (ISSN 2447-8156)info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Carlos Patrick BarbozaSilva, Sheila Serafim da2020-06-05T02:31:31Zoai:ojs.192.168.8.15:article/127Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:31Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
title Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
spellingShingle Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
Gomes, Carlos Patrick Barboza
Motivação
Motivação. BOPE. Identidade organizacional.
Identidade organizacional
Cultura
title_short Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
title_full Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
title_fullStr Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
title_full_unstemmed Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
title_sort Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
author Gomes, Carlos Patrick Barboza
author_facet Gomes, Carlos Patrick Barboza
Silva, Sheila Serafim da
author_role author
author2 Silva, Sheila Serafim da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carlos Patrick Barboza
Silva, Sheila Serafim da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Motivação. BOPE. Identidade organizacional.
Identidade organizacional
Cultura
topic Motivação
Motivação. BOPE. Identidade organizacional.
Identidade organizacional
Cultura
description O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) constitui-se na força de intervenção tática da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e é formado por um corpo de colaboradores com alto preparo técnico, tático e psicológico. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores motivacionais dos policiais de operações especiais e os aspectos inerentes à identidade e cultura do BOPE. Revisaram-se as principais teorias de motivação (Herzberg; Maslow; McGregor; McClelland) com foco no campo da Administração Pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa, estudo de caso e pesquisa exploratória. Realizaram-se entrevistas em profundidade, conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado desenvolvido com base na revisão de literatura. Os resultados indicaram que a confiança e a força do vínculo estabelecido entre os policiais constituem-se no principal fator motivacional e permeiam os valores praticados. A partir dos resultados foi possível notar limitações nas teorias motivacionais para que fosse possível compreender o fenômeno motivacional no objeto estudado. Pôde-se notar a importância da identidade e da cultura organizacional atrelada à qualidade do vínculo entre os colaboradores e ao valor que o cumprimento das missões representa para eles. O estudo destacou limitações e sugeriu proposições para avanços.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/127
10.20401/rasi.3.1.127
url https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/127
identifier_str_mv 10.20401/rasi.3.1.127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/127/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação (ISSN 2447-8156)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação (ISSN 2447-8156)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
dc.source.none.fl_str_mv Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 3 No. 1 (2017): January-June; 24-33
Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 3 n. 1 (2017): jan-jun; 24-33
2447-8156
reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
collection Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com
_version_ 1798325248759693312