A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogliatti de Sinay, Maria Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Sabrina Diogenes de, Braga, Iluska Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Texto Completo: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/168
Resumo: Após repercussões mundiais dos impactos ambientais negativos causados pela instalação, operação e manutenção de grandes projetos, organismos internacionais financiadores passaram a recomendar aos países a inclusão de estudos da Avaliação de Impactos Ambientais nas suas solicitações de financiamento. No Brasil, instituiu-se o processo de licenciamento ambiental segundo o qual vários empreendimentos entre os quais os Portos são obrigados a desenvolver os mencionados estudos. Complementando esses, e como base para alcançar a sustentabilidade, vários empreendimentos estão adotando um sistema de gestão ambiental tendo como base três elementos fundamentais, descrição das diversas instalações que os constituem, os componentes ambientais presentes e as atividades desenvolvidas e o elenco de possíveis impactos ambientais negativos no local. Estes três elementos permitem alinhavar um sistema de Gestão Ambiental o complementando com medidas mitigadoras, programas de qualidade e plano de contingência. O objetivo deste estudo, de natureza teórica e descritiva embasado em análise documental consiste em apresentar os três elementos mencionados para o setor portuário brasileiro. O estudo permitiu concluir que a viabilização da gestão ambiental nos portos foi, e ainda é, um desafio, pela complexidade e importância do setor e pelo fato da variável ambiental ter sido  incorporada tardiamente tornando o assunto delicado de se contornar.
id UFF-12_5eb45c5b2419fb49541266c51ecd3a74
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.8.15:article/168
network_acronym_str UFF-12
network_name_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository_id_str
spelling A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuáriaGestão Ambiental PortuáriaVariável Ambiental na Gestão PortuáriaAtividade PortuáriaImpactos Ambientais NegativosApós repercussões mundiais dos impactos ambientais negativos causados pela instalação, operação e manutenção de grandes projetos, organismos internacionais financiadores passaram a recomendar aos países a inclusão de estudos da Avaliação de Impactos Ambientais nas suas solicitações de financiamento. No Brasil, instituiu-se o processo de licenciamento ambiental segundo o qual vários empreendimentos entre os quais os Portos são obrigados a desenvolver os mencionados estudos. Complementando esses, e como base para alcançar a sustentabilidade, vários empreendimentos estão adotando um sistema de gestão ambiental tendo como base três elementos fundamentais, descrição das diversas instalações que os constituem, os componentes ambientais presentes e as atividades desenvolvidas e o elenco de possíveis impactos ambientais negativos no local. Estes três elementos permitem alinhavar um sistema de Gestão Ambiental o complementando com medidas mitigadoras, programas de qualidade e plano de contingência. O objetivo deste estudo, de natureza teórica e descritiva embasado em análise documental consiste em apresentar os três elementos mencionados para o setor portuário brasileiro. O estudo permitiu concluir que a viabilização da gestão ambiental nos portos foi, e ainda é, um desafio, pela complexidade e importância do setor e pelo fato da variável ambiental ter sido  incorporada tardiamente tornando o assunto delicado de se contornar.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/16810.20401/rasi.3.2.168Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 3 No. 2 (2017): July-December; 124-135Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 3 n. 2 (2017): jul-dez; 124-1352447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/168/52Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFogliatti de Sinay, Maria CristinaCarvalho, Sabrina Diogenes deBraga, Iluska Lobo2020-06-05T02:31:25Zoai:ojs.192.168.8.15:article/168Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:25Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
title A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
spellingShingle A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
Fogliatti de Sinay, Maria Cristina
Gestão Ambiental Portuária
Variável Ambiental na Gestão Portuária
Atividade Portuária
Impactos Ambientais Negativos
title_short A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
title_full A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
title_fullStr A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
title_full_unstemmed A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
title_sort A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária
author Fogliatti de Sinay, Maria Cristina
author_facet Fogliatti de Sinay, Maria Cristina
Carvalho, Sabrina Diogenes de
Braga, Iluska Lobo
author_role author
author2 Carvalho, Sabrina Diogenes de
Braga, Iluska Lobo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fogliatti de Sinay, Maria Cristina
Carvalho, Sabrina Diogenes de
Braga, Iluska Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Ambiental Portuária
Variável Ambiental na Gestão Portuária
Atividade Portuária
Impactos Ambientais Negativos
topic Gestão Ambiental Portuária
Variável Ambiental na Gestão Portuária
Atividade Portuária
Impactos Ambientais Negativos
description Após repercussões mundiais dos impactos ambientais negativos causados pela instalação, operação e manutenção de grandes projetos, organismos internacionais financiadores passaram a recomendar aos países a inclusão de estudos da Avaliação de Impactos Ambientais nas suas solicitações de financiamento. No Brasil, instituiu-se o processo de licenciamento ambiental segundo o qual vários empreendimentos entre os quais os Portos são obrigados a desenvolver os mencionados estudos. Complementando esses, e como base para alcançar a sustentabilidade, vários empreendimentos estão adotando um sistema de gestão ambiental tendo como base três elementos fundamentais, descrição das diversas instalações que os constituem, os componentes ambientais presentes e as atividades desenvolvidas e o elenco de possíveis impactos ambientais negativos no local. Estes três elementos permitem alinhavar um sistema de Gestão Ambiental o complementando com medidas mitigadoras, programas de qualidade e plano de contingência. O objetivo deste estudo, de natureza teórica e descritiva embasado em análise documental consiste em apresentar os três elementos mencionados para o setor portuário brasileiro. O estudo permitiu concluir que a viabilização da gestão ambiental nos portos foi, e ainda é, um desafio, pela complexidade e importância do setor e pelo fato da variável ambiental ter sido  incorporada tardiamente tornando o assunto delicado de se contornar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/168
10.20401/rasi.3.2.168
url https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/168
identifier_str_mv 10.20401/rasi.3.2.168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/168/52
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
dc.source.none.fl_str_mv Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 3 No. 2 (2017): July-December; 124-135
Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 3 n. 2 (2017): jul-dez; 124-135
2447-8156
reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
collection Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com
_version_ 1798325248777519104