Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Luciana Maines
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Texto Completo: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/158
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo analisar a produção científica sobre a aplicação do conceito de inovação responsável voltada à área de gestão e negócios. Através de um estudo bibliométrico, foram identificados trinta e três artigos internacionais e um nacional. A análise de conteúdo apontou que a maioria dos estudos são voltados para a governança da inovação e sua relação com políticas públicas. Outros estudos abordaram o processo de desenvolvimento da inovação responsável, o âmbito da inovação, a relação com os stakeholders e ética. As lentes teóricas utilizadas nos estudos se voltaram para governança, recursos, custos de transação e responsabilidade social corporativa. As pesquisas aplicadas limitam-se as áreas de saúde e alimentos, adoção de tecnologia verde, pequenas empresas, sistemas de informação, superinteligência e nanotecnologia. Se sugere, por fim, a realização de pesquisas utilizando outras lentes teóricas, como a Teoria Institucional e Capacidades Dinâmicas, assim como avaliar de que forma a universidade influencia a responsabilidade na inovação daquelas empresas com que se relaciona.
id UFF-12_a401c0619c46cd82269d9423777aac5f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.8.15:article/158
network_acronym_str UFF-12
network_name_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository_id_str
spelling Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e NegóciosPesquisa e Inovação ResponsáveisInovação ResponsávelInovação, Estudo bibliométrico.InovaçãoEssa pesquisa teve por objetivo analisar a produção científica sobre a aplicação do conceito de inovação responsável voltada à área de gestão e negócios. Através de um estudo bibliométrico, foram identificados trinta e três artigos internacionais e um nacional. A análise de conteúdo apontou que a maioria dos estudos são voltados para a governança da inovação e sua relação com políticas públicas. Outros estudos abordaram o processo de desenvolvimento da inovação responsável, o âmbito da inovação, a relação com os stakeholders e ética. As lentes teóricas utilizadas nos estudos se voltaram para governança, recursos, custos de transação e responsabilidade social corporativa. As pesquisas aplicadas limitam-se as áreas de saúde e alimentos, adoção de tecnologia verde, pequenas empresas, sistemas de informação, superinteligência e nanotecnologia. Se sugere, por fim, a realização de pesquisas utilizando outras lentes teóricas, como a Teoria Institucional e Capacidades Dinâmicas, assim como avaliar de que forma a universidade influencia a responsabilidade na inovação daquelas empresas com que se relaciona.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2018-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/15810.20401/rasi.4.1.158Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 4 No. 1 (2018): January-June; 53-70Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 4 n. 1 (2018): jan-jun; 53-702447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/158/56Copyright (c) 2018 Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luciana Maines2020-06-05T02:31:16Zoai:ojs.192.168.8.15:article/158Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:16Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
title Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
spellingShingle Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
da Silva, Luciana Maines
Pesquisa e Inovação Responsáveis
Inovação Responsável
Inovação, Estudo bibliométrico.
Inovação
title_short Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
title_full Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
title_fullStr Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
title_full_unstemmed Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
title_sort Inovação Responsável no Âmbito da Gestão e Negócios
author da Silva, Luciana Maines
author_facet da Silva, Luciana Maines
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Luciana Maines
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa e Inovação Responsáveis
Inovação Responsável
Inovação, Estudo bibliométrico.
Inovação
topic Pesquisa e Inovação Responsáveis
Inovação Responsável
Inovação, Estudo bibliométrico.
Inovação
description Essa pesquisa teve por objetivo analisar a produção científica sobre a aplicação do conceito de inovação responsável voltada à área de gestão e negócios. Através de um estudo bibliométrico, foram identificados trinta e três artigos internacionais e um nacional. A análise de conteúdo apontou que a maioria dos estudos são voltados para a governança da inovação e sua relação com políticas públicas. Outros estudos abordaram o processo de desenvolvimento da inovação responsável, o âmbito da inovação, a relação com os stakeholders e ética. As lentes teóricas utilizadas nos estudos se voltaram para governança, recursos, custos de transação e responsabilidade social corporativa. As pesquisas aplicadas limitam-se as áreas de saúde e alimentos, adoção de tecnologia verde, pequenas empresas, sistemas de informação, superinteligência e nanotecnologia. Se sugere, por fim, a realização de pesquisas utilizando outras lentes teóricas, como a Teoria Institucional e Capacidades Dinâmicas, assim como avaliar de que forma a universidade influencia a responsabilidade na inovação daquelas empresas com que se relaciona.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/158
10.20401/rasi.4.1.158
url https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/158
identifier_str_mv 10.20401/rasi.4.1.158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/158/56
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
dc.source.none.fl_str_mv Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 4 No. 1 (2018): January-June; 53-70
Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 4 n. 1 (2018): jan-jun; 53-70
2447-8156
reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
collection Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com
_version_ 1798325248773324800