National port development policies: same problems, different solutions?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
Texto Completo: | https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/175 |
Resumo: | Os governos nacionais em diferentes contextos comerciais e marítimos muitas vezes enfrentam uma série de questões críticas comuns aos sistemas portuários, mas as políticas governamentais, os processos e a regulamentação associadas podem diferir significativamente. Por que isto ocorre? Os portos são elementos essenciais nas cadeias de abastecimento orientadas para o comércio e, nos últimos trinta anos, foram submetidos a uma ampla reforma global. Isso resultou em um mercado desregulamentado geralmente associado a programas de desnacionalização, privatização ou corporativização que visavam, entre outros objetivos, aumentar a eficiência; atrair investimentos adicionais do setor privado; e para facilitar as interfaces terra / porto, desenvolvendo cadeias de suprimentos integradas. A questão da reforma portuária atraiu pesquisas importantes em todo o mundo com foco em países ou regiões particulares, no entanto, houve menos ênfase na comparação de países em diferentes contextos. Este artigo procura preencher essa lacuna e compara as principais características da reforma, da política governamental e regulação em três jurisdições nacionais: Austrália, Brasil e Itália. Destaca as diferenças, semelhanças e aspectos comuns: a privatização total ou parcial, o modelo landlord e os regimes regulatórios promulgados. Examina ainda o grau de envolvimento do setor privado; os papéis de intermediação do governo e regulação em um mercado cada vez mais desregulado. Conclui que a política de privatização dos portos permanece, lamentável, mas não surpreendentemente, uma questão intensamente divisória e profundamente política e politizada. |
id |
UFF-12_c015c41e503234f435e6f24dfc6f947d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.8.15:article/175 |
network_acronym_str |
UFF-12 |
network_name_str |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
National port development policies: same problems, different solutions?reforma portuáriapolíticas públicasregulamentodesregulamentaçãointegração da cadeia de abastecimentoOs governos nacionais em diferentes contextos comerciais e marítimos muitas vezes enfrentam uma série de questões críticas comuns aos sistemas portuários, mas as políticas governamentais, os processos e a regulamentação associadas podem diferir significativamente. Por que isto ocorre? Os portos são elementos essenciais nas cadeias de abastecimento orientadas para o comércio e, nos últimos trinta anos, foram submetidos a uma ampla reforma global. Isso resultou em um mercado desregulamentado geralmente associado a programas de desnacionalização, privatização ou corporativização que visavam, entre outros objetivos, aumentar a eficiência; atrair investimentos adicionais do setor privado; e para facilitar as interfaces terra / porto, desenvolvendo cadeias de suprimentos integradas. A questão da reforma portuária atraiu pesquisas importantes em todo o mundo com foco em países ou regiões particulares, no entanto, houve menos ênfase na comparação de países em diferentes contextos. Este artigo procura preencher essa lacuna e compara as principais características da reforma, da política governamental e regulação em três jurisdições nacionais: Austrália, Brasil e Itália. Destaca as diferenças, semelhanças e aspectos comuns: a privatização total ou parcial, o modelo landlord e os regimes regulatórios promulgados. Examina ainda o grau de envolvimento do setor privado; os papéis de intermediação do governo e regulação em um mercado cada vez mais desregulado. Conclui que a política de privatização dos portos permanece, lamentável, mas não surpreendentemente, uma questão intensamente divisória e profundamente política e politizada.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/17510.20401/rasi.3.2.175Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 3 No. 2 (2017): July-December; 103-124Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 3 n. 2 (2017): jul-dez; 103-1242447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/175/45Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvao, Cassia BomerTei, AlessioEverett, SophiaRobles, Leo TadeuFerrari, ClaudioGuerise, LucianaRobinson, Ross2020-06-05T02:31:24Zoai:ojs.192.168.8.15:article/175Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:24Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
National port development policies: same problems, different solutions? |
title |
National port development policies: same problems, different solutions? |
spellingShingle |
National port development policies: same problems, different solutions? Galvao, Cassia Bomer reforma portuária políticas públicas regulamento desregulamentação integração da cadeia de abastecimento |
title_short |
National port development policies: same problems, different solutions? |
title_full |
National port development policies: same problems, different solutions? |
title_fullStr |
National port development policies: same problems, different solutions? |
title_full_unstemmed |
National port development policies: same problems, different solutions? |
title_sort |
National port development policies: same problems, different solutions? |
author |
Galvao, Cassia Bomer |
author_facet |
Galvao, Cassia Bomer Tei, Alessio Everett, Sophia Robles, Leo Tadeu Ferrari, Claudio Guerise, Luciana Robinson, Ross |
author_role |
author |
author2 |
Tei, Alessio Everett, Sophia Robles, Leo Tadeu Ferrari, Claudio Guerise, Luciana Robinson, Ross |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvao, Cassia Bomer Tei, Alessio Everett, Sophia Robles, Leo Tadeu Ferrari, Claudio Guerise, Luciana Robinson, Ross |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reforma portuária políticas públicas regulamento desregulamentação integração da cadeia de abastecimento |
topic |
reforma portuária políticas públicas regulamento desregulamentação integração da cadeia de abastecimento |
description |
Os governos nacionais em diferentes contextos comerciais e marítimos muitas vezes enfrentam uma série de questões críticas comuns aos sistemas portuários, mas as políticas governamentais, os processos e a regulamentação associadas podem diferir significativamente. Por que isto ocorre? Os portos são elementos essenciais nas cadeias de abastecimento orientadas para o comércio e, nos últimos trinta anos, foram submetidos a uma ampla reforma global. Isso resultou em um mercado desregulamentado geralmente associado a programas de desnacionalização, privatização ou corporativização que visavam, entre outros objetivos, aumentar a eficiência; atrair investimentos adicionais do setor privado; e para facilitar as interfaces terra / porto, desenvolvendo cadeias de suprimentos integradas. A questão da reforma portuária atraiu pesquisas importantes em todo o mundo com foco em países ou regiões particulares, no entanto, houve menos ênfase na comparação de países em diferentes contextos. Este artigo procura preencher essa lacuna e compara as principais características da reforma, da política governamental e regulação em três jurisdições nacionais: Austrália, Brasil e Itália. Destaca as diferenças, semelhanças e aspectos comuns: a privatização total ou parcial, o modelo landlord e os regimes regulatórios promulgados. Examina ainda o grau de envolvimento do setor privado; os papéis de intermediação do governo e regulação em um mercado cada vez mais desregulado. Conclui que a política de privatização dos portos permanece, lamentável, mas não surpreendentemente, uma questão intensamente divisória e profundamente política e politizada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/175 10.20401/rasi.3.2.175 |
url |
https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/175 |
identifier_str_mv |
10.20401/rasi.3.2.175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/175/45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 3 No. 2 (2017): July-December; 103-124 Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 3 n. 2 (2017): jul-dez; 103-124 2447-8156 reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
collection |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com |
_version_ |
1798325248785907712 |