Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Reginaldo Adriano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira, Soares, Carla Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Texto Completo: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/17
Resumo: O século XXI, com sua competitividade e grandes mudanças, tem exigido dos profissionais novas qualificações e habilidades. Essa busca por qualificação, associada à identidade com a carreira, contribui para formação de perspectivas em relação à trajetória profissional sendo mais uma complexidade a ser considerada. Este estudo buscou diagnosticar a existência da identidade com a carreira sob a perspectiva de estudantes do curso superior e as principais âncoras que são determinantes no direcionamento de suas trajetórias profissionais. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se um survey com uma amostra que contemplava todos cursos ministrados por uma faculdade da zona da Mata Mineira. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que os jovens preocupam-se em construir uma carreira tendo em vista o equilíbrio com a vida familiar, e 96% da amostra estudada, consideram que o curso corresponde à atual perspectiva de carreira que possuem. As âncoras de maior evidência foram Serviço ou Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança e Estabilidade. O que mais surpreendeu é que a amostra pesquisada revelou que carreira não pode e nem deve mais ser vista de maneira isolada em virtude do peso de diversas variáveis; no caso deste estudo, sobressaíram-se, as variáveis; gênero e família.
id UFF-12_cb5159ea5e43a600e324a3140b58b84c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.8.15:article/17
network_acronym_str UFF-12
network_name_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository_id_str
spelling Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissionalÂncoras de carreiraEstudantesIdentidadeCarreiraO século XXI, com sua competitividade e grandes mudanças, tem exigido dos profissionais novas qualificações e habilidades. Essa busca por qualificação, associada à identidade com a carreira, contribui para formação de perspectivas em relação à trajetória profissional sendo mais uma complexidade a ser considerada. Este estudo buscou diagnosticar a existência da identidade com a carreira sob a perspectiva de estudantes do curso superior e as principais âncoras que são determinantes no direcionamento de suas trajetórias profissionais. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se um survey com uma amostra que contemplava todos cursos ministrados por uma faculdade da zona da Mata Mineira. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que os jovens preocupam-se em construir uma carreira tendo em vista o equilíbrio com a vida familiar, e 96% da amostra estudada, consideram que o curso corresponde à atual perspectiva de carreira que possuem. As âncoras de maior evidência foram Serviço ou Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança e Estabilidade. O que mais surpreendeu é que a amostra pesquisada revelou que carreira não pode e nem deve mais ser vista de maneira isolada em virtude do peso de diversas variáveis; no caso deste estudo, sobressaíram-se, as variáveis; gênero e família.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/1710.20401/rasi.2.2.80Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 2 No. 2 (2016): July-December; 90-105Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 2 n. 2 (2016): jul-dez; 90-1052447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/17/pdfSouza, Reginaldo AdrianoVentura, Rita de Cássia Martins de OliveiraSoares, Carla Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T02:31:38Zoai:ojs.192.168.8.15:article/17Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:38Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
title Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
spellingShingle Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
Souza, Reginaldo Adriano
Âncoras de carreira
Estudantes
Identidade
Carreira
title_short Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
title_full Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
title_fullStr Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
title_full_unstemmed Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
title_sort Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional
author Souza, Reginaldo Adriano
author_facet Souza, Reginaldo Adriano
Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira
Soares, Carla Aparecida
author_role author
author2 Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira
Soares, Carla Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Reginaldo Adriano
Ventura, Rita de Cássia Martins de Oliveira
Soares, Carla Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Âncoras de carreira
Estudantes
Identidade
Carreira
topic Âncoras de carreira
Estudantes
Identidade
Carreira
description O século XXI, com sua competitividade e grandes mudanças, tem exigido dos profissionais novas qualificações e habilidades. Essa busca por qualificação, associada à identidade com a carreira, contribui para formação de perspectivas em relação à trajetória profissional sendo mais uma complexidade a ser considerada. Este estudo buscou diagnosticar a existência da identidade com a carreira sob a perspectiva de estudantes do curso superior e as principais âncoras que são determinantes no direcionamento de suas trajetórias profissionais. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se um survey com uma amostra que contemplava todos cursos ministrados por uma faculdade da zona da Mata Mineira. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que os jovens preocupam-se em construir uma carreira tendo em vista o equilíbrio com a vida familiar, e 96% da amostra estudada, consideram que o curso corresponde à atual perspectiva de carreira que possuem. As âncoras de maior evidência foram Serviço ou Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança e Estabilidade. O que mais surpreendeu é que a amostra pesquisada revelou que carreira não pode e nem deve mais ser vista de maneira isolada em virtude do peso de diversas variáveis; no caso deste estudo, sobressaíram-se, as variáveis; gênero e família.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/17
10.20401/rasi.2.2.80
url https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/17
identifier_str_mv 10.20401/rasi.2.2.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/17/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
dc.source.none.fl_str_mv Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 2 No. 2 (2016): July-December; 90-105
Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 2 n. 2 (2016): jul-dez; 90-105
2447-8156
reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
collection Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com
_version_ 1754565335038558208