Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Löbler, Mauri Leodir
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Visentini, Monize Sâmara, Basso, Lara Denise, Tagliapietra, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N3A11
Resumo: Esta pesquisa investigou como os gestores das organizações gaúchas percebem o impacto da Tecnologia de Informação (TI) no desempenho organizacional. A TI é considerada em um contexto amplo, abrangendo a qualidade do serviço prestado pela área de TI, a qualidade dos sistemas de informação e a qualidade da informação por eles fornecida. O estudo, do tipo descritivo, foi desenvolvido em duas etapas. Primeiramente, procedeu-se uma pesquisa quantitativa, contando com uma amostra de 212 gestores de diferentes empresas, a maioria ocupando cargos de gerência. Os resultados indicaram que a TI impacta no desempenho organizacional na visão dos gestores das empresas investigadas, sendo maior a influência pela qualidade do serviço prestado pela área de TI, o que destaca a importância do suporte técnico. Esses achados foram reforçados na etapa seguinte, de cunho qualitativo, realizada com 14 gestores, os quais indicaram que, de modo geral, a TI pode impactar na melhora do atendimento aos clientes, na facilitação da relação com fornecedores, agregando valor aos serviços e na criação de novos produtos e serviços.
id UFF-13_2d18ab7206220f40d5a94c8d646c7e8a
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/956
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho OrganizacionalTecnologia da InformaçãoSistemas de InformaçãoDesempenhoQualidadeEsta pesquisa investigou como os gestores das organizações gaúchas percebem o impacto da Tecnologia de Informação (TI) no desempenho organizacional. A TI é considerada em um contexto amplo, abrangendo a qualidade do serviço prestado pela área de TI, a qualidade dos sistemas de informação e a qualidade da informação por eles fornecida. O estudo, do tipo descritivo, foi desenvolvido em duas etapas. Primeiramente, procedeu-se uma pesquisa quantitativa, contando com uma amostra de 212 gestores de diferentes empresas, a maioria ocupando cargos de gerência. Os resultados indicaram que a TI impacta no desempenho organizacional na visão dos gestores das empresas investigadas, sendo maior a influência pela qualidade do serviço prestado pela área de TI, o que destaca a importância do suporte técnico. Esses achados foram reforçados na etapa seguinte, de cunho qualitativo, realizada com 14 gestores, os quais indicaram que, de modo geral, a TI pode impactar na melhora do atendimento aos clientes, na facilitação da relação com fornecedores, agregando valor aos serviços e na criação de novos produtos e serviços.ABEC2015-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N3A1110.7177/sg.2015.V10.N3.A11Sistemas & Gestão; v. 10 n. 3 (2015): Setembro/2015; 482-4951980-516010.7177/sg.2015.v10.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N3A11/SGV10N3A11Löbler, Mauri LeodirVisentini, Monize SâmaraBasso, Lara DeniseTagliapietra, Rafaelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-23T20:20:13Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/956Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:20:13Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
title Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
spellingShingle Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
Löbler, Mauri Leodir
Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Desempenho
Qualidade
title_short Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
title_full Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
title_fullStr Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
title_full_unstemmed Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
title_sort Investigando o Impacto da Tecnologia da Informação no Desempenho Organizacional
author Löbler, Mauri Leodir
author_facet Löbler, Mauri Leodir
Visentini, Monize Sâmara
Basso, Lara Denise
Tagliapietra, Rafaela
author_role author
author2 Visentini, Monize Sâmara
Basso, Lara Denise
Tagliapietra, Rafaela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Löbler, Mauri Leodir
Visentini, Monize Sâmara
Basso, Lara Denise
Tagliapietra, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Desempenho
Qualidade
topic Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Desempenho
Qualidade
description Esta pesquisa investigou como os gestores das organizações gaúchas percebem o impacto da Tecnologia de Informação (TI) no desempenho organizacional. A TI é considerada em um contexto amplo, abrangendo a qualidade do serviço prestado pela área de TI, a qualidade dos sistemas de informação e a qualidade da informação por eles fornecida. O estudo, do tipo descritivo, foi desenvolvido em duas etapas. Primeiramente, procedeu-se uma pesquisa quantitativa, contando com uma amostra de 212 gestores de diferentes empresas, a maioria ocupando cargos de gerência. Os resultados indicaram que a TI impacta no desempenho organizacional na visão dos gestores das empresas investigadas, sendo maior a influência pela qualidade do serviço prestado pela área de TI, o que destaca a importância do suporte técnico. Esses achados foram reforçados na etapa seguinte, de cunho qualitativo, realizada com 14 gestores, os quais indicaram que, de modo geral, a TI pode impactar na melhora do atendimento aos clientes, na facilitação da relação com fornecedores, agregando valor aos serviços e na criação de novos produtos e serviços.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N3A11
10.7177/sg.2015.V10.N3.A11
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N3A11
identifier_str_mv 10.7177/sg.2015.V10.N3.A11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N3A11/SGV10N3A11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 10 n. 3 (2015): Setembro/2015; 482-495
1980-5160
10.7177/sg.2015.v10.n3
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143933112320