Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio Gonzaga, Luiz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cabral Ribeiro, Priscilla Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1
Resumo: Na indústria automobilística observa-se que as inovações estão seguindo um mesmo padrão, ocorrendo via utilização de novas tecnologias, agregando valor aos veículos e satisfazendo as necessidades dos consumidores. A gestão estratégica da inovação se inicia com a coleta de informações, análise e a implantação do planejamento estratégico. A empresa ao gerir sua inovação, apresentará sua estratégia tecnológica, de acordo com sua história, habilidades técnicas científicas e recursos. O artigo tem por objetivo descrever como a gestão estratégica da inovação tem sido aplicada na indústria automobilística brasileira, com o foco em uma empresa nos setores de engenharia de materiais e de motores e transmissões. Para se estruturar o artigo foi empregada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com uma abordagem qualitativa, e uma pesquisa de campo, em que se utilizou o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada via roteiro de perguntas e, depois foi realizada a união da teoria com o caso. Conclui-se que a gestão da inovação da empresa permite uma liberdade no processo criativo, destacando as competências individuais e regionais, resultando em produtos inovadores e em incrementos em vendas.
id UFF-13_6b76eda0be5bf592e48302c98c085a6f
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/508
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de CasoInovaçãoGestão estratégicaIndústria automobilística brasileiraNa indústria automobilística observa-se que as inovações estão seguindo um mesmo padrão, ocorrendo via utilização de novas tecnologias, agregando valor aos veículos e satisfazendo as necessidades dos consumidores. A gestão estratégica da inovação se inicia com a coleta de informações, análise e a implantação do planejamento estratégico. A empresa ao gerir sua inovação, apresentará sua estratégia tecnológica, de acordo com sua história, habilidades técnicas científicas e recursos. O artigo tem por objetivo descrever como a gestão estratégica da inovação tem sido aplicada na indústria automobilística brasileira, com o foco em uma empresa nos setores de engenharia de materiais e de motores e transmissões. Para se estruturar o artigo foi empregada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com uma abordagem qualitativa, e uma pesquisa de campo, em que se utilizou o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada via roteiro de perguntas e, depois foi realizada a união da teoria com o caso. Conclui-se que a gestão da inovação da empresa permite uma liberdade no processo criativo, destacando as competências individuais e regionais, resultando em produtos inovadores e em incrementos em vendas.ABEC2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A110.7177/sg.2015.V10.N1.A1Sistemas & Gestão; v. 10 n. 1 (2015): Março/2015; 2-141980-516010.7177/sg.2015.v10.n1reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1/SGV10N1A1https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1/SGV10N2A1HCopyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCustódio Gonzaga, LuizCabral Ribeiro, Priscilla Cristina2021-06-23T20:32:41Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/508Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:32:41Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
title Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
spellingShingle Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
Custódio Gonzaga, Luiz
Inovação
Gestão estratégica
Indústria automobilística brasileira
title_short Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
title_full Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
title_fullStr Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
title_full_unstemmed Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
title_sort Gestão Estratégica da Inovação na indústria Automobilística: Um Estudo de Caso
author Custódio Gonzaga, Luiz
author_facet Custódio Gonzaga, Luiz
Cabral Ribeiro, Priscilla Cristina
author_role author
author2 Cabral Ribeiro, Priscilla Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio Gonzaga, Luiz
Cabral Ribeiro, Priscilla Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Gestão estratégica
Indústria automobilística brasileira
topic Inovação
Gestão estratégica
Indústria automobilística brasileira
description Na indústria automobilística observa-se que as inovações estão seguindo um mesmo padrão, ocorrendo via utilização de novas tecnologias, agregando valor aos veículos e satisfazendo as necessidades dos consumidores. A gestão estratégica da inovação se inicia com a coleta de informações, análise e a implantação do planejamento estratégico. A empresa ao gerir sua inovação, apresentará sua estratégia tecnológica, de acordo com sua história, habilidades técnicas científicas e recursos. O artigo tem por objetivo descrever como a gestão estratégica da inovação tem sido aplicada na indústria automobilística brasileira, com o foco em uma empresa nos setores de engenharia de materiais e de motores e transmissões. Para se estruturar o artigo foi empregada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com uma abordagem qualitativa, e uma pesquisa de campo, em que se utilizou o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada via roteiro de perguntas e, depois foi realizada a união da teoria com o caso. Conclui-se que a gestão da inovação da empresa permite uma liberdade no processo criativo, destacando as competências individuais e regionais, resultando em produtos inovadores e em incrementos em vendas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1
10.7177/sg.2015.V10.N1.A1
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1
identifier_str_mv 10.7177/sg.2015.V10.N1.A1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1/SGV10N1A1
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V10N1A1/SGV10N2A1H
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 10 n. 1 (2015): Março/2015; 2-14
1980-5160
10.7177/sg.2015.v10.n1
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143360589824