Modelos DEA com variáveis não controláveis na avaliação de veículos do segmento B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dos Santos, Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Meza, Lidia Angulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/SGV2N3A4
Resumo: A modelagem DEA - do inglês Data Envelopment Analysis - foi desenvolvida paradeterminar a eficiência de unidades produtivas (Decision Making Units - DMUs), onde nãoseja relevante ou não se deseja considerar somente o aspecto financeiro. Um dosresultados dos modelos DEA para as DMUs classificadas como ineficientes são os alvospara as variáveis, isto é, os novos níveis de consumo de recursos e de produção quedevem ser atingidos para elas se tornarem eficientes. Isso nem sempre é possível de seraplicado em casos reais. O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise em umcaso real em que existam variáveis não controláveis dentro do processo, isto é, em casosem que os alvos para essas variáveis sejam inviáveis. Embora esta seja uma situaçãocomum, este tem sido um problema pouco abordado em DEA. Em uma primeira etapa foifeito um levantamento bibliográfico das diversas abordagens para resolver este problemae, em uma segunda etapa, um caso real foi usado para verificar a eficiência destasabordagens estudadas, em que foi feita uma análise de comparação entre os veículosHatches Compactos de diferentes montadoras, considerados do segmento B automotivo,e ao final mostrar o(s) melhor(es) veículo(s) em relação aos demais, a partir de cadamodelo matemático.
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