Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Alberto Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A9
Resumo: O artigo trata das implicações dos processos de gestão da contratualização no setor público brasileiro a partir de resultados de uma pesquisa exploratória, originada da concepção de que o Estado, por meio de instrumentos contratuais, repassa às entidades não estatais a execução de determinados serviços públicos. Entretanto, o Estado e suas instituições permanecem como responsáveis pela execução de serviços específicos à sociedade. Desempenha o papel de regulador e fiscalizador, para que os serviços sejam prestados com efetividade. A gestão de contratos governamentais tem se constituído como uma atividade capaz de se impor como um processo que, através de claras estratégias de gestão, maximiza os impactos positivos para o cidadão da relação entre governo, mercado e sociedade. O objetivo deste estudo é desenvolver um conjunto de diretrizes para gestão da contratualização no setor público brasileiro. O método utilizado é o dedutivo, cuja abordagem implica no desenvolvimento de uma estrutura conceitual e teórica. Caracteriza-se o problema e, a partir da teorização e síntese, se identificam os principais fatores que contribuem para a ocorrência das variáveis que afetam o processo de contratualização. O resultado da pesquisa possibilita o estabelecimento de quadro referencial que contribui para apresentar o que há de consenso quanto a diretrizes para gestão de contratos.
id UFF-13_8492a85e4c4458bcec29751707d8c6ab
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/726
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de DiretrizesGestão da ContratualizaçãoSetor PúblicoDiretrizes de GestãoGestão de ContratosO artigo trata das implicações dos processos de gestão da contratualização no setor público brasileiro a partir de resultados de uma pesquisa exploratória, originada da concepção de que o Estado, por meio de instrumentos contratuais, repassa às entidades não estatais a execução de determinados serviços públicos. Entretanto, o Estado e suas instituições permanecem como responsáveis pela execução de serviços específicos à sociedade. Desempenha o papel de regulador e fiscalizador, para que os serviços sejam prestados com efetividade. A gestão de contratos governamentais tem se constituído como uma atividade capaz de se impor como um processo que, através de claras estratégias de gestão, maximiza os impactos positivos para o cidadão da relação entre governo, mercado e sociedade. O objetivo deste estudo é desenvolver um conjunto de diretrizes para gestão da contratualização no setor público brasileiro. O método utilizado é o dedutivo, cuja abordagem implica no desenvolvimento de uma estrutura conceitual e teórica. Caracteriza-se o problema e, a partir da teorização e síntese, se identificam os principais fatores que contribuem para a ocorrência das variáveis que afetam o processo de contratualização. O resultado da pesquisa possibilita o estabelecimento de quadro referencial que contribui para apresentar o que há de consenso quanto a diretrizes para gestão de contratos.ABEC2014-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A910.7177/sg.2014.V9.N3.A9Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 328-3391980-516010.7177/sg.2014.v9.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A9/SGV9N3A9Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Alberto Almeida2021-06-23T20:39:54Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/726Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:39:54Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
title Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
spellingShingle Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
dos Santos, Alberto Almeida
Gestão da Contratualização
Setor Público
Diretrizes de Gestão
Gestão de Contratos
title_short Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
title_full Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
title_fullStr Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
title_full_unstemmed Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
title_sort Gestão da Contratualização no Setor Público Brasileiro: Proposta de Diretrizes
author dos Santos, Alberto Almeida
author_facet dos Santos, Alberto Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Alberto Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Contratualização
Setor Público
Diretrizes de Gestão
Gestão de Contratos
topic Gestão da Contratualização
Setor Público
Diretrizes de Gestão
Gestão de Contratos
description O artigo trata das implicações dos processos de gestão da contratualização no setor público brasileiro a partir de resultados de uma pesquisa exploratória, originada da concepção de que o Estado, por meio de instrumentos contratuais, repassa às entidades não estatais a execução de determinados serviços públicos. Entretanto, o Estado e suas instituições permanecem como responsáveis pela execução de serviços específicos à sociedade. Desempenha o papel de regulador e fiscalizador, para que os serviços sejam prestados com efetividade. A gestão de contratos governamentais tem se constituído como uma atividade capaz de se impor como um processo que, através de claras estratégias de gestão, maximiza os impactos positivos para o cidadão da relação entre governo, mercado e sociedade. O objetivo deste estudo é desenvolver um conjunto de diretrizes para gestão da contratualização no setor público brasileiro. O método utilizado é o dedutivo, cuja abordagem implica no desenvolvimento de uma estrutura conceitual e teórica. Caracteriza-se o problema e, a partir da teorização e síntese, se identificam os principais fatores que contribuem para a ocorrência das variáveis que afetam o processo de contratualização. O resultado da pesquisa possibilita o estabelecimento de quadro referencial que contribui para apresentar o que há de consenso quanto a diretrizes para gestão de contratos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A9
10.7177/sg.2014.V9.N3.A9
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A9
identifier_str_mv 10.7177/sg.2014.V9.N3.A9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A9/SGV9N3A9
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 328-339
1980-5160
10.7177/sg.2014.v9.n3
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320143459155968