Presença do idealismo na filosofia da educação de Anísio Teixeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sabina Maura
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/71
Resumo: O presente trabalho objetiva explicitar a natureza idealista do pensamento de Anísio Teixeira, advindo da influência exercida por John Dewey, do qual o educador brasileiro é seguidor. Anísio Teixeira parte do princípio de que a realidade, humana ou natural, somente pode ser compreendida como processo. O real é um conjunto relacional, cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos. Esboça-se no interior desse sistema um painel composto pelas diversas ordens da natureza, indo das formas inorgânicas àquelas definidas pela inteligência, passando pelas orgânicas. No itinerário até se fazer consciente, a natureza percorre o roteiro cujo término é sua auto-realização. A inteligência é a manifestaçãohumana da natureza. O humano se distingue por se perceber como um ser concretamente existente. Nesse contexto aparecerá o conceito de experiência, de importância central para Teixeira e Dewey, entendido por ambos não como apanágio da subjetividade, mas como algo existente na própria ordem da natureza. Especificamente quanto à experiência educativa, acompanhando a reflexão de Dewey, Teixeira concebe educação como o processo de reconstrução e reorganização da experiência. Palavras-chave: Anísio Teixeira, Dewey, educação, experiência, idealismo, natureza.
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