Gênese do direito na obra tardia de György Lukács

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Ronaldo Vielmi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/185
Resumo: Esse artigo analisa as investigações empreendidas pelo pensador húngaro György Lukács acerca da gênese do direito e a relação desta com a questão da violência. Lukács determina o direito como um complexo “cuja função é a regulação jurídica das atividades sociais”. O ordenamento jurídico promovido pelo direito surge precisamente naqueles contextos sócio-históricos em que interesses divergentes tenderiam a culminar em uma resolução violenta. O direito aparece como mediação necessária pela qual se busca a homogeneização jurídica das contradições oriundas da cotidianidade, em suma, surge como medida em que se procuram reduzir os componentes principais dos conflitos e contradições a um mesmo denominador jurídico. Sob esse aspecto Lukács observa que “não é por acaso que, na história da Antiguidade, os legisladores que põem fim a um período de guerras são estilizados como heróis míticos”. Para o filósofo o direito tem suas origens determinadas pela via do campo dos conflitos surgidos na base da sociabilidade, o que lhe confere um caráter eminentemente histórico-social. Nessa medida, a transformação ou a superação dos principais conflitos postos fundamentalmente pelas divergências entre as classes implica a superação da própria esfera do direito, nas palavras do autor, o seu fenecimento. Palavras-chave: G. Lukács; ontologia; direito.
id UFF-14_4146d083742deefd5a9cc68c76a8d950
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/185
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling Gênese do direito na obra tardia de György LukácsEsse artigo analisa as investigações empreendidas pelo pensador húngaro György Lukács acerca da gênese do direito e a relação desta com a questão da violência. Lukács determina o direito como um complexo “cuja função é a regulação jurídica das atividades sociais”. O ordenamento jurídico promovido pelo direito surge precisamente naqueles contextos sócio-históricos em que interesses divergentes tenderiam a culminar em uma resolução violenta. O direito aparece como mediação necessária pela qual se busca a homogeneização jurídica das contradições oriundas da cotidianidade, em suma, surge como medida em que se procuram reduzir os componentes principais dos conflitos e contradições a um mesmo denominador jurídico. Sob esse aspecto Lukács observa que “não é por acaso que, na história da Antiguidade, os legisladores que põem fim a um período de guerras são estilizados como heróis míticos”. Para o filósofo o direito tem suas origens determinadas pela via do campo dos conflitos surgidos na base da sociabilidade, o que lhe confere um caráter eminentemente histórico-social. Nessa medida, a transformação ou a superação dos principais conflitos postos fundamentalmente pelas divergências entre as classes implica a superação da própria esfera do direito, nas palavras do autor, o seu fenecimento. Palavras-chave: G. Lukács; ontologia; direito.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/185Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 18 (2014): Edição N°18; 71981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/185/175Fortes, Ronaldo Vielmiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-21T15:06:28Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/185Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2023-04-21T15:06:28Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
title Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
spellingShingle Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
Fortes, Ronaldo Vielmi
title_short Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
title_full Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
title_fullStr Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
title_full_unstemmed Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
title_sort Gênese do direito na obra tardia de György Lukács
author Fortes, Ronaldo Vielmi
author_facet Fortes, Ronaldo Vielmi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Ronaldo Vielmi
description Esse artigo analisa as investigações empreendidas pelo pensador húngaro György Lukács acerca da gênese do direito e a relação desta com a questão da violência. Lukács determina o direito como um complexo “cuja função é a regulação jurídica das atividades sociais”. O ordenamento jurídico promovido pelo direito surge precisamente naqueles contextos sócio-históricos em que interesses divergentes tenderiam a culminar em uma resolução violenta. O direito aparece como mediação necessária pela qual se busca a homogeneização jurídica das contradições oriundas da cotidianidade, em suma, surge como medida em que se procuram reduzir os componentes principais dos conflitos e contradições a um mesmo denominador jurídico. Sob esse aspecto Lukács observa que “não é por acaso que, na história da Antiguidade, os legisladores que põem fim a um período de guerras são estilizados como heróis míticos”. Para o filósofo o direito tem suas origens determinadas pela via do campo dos conflitos surgidos na base da sociabilidade, o que lhe confere um caráter eminentemente histórico-social. Nessa medida, a transformação ou a superação dos principais conflitos postos fundamentalmente pelas divergências entre as classes implica a superação da própria esfera do direito, nas palavras do autor, o seu fenecimento. Palavras-chave: G. Lukács; ontologia; direito.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/185
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/185/175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 18 (2014): Edição N°18; 7
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1798044868383080448