Gramsci su Vico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Verinotio |
Texto Completo: | https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/253 |
Resumo: | Por meio de um levantamento da leitura feita por Gramsci nos Quaderni del carcere da obra de Giambattista Vico, entende-se mostrar a natureza da concepção gramsciana da história da filosofia, isto é a união de teoria e prática em que consiste a filosofia da práxis gramsciana. Apesar de sua pretendida superação da velha separação de teórico e prático, a filosofia da práxis (assim Gramsci passa a denominar o marxismo) se configura como uma concepção desbalanceada que se move em torno duma «concepção subjetiva da realidade», em que a filosofia é totalmente reduzida ao plano histórico contingente como «fato real», isto é como instrumento hegemônico de um determinado grupo social dentro da luta de classes. Esta redução da filosofia à política é o resultado de uma reforma de temas neo-idealistas cujo culturalismo se torna, pelo primado absoluto atribuído à política, incapaz de responder de forma satisfatória à questão da filosofia como verdade que desvenda as estruturas ontológicas do ser, e do conhecimento histórico como descobridor, materialisticamente, de nexos reais. Palavras-chave: Filosofia; História; Política; Verdade; Subjetividade; Objetividade |
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Gramsci su VicoPor meio de um levantamento da leitura feita por Gramsci nos Quaderni del carcere da obra de Giambattista Vico, entende-se mostrar a natureza da concepção gramsciana da história da filosofia, isto é a união de teoria e prática em que consiste a filosofia da práxis gramsciana. Apesar de sua pretendida superação da velha separação de teórico e prático, a filosofia da práxis (assim Gramsci passa a denominar o marxismo) se configura como uma concepção desbalanceada que se move em torno duma «concepção subjetiva da realidade», em que a filosofia é totalmente reduzida ao plano histórico contingente como «fato real», isto é como instrumento hegemônico de um determinado grupo social dentro da luta de classes. Esta redução da filosofia à política é o resultado de uma reforma de temas neo-idealistas cujo culturalismo se torna, pelo primado absoluto atribuído à política, incapaz de responder de forma satisfatória à questão da filosofia como verdade que desvenda as estruturas ontológicas do ser, e do conhecimento histórico como descobridor, materialisticamente, de nexos reais. Palavras-chave: Filosofia; História; Política; Verdade; Subjetividade; ObjetividadeUniversidade Federal Fluminense - UFF2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/253Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 9 (2008): Edição N°9: Edição especial em homenagem a J. Chasin; 121981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/253/241Vanzulli, Marcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T01:16:24Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/253Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2018-12-10T01:16:24Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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