Triunfo do realismo: o que é isso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Verinotio |
Texto Completo: | https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544 |
Resumo: | Ao analisar uma obra literária, Lukács a localiza em seu contexto histórico-social. Em seus estudos sobre Tolstói, por exemplo, ele busca demonstrar como a obra desse escritor supera certas dificuldades impostas em sua época para o “grande realismo”. Para tanto, foram essenciais as reverberações da revolução camponesa russa. Ela permitiu, de acordo com o filósofo, que Tolstói rompesse, até certo ponto, com as limitações de sua própria visão de mundo reacionária e atingisse uma figuração precisa, realista da realidade russa. Isso é o que Lukács chama de “triunfo do realismo”. Ele remonta à compreensão de Engels sobre a relação entre literatura e o posicionamento ideológico do autor, explicando como é possível – sob determinadas circunstâncias – que a visão de mundo reacionária de um autor não só não deforme a figuração da realidade, mas também contribua – positivamente – para sua realização literária. Com essa apreciação, Lukács se distancia de alguns críticos da II. Internacional, em cuja avaliação Tolstoi não passava de um conde reacionário – o que ele era –, aproximando-se e desenvolvendo as análises de Lênin sobre o escritor russo. Para Lênin, Tolstói era o espelho literário da revolução russa de 1905. Lukács busca então desvelar como esse acontecimento histórico se imprime na composição de Tolstói. Por si só, tal reconstrução hermenêutica tem seu interesse; ela sugere, para além, o complexo de questões em torno da decadência ideológica, tão caro à fortuna crítica sobre Lukács . Pois, em paralelo a sua análise sobre Tolstói, Lukács menciona o destino de autores ocidentais como Flaubert, para quem, a despeito de sua honestidade inquestionável, tal caminho já não era mais acessível e sua obra permaneceu inferior às narrativas do grande realismo. em uma tensão constante. Esse e o outro lado da moeda, repleto de elementos que subjazem à compreensão de Lukács sobre a literatura moderna. Nosso artigo visa assim discutir essa tese, perguntando-se quais são as circunstâncias que tornam possível um tour de force realista. Também nos interessa avaliar o contexto em que Lukács desenvolve essa tese, considerando suas polêmicas contra o sociologismo vulgar, bem como seu engajamento na frente popular nos anos 1930. |
id |
UFF-14_754868921510ed813c8e1a1949f82932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/544 |
network_acronym_str |
UFF-14 |
network_name_str |
Verinotio |
repository_id_str |
|
spelling |
Triunfo do realismo: o que é isso?Ao analisar uma obra literária, Lukács a localiza em seu contexto histórico-social. Em seus estudos sobre Tolstói, por exemplo, ele busca demonstrar como a obra desse escritor supera certas dificuldades impostas em sua época para o “grande realismo”. Para tanto, foram essenciais as reverberações da revolução camponesa russa. Ela permitiu, de acordo com o filósofo, que Tolstói rompesse, até certo ponto, com as limitações de sua própria visão de mundo reacionária e atingisse uma figuração precisa, realista da realidade russa. Isso é o que Lukács chama de “triunfo do realismo”. Ele remonta à compreensão de Engels sobre a relação entre literatura e o posicionamento ideológico do autor, explicando como é possível – sob determinadas circunstâncias – que a visão de mundo reacionária de um autor não só não deforme a figuração da realidade, mas também contribua – positivamente – para sua realização literária. Com essa apreciação, Lukács se distancia de alguns críticos da II. Internacional, em cuja avaliação Tolstoi não passava de um conde reacionário – o que ele era –, aproximando-se e desenvolvendo as análises de Lênin sobre o escritor russo. Para Lênin, Tolstói era o espelho literário da revolução russa de 1905. Lukács busca então desvelar como esse acontecimento histórico se imprime na composição de Tolstói. Por si só, tal reconstrução hermenêutica tem seu interesse; ela sugere, para além, o complexo de questões em torno da decadência ideológica, tão caro à fortuna crítica sobre Lukács . Pois, em paralelo a sua análise sobre Tolstói, Lukács menciona o destino de autores ocidentais como Flaubert, para quem, a despeito de sua honestidade inquestionável, tal caminho já não era mais acessível e sua obra permaneceu inferior às narrativas do grande realismo. em uma tensão constante. Esse e o outro lado da moeda, repleto de elementos que subjazem à compreensão de Lukács sobre a literatura moderna. Nosso artigo visa assim discutir essa tese, perguntando-se quais são as circunstâncias que tornam possível um tour de force realista. Também nos interessa avaliar o contexto em que Lukács desenvolve essa tese, considerando suas polêmicas contra o sociologismo vulgar, bem como seu engajamento na frente popular nos anos 1930.Universidade Federal Fluminense - UFF2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/54410.36638/1981-061X.2020.v26.544Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; v. 26 n. 1 (2020): Marxismo, arte e literatura; 64-841981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544/414https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544/438Copyright (c) 2020 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Paula Alves Martins de2021-07-12T18:36:03Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/544Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2021-07-12T18:36:03Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
title |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
spellingShingle |
Triunfo do realismo: o que é isso? Araújo, Paula Alves Martins de |
title_short |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
title_full |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
title_fullStr |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
title_full_unstemmed |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
title_sort |
Triunfo do realismo: o que é isso? |
author |
Araújo, Paula Alves Martins de |
author_facet |
Araújo, Paula Alves Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Paula Alves Martins de |
description |
Ao analisar uma obra literária, Lukács a localiza em seu contexto histórico-social. Em seus estudos sobre Tolstói, por exemplo, ele busca demonstrar como a obra desse escritor supera certas dificuldades impostas em sua época para o “grande realismo”. Para tanto, foram essenciais as reverberações da revolução camponesa russa. Ela permitiu, de acordo com o filósofo, que Tolstói rompesse, até certo ponto, com as limitações de sua própria visão de mundo reacionária e atingisse uma figuração precisa, realista da realidade russa. Isso é o que Lukács chama de “triunfo do realismo”. Ele remonta à compreensão de Engels sobre a relação entre literatura e o posicionamento ideológico do autor, explicando como é possível – sob determinadas circunstâncias – que a visão de mundo reacionária de um autor não só não deforme a figuração da realidade, mas também contribua – positivamente – para sua realização literária. Com essa apreciação, Lukács se distancia de alguns críticos da II. Internacional, em cuja avaliação Tolstoi não passava de um conde reacionário – o que ele era –, aproximando-se e desenvolvendo as análises de Lênin sobre o escritor russo. Para Lênin, Tolstói era o espelho literário da revolução russa de 1905. Lukács busca então desvelar como esse acontecimento histórico se imprime na composição de Tolstói. Por si só, tal reconstrução hermenêutica tem seu interesse; ela sugere, para além, o complexo de questões em torno da decadência ideológica, tão caro à fortuna crítica sobre Lukács . Pois, em paralelo a sua análise sobre Tolstói, Lukács menciona o destino de autores ocidentais como Flaubert, para quem, a despeito de sua honestidade inquestionável, tal caminho já não era mais acessível e sua obra permaneceu inferior às narrativas do grande realismo. em uma tensão constante. Esse e o outro lado da moeda, repleto de elementos que subjazem à compreensão de Lukács sobre a literatura moderna. Nosso artigo visa assim discutir essa tese, perguntando-se quais são as circunstâncias que tornam possível um tour de force realista. Também nos interessa avaliar o contexto em que Lukács desenvolve essa tese, considerando suas polêmicas contra o sociologismo vulgar, bem como seu engajamento na frente popular nos anos 1930. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544 10.36638/1981-061X.2020.v26.544 |
url |
https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544 |
identifier_str_mv |
10.36638/1981-061X.2020.v26.544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544/414 https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/544/438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense - UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense - UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; v. 26 n. 1 (2020): Marxismo, arte e literatura; 64-84 1981-061X reponame:Verinotio instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Verinotio |
collection |
Verinotio |
repository.name.fl_str_mv |
Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com |
_version_ |
1798044870635421696 |